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Mestrado e Doutorado em Administração FUMEC

Disciplinas Mestrado

Curso de Mestrado

A estrutura curricular do Curso de Mestrado em Administração caracteriza-se pela flexibilidade e dinamismo na oferta de disciplinas obrigatórias, optativas e seminários.

Requisitos para integralização dos Mestrandos

O currículo do curso compreende um mínimo de 30 créditos, sendo 06 em disciplinas obrigatórias, 06 em disciplinas optativas e 06 relativos à dissertação.

Cada 15hs de aula de disciplina equivale a 1 crédito. As disciplinas são bimestrais e o aluno deve concluir o

Curso em até 04 semestres letivos.
Para integralização o aluno deverá ter no mínimo 30 créditos do curso de Mestrado, o que corresponde a:

I – Aprovação em três disciplinas obrigatórias do núcleo básico, correspondentes a 06 créditos;
II – Aprovação em 3 disciplinas obrigatórias do núcleo de formação em pesquisa, correspondentes a 6 créditos;
III – Aprovação em, no mínimo, 06 disciplinas optativas do núcleo de formação e aprofundamento ou núcleo de apoio, correspondentes a 12 créditos;
IV – Aprovação da dissertação, correspondente a 06 créditos.

Tempo do curso de Mestrado

O curso de Mestrado, terá a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. Por motivo plenamente justificado, a critério da Coordenação, o prazo máximo poderá ser prorrogado por até 6 meses, por solicitação do orientador, desde que cumpridas exigências específicas de instrução normativa e aprovação em Colegiado.

Disciplinas Obrigatórias

Administração de Marketing, Inovação e Tecnologia

  • Tarefas, conceitos e ferramentas de marketing.
  • Orientação para o mercado.
  • Valor e satisfação dos clientes.
  • Tendências do ambiente de marketing;
  • Fatores que afetam o comportamento de compra;
  • Processo de decisão de compra;
  • Segmentação de mercado. Pesquisa de marketing;
  • Tipos de pesquisa em marketing;
  • Fontes e formas de coleta de dados;
  • Medidas e instrumentos para coleta de dados;
  • O processo de pesquisa;
  • Falhas e vieses mais comuns em pesquisas de marketing;
  • Atributos diferenciadores das empresas;
  • Escolha e comunicação de um posicionamento eficaz;
  • Estratégias de acordo com ciclo de vida do produto;
  • Missão, objetivos e metas;
  • Análise de SWOT e construção de cenários;
  • Matriz BCG e unidades estratégicas de negócios (UEN’s);
  • Formulação e implementação das estratégias;
  • Estratégias de produtos e serviços;
  • Estratégias de preço;
  • Estratégias de promoção e comunicação;
  • Estratégias de distribuição;
  • Outros modelos de estratégias;
  • Marketing de relacionamento (CRM);
  • Marketing digital (B2B, B2C, etc.);
  • Estudo de cases em marketing.
  • Conceito de Inovação e tipos de Inovação e suas interações com Marketing e Vantagem Competitiva
  • Criação novas empresas, startups e tecnologia
  • Tecnologia como fonte de vantagem competitiva e crescimento exponencial

Teoria das Organizações
Abordagem das diversas correntes teóricas constitutivas da teoria organizacional e o pensamento crítico da teoria das organizações:

  • Antecedentes da teoria científica;
  • Teorias associadas à gestão das organizações;
  • Gestão de pessoas, ambiente e estrutura organizacional;
  • Processo decisório, mudança e aprendizagem organizacional.

Administração Estratégica de Organizações Públicas, Privadas e Sem Fins lucrativos

  • Conceitos de estratégia;
  • Escolas e teorias de apoio à estratégia;
  • Modelos de diagnóstico e desenvolvimento de estratégias;
  • Modelos de Planejamento Estratégico;
  • Ferramentas para elaboração de cenários;
  • Ferramentas para análise externa e interna das organizações.
  • Estratégia de Organizações Públicas
  • Estratégia de Organizações Sem fins Lucrativos
  • Estratégia de Organizações Privadas
  • Estratégias para novas empresas e startups com foco em  inovação e impacto social

Metodologia Científica

  • Elementos e conceitos básicos do método científico;
  • A ciência, o senso comum e outros tipos de conhecimento;
  • Métodos e tipos de pesquisa; procedimentos e técnicas de pesquisa;
  • A comunicação e o uso da linguagem técnica e científica;
  • Critérios de avaliação de trabalhos científicos.

Pesquisa em Administração
Introdução aos métodos e técnicas qualitativos e quantitativos em pesquisa científica e suas formas combinadas:

  • Desenvolvimento de projetos de pesquisa;
  • Estruturação e documentação de trabalhos científicos,
  • Redação de trabalho científico,
  • Formas de comunicação de trabalhos científicos;
  • Escolha do tema de projeto e definição do objeto de pesquisa,
  • Elaboração do pré-projeto de pesquisa.

Seminário de Projeto de Dissertação

  • Análise sociotécnica das propostas de projeto de dissertação;
  • Apresentação dos projetos de dissertação;
  • Avaliação crítica da relevância, problematização, questão orientadora, paradigmas e referencial teórico, metodologia, cronograma e bibliografia;
  • Discussão, aprimoramento e apresentação final do projeto de pesquisa.

Núcleo de Formação e Aprofundamento

Núcleo de Apoio

  • Tópicos Especiais I, OP, CR: 1 – CH 15 – EOC/ITM
  • Tópicos Especiais II, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Estudos Orientados, OP, CR:1 ou 2 – EOC/ITM
  • Legenda:
  • OB – disciplina obrigatória
  • OP – disciplina optativa
  • CR – crédito da disciplina
  • CH – carga horária
  • EOC – linha de pesquisa: Estratégia em organizações e comportamento organizacional
  • ITM – linha de pesquisa: Inovação, tecnologias e marketing

Dicas e Informações

Regras para Ilustrações ABNT
Normas ABNT
Premiação de Docentes SEMEAD
Manual de Preenchimento do Currículo