A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), uma instituição sem fins lucrativos, foi fundada em 1965 por professores oriundos da UFMG, que queriam fundar uma instituição de ensino orientada as necessidades da sociedade.
Hoje como Universidade, oferece cursos de graduação, superiores de tecnologia, pós-graduação lato sensu (especialização), pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e de extensão. Além dos cursos presenciais, a FUMEC Virtual oferece opções na modalidade de Educação a Distância (EaD).
Entre os objetivos da Universidade estão a prestação de serviços à população e a difusão das criações culturais, pesquisas científicas e tecnológicas. Portanto, a FUMEC oferece programas gratuitos para a comunidade, como atendimentos psicológico e jurídico e concede bolsas para estudantes de baixa renda, via PROUNI e Bolsas internas semestralmente.
A Universidade FUMEC oferece cursos de graduação, superiores de tecnologia, pós-graduação lato sensu (especialização), pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e de extensão. Além dos cursos presenciais, a FUMEC Virtual oferece opções na modalidade de Educação a Distância (EaD). Aos estudantes é proporcionada, ainda, a oportunidade de intercâmbio internacional e dupla titulação, com base em convênios firmados com outras instituições, por meio do setor de Relações Internacionais.
Com cerca de 6700 (seis mil e setecentos) alunos, a Universidade FUMEC tem consciência de sua responsabilidade social e, sem perder de vista a formação humanista e cidadã, mantém seu compromisso com a educação superior de qualidade, como justificativa de seu funcionamento e sua existência.
O Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC consiste em um programa formado por Mestrado Acadêmico em Administração, criado em 2006 com recomendação da CAPES e pelo Doutorado em Administração que foi autorizado e recomendado em 2009.
O programa atua a cerca de 19 anos e já formou 484 egressos, que atuam em organizações públicas, privadas, instituições de ensino e pesquisa no território nacional e exterior, com impacto relevante.
Atos Legais de Autorização:
Mestrado em Administração – Recomendado e autorizado pela CAPES em 2006, de acordo com o Ofício nº. 509-04/2006/CTC/CAPES;
Doutorado em Administração – Recomendado e autorizado pela CAPES em 2009, de acordo com o Ofício nº. 052-10/2009CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.
O contexto do PDMA envolve um histórico de formação de Docentes (M/D) de instituições públicas e privadas dentro e fora do Estado de Minas Gerais, incluindo como por exemplo professores da Universidade Federal do Amazonas, Maranhão e Espírito Santo, Executivos (como o Presidente do Banco FIAT, Gestores da CEMIG), Empresários de Tecnologia e Inovação e do Setor Público (incluído Secretaria do Planejamento MG, TRT-MG, Defensoria Pública MG, FAPEMIG, Polícia Militar MG) dentre outros.
Conforme descrito verifica-se aderência, clareza e de coerência da(s) área(s) de concentração e linha(s) de pesquisa, inclusive nas alterações recentes, com os objetivos, modalidade e contexto de atuação do programa.
O PDMA organiza-se em dois níveis:
I – Mestrado;
II – Doutorado.
A Estrutura do PDMA é composta por quatro núcleos, a saber: Básico, Formação em Pesquisa, Formação e Aprofundamento e Apoio.
I. Núcleo Básico: composto de disciplinas obrigatórias indispensáveis à formação de Mestre ou Doutor em Administração. Considerando que o curso recebe egressos de vários cursos de graduação, faz-se necessário estabelecer conteúdos de formação básica de um mestre em gestão;
II. Núcleo de Formação em Pesquisa: inclui disciplinas que apresentam conteúdos de formação em pesquisa e projetos de pesquisa. O modelo adotado nas pesquisas poderá assumir natureza fenomenológica ou positivista e, portanto, todos os professores terão habilidades qualitativas e quantitativas para apoiar os alunos no que se refere à adequação de metodologias à natureza do problema e ao objeto de estudo. Esse conjunto de disciplinas enfoca metodologias que não somente servirão de apoio à dissertação/tese, mas também fundamentarão resultados e conceitos;
III. Núcleo de Formação e Aprofundamento em Conteúdo: composto de disciplinas de aprofundamento nas linhas de pesquisa do Programa. Os conteúdos contribuem para a formação do mestrando nos temas de sua pesquisa;
IV. Núcleo de Apoio: constituído de disciplinas cujos conteúdos de vanguarda podem ampliar ou focar assuntos de interesse na formação dos mestrandos. Geralmente as disciplinas que compõem esse núcleo possuem menor duração, abordando temas emergentes em Ciências Administrativas.
As disciplinas são ofertadas a cada bimestre letivo e são agrupadas de acordo com as linhas de pesquisa e nível do curso (Mestrado ou Doutorado).
A estrutura curricular abrange no Núcleo Básico possui uma disciplina básica geral – Teoria as Organizações e mais duas, cada uma com foco em uma das duas linhas de pesquisa (Gestão Estratégica e Inovação, Tecnologia e Marketing), que convergem para a área de concentração.
No núcleo de formação em pesquisa, possui cinco disciplinas, com três que visam desenvolvimento da pesquisa: Metodologia, Pesquisa em Administração e Seminário de Projeto, no qual o discente evolui em sua pesquisa de forma contínua, apoiado por métodos quantitativos e qualitativos.
Já no Núcleo de formação e aprofundamento, possui disciplinas optativas para que o discente possa focar nos temas de sua pesquisa e linha. Seguem a descrição:
NÚCLEO BÁSICO
Teoria das Organizações, OB, CR: 2 – CH 30
Administração de Marketing, Inovação e Tecnologia, OB, CR: 2 – CH 30
Administração Estratégica de Organizações Públicas, Privadas e Sem Fins lucrativos, OB, CR: 2 – CH 30
NÚCLEO DE FORMAÇÃO EM PESQUISA
Metodologia Científica, OB, CR: 2 – CH 30
Pesquisa em Administração, OB, CR: 2 – CH 30
Projeto de Dissertação, OB, CR: 2 – CH 30
Métodos Qualitativos, OP, CR: 2 – CH 30
Métodos Quantitativos, OP, CR: 2 – CH 30
NÚCLEO DE FORMAÇÃO E APROFUNDAMENTO
Cadeias Produtivas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Comportamento do Consumidor, OP, CR: 2 – CH 30 – ETM
Comportamento Organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Cultura e Mudança Organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Estratégias Cooperativas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Estratégias de não Mercado, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC Produção Científica, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Fundamentos de Ciências de Dados, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Gestão do Conhecimento, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Gestão e Práticas na Educação Superior, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Gestão Estratégica de Finanças, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Gestão Estratégica de Pessoas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Globalização no contexto da Inovação para o Empreendedorismo, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Gestão, Estratégia e Responsabilidade Social, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC
Governança Corporativa, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC
Inovação e Social CRM, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Inovação, Redes Empresariais e Competitividade, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Inteligência competitiva, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Logística Empresarial, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Marketing de Relacionamento, OP, CR: 2 – CH 30 – ETM
Marketing de Serviços, OP, CR: 2 – CH 30 – ETM
Mercado de Capitais
Métodos Qualitativos, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Métodos Quantitativos, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Pesquisa em Empreendedorismo, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Transformação Digital, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Rede de Suprimentos Sustentável, OP, CR: 2 – CH 30 – ETM
NÚCLEO DE APOIO
Tópicos Especiais I, OP, CR: 1 – CH 15 – EOC/ETM
Tópicos Especiais II, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Estudos Orientados, OP, CR:1 ou 2 – EOC/ETM
Legenda:
OB – disciplina obrigatória
OP – disciplina optativa
CR – crédito da disciplina
CH – carga horária
EOC – linha de pesquisa: Estratégia em organizações e comportamento organizacional
ETM – linha de pesquisa: Estratégia e tecnologias em marketing
A estrutura curricular abrange no Núcleo Básico possui uma disciplina básica geral – Tópicos avançados em Teoria Organizacional e mais duas, cada uma com foco em uma das duas linhas de pesquisa (Gestão Estratégica e Inovação, Tecnologia e Marketing), que convergem para a área de concentração.
No núcleo de formação em pesquisa, possui quatro disciplinas, com a base em Filosofia da Ciência, seguida de três Seminários de Pesquisa (Sem. I – artigo; Sem.2 – Ensaio Teórico; Sem.3 – Projeto de Tese) que sequenciam para prover desenvolvimento da Tese.
Já no Núcleo de formação e aprofundamento, possui disciplinas optativas para que o discente possa focar nos temas de sua pesquisa e linha. Seguem a descrição:
NÚCLEO BÁSICO
Tópicos avançados em Teoria Organizacional; OB: CR 2 – CH 30
Evolução e Teorias em Estratégia de Organizações Públicas, Privadas e Sem Fins lucrativos; OB; CR: 2 – CH 30
Evolução e Teorias em Marketing, Inovação e Tecnologia; OB; CR: 2 – CH 30
NÚCLEO DE FORMAÇÃO EM PESQUISA
Filosofia da Ciência; OB; CR: 2
Seminário de Tese 1; OB; CR: 2 – CH 30
Seminário de Tese 2; OB; CR: 2 – CH 30
Seminário de Tese 3; OB; CR: 2 – CH 30
NÚCLEO DE FORMAÇÃO E APROFUNDAMENTO
Cadeias Produtivas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Comportamento do Consumidor, OP, CR: 2 – CH 30 – ETM
Comportamento Organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Cultura e Mudança Organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Estratégias Cooperativas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Estratégias de não Mercado, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC Produção Científica, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Fundamentos de Ciências de Dados, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Gestão do Conhecimento, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Gestão e Práticas na Educação Superior, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Gestão Estratégica de Finanças, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Gestão Estratégica de Pessoas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Globalização no contexto da Inovação para o Empreendedorismo, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Gestão, Estratégia e Responsabilidade Social, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC
Governança Corporativa, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC
Inovação e Social CRM, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Inovação, Redes Empresariais e Competitividade, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Inteligência competitiva, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Logística Empresarial, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Marketing de Relacionamento, OP, CR: 2 – CH 30 – ETM
Marketing de Serviços, OP, CR: 2 – CH 30 – ETM
Mercado de Capitais
Métodos Qualitativos, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Métodos Quantitativos, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Pesquisa em Empreendedorismo, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Transformação Digital, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Rede de Suprimentos Sustentável, OP, CR: 2 – CH 30 – ETM
NÚCLEO DE APOIO
Tópicos Avançados em Estratégia, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ETM
Tópicos Avançados em Marketing, OP, CR: 2 – CH 30 –ETM
Legenda:
OB – disciplina obrigatória
OP – disciplina optativa
CR – crédito da disciplina
CH – carga horária
EOC – linha de pesquisa: Estratégia em organizações e comportamento organizacional
ETM – linha de pesquisa: Estratégia e tecnologias em marketing
O programa possui 31 projetos de pesquisa para seus 13 docentes permanentes e 02 colaboradores (15 membros), sendo 18 na linha de pesquisa Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional e 13 projetos na linha de pesquisa Inovação, Tecnologia e Marketing. Os projetos suportam a produção e se alinham com a linhas de pesquisas com aderência. Neste sentido, considerando os fatos descritos, que haja evidências de alinhamento e suporte mútuo entre área de concentração, linhas de pesquisa, projetos, estrutura curricular e oferta de disciplinas em relação aos objetivos, modalidade e contexto de atuação do programa. Em seguida lista-se os projetos em andamento:
Área de concentração: ESTRATEGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Linha de Pesquisa 1: GESTÃO ESTRATÉGICA DE ORGANIZAÇÕES AÇÃO EMPREENDEDORA EM ECOSSISTEMAS EMPREENDEDORES.
APQ-00986-22 Pauperização do trabalho feminino de mulheres-mães empreendedoras em Minas Gerais.
APQ-02118-17 – DIMENSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS RELATIVAS À INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA E À REALIDADE SOCIOECONÔMICA DOS MUNICÍPIOS MINEIROS
Assédio moral no trabalho: interfaces com a cultura organizacional e identificação de ações de prevenção e combate
Avaliação, desempenho, sustentabilidade financeira e crescimento das organizações
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES.
Estratégias: formação, implementação e controle
Estudo sobre a governança corporativa em organizações da sociedade civil de assistência social
GESTÃO PÚBLICA: PERSPECTIVAS ESTRATÉGICAS E COMPORTAMENTAIS
Governança Corporativa e Pública, Compliance e Gestão de riscos: estudos multi setoriais
Institutional voids in emerging countries
MENSURAÇÃO DA PERFORMANCE ORGANIZACIONAL, TERCEIRIZAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS.
Mudança organização: abordagens teóricas e aplicações na prática organizacional.
O Empreendedorismo em processos de desenvolvimento econômico e sustentável na educação
Pesquisa em Empreendedorismo: características das competências comportamentais
Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas.
RUINAS ORGANIZACIONAIS EM SITUAÇÃO DE CONTEXTO EXTREMO: UM ESTUDO CROSS CULTURE NO SETOR DE BARES E RESTAURANTES EM BELO HORIZONTE E ROMA. MODALIDADE
Linha de Pesquisa 2: INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETING
CHANGES IN LIFE SATISFACTION AND CONSUMER BEHAVIOR DUE TO THE PANDEMIC: CROSS-CULTURAL STUDY.
CNPq 404229/2022 Inovação, Produtividade e Competitividade em ambiente cooperativado no Brasil: modelo e desafios no cenário financeiro
CNPq 406652/2023 Universal – Impacto da Inteligência Artificial no Planejamento do Consumo Sustentável
CNPq 407907/2018-1 INNOVATION AND ON-LINE CONSUMER: RESEARCH AND MODEL DEVELOPMENT WITH SOCIAL CRM TECHNOLOGY IN THREE COUNTRIES.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS DE ORGANIZAÇÕES PRIVADAS E PÚBLICAS
Comportamento do Consumidor, segmentos e Inovação
Comportamento do Consumidor versus Formato Varejista
CONSUMER BRAND RELATIONSHIPS E SEUS IMPACTOS EM MARKETING.
(DAAD FUNDING) SOCIAL CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT AS SPECIALIZATION SUBJECT IN BRAZILIAN UNIVERSITIES.
DESERÇÃO DE CLIENTES: ESTUDO NO SETOR DE SERVIÇOS.
ESTUDOS E INOVAÇÃO APLICADOS À ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA.
GESTÃO DA INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES.
SOCIAL CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT AS SPECIALIZATION SUBJECT IN BRAZILIAN UNIVERSITIES.
O Stricto Sensu está localizado no Edifício Sede Reitoria, dispondo de infraestrutura no 1o, 2º e 3º andares. São cerca de 600 metros quadrados de gabinetes, salas de alunos, salas de reunião, salas de orientação, sala de aula, salas de coordenação. Toda a área possui rede física, wifi, projetores e ar-condicionado em todas as salas, cantinas. O prédio todo suporte pessoas deficientes. Conta ainda com auditórios compartilhados de 300, 150, 120 e 100 lugares. Duas salas possuem recurso de vídeo câmeras profissionais com mesas de vídeo e áudio, câmeras moveis, sistemas de múltiplos microfones para atividades híbridas.
O Programa conta com os seguintes laboratórios compartilhados com os cursos de graduação (ciência da computação, tecnologia em jogos digitais, e gestão e tecnologia da informação e Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento). Esta infraestrutura compartilhada é normalmente usada por bolsistas, mestrandos e doutorandos durante o período diurno uma vez que a maioria das disciplinas são oferecidas em horário noturno o que incentiva o aluno do PDMA a permanecer na universidade. Dentre estes espaços, destaca-se:
LABORATÓRIO DE HARDWARE/ROBÓTICA (60 m2): O Laboratório de Hardware e Robótica oferece a infraestrutura necessária para o aprendizado sobre hardware de computadores e robótica educacional. O laboratório possui quatro bancadas que podem acomodar 24 alunos em 8 grupos de 3 alunos, quadro branco e projetor multimídia Sony.
LABORATÓRIO APPLE (60 m2): O Laboratório Apple possui 31 computadores iMac OS com o processador Intel Core i3 de 3,06 GHz e 4GB de memória RAM DDR3 com os seguintes softwares instalados: Suíte completa do Final Cut Studio, incluindo também os softwares Color, o Soundtrack e o Motion; Softwares Blender 2.57 e o GIMP 2.6; Ferramenta de desenvolvimento da Apple Xcode, para os sistemas operacionais MacOS X e iOS;
LABORATÓRIO MOCAP (20 m2): O Laboratório de captura de movimento (MoCapLab) possui dois sistemas de captura de movimentos corporais e faciais para animação de personagens para jogos. No laboratório estão sendo desenvolvidos diversos projetos de jogos e de produtos audiovisuais. É importante ressaltar que o laboratório desenvolve pesquisa para o desenvolvimento de um sistema de captura de movimento em tempo real com apoio do CNPq e da FAPEMIG.
A Fumec é parceira Microsoft e todos alunos e discente podem usar softwares Microsoft via rede gratuitamente – versões originais via convênio denominado Campus Agreement com os softwares: Word, Excel, Access e Power Point. Além do ambiente MS-Office, a instituição conta com os seguintes softwares para apoio a pesquisa: ATLAS TI, SPSS, AMOS e NVIVO entre outros a partir dos grupos de pesquisa liderados pelos docentes do PDMA.
A Universidade FUMEC possui redes distintas para atendimento ao corpo discente e às áreas administrativas.
Os computadores que atendem diretamente aos alunos estão conectados em rede, detêm servidor dedicado que implementa diversas facilidades como acesso de alta velocidade à internet, área de disco exclusiva e disponibilização de serviços de apoio didático e acadêmico através do site.
Cada aluno possui uma conta individual de acesso à e-mail institucional e a sistema acadêmico além de outros serviços de informática. Os equipamentos estão diariamente à disposição dos alunos para estudo, pesquisa e execução de trabalhos. Os computadores são sempre atualizados e possuem serviço de impressão por meio da rede.
Todo aluno pode cadastrar até dois equipamentos móveis para acesso à rede sem fio da Universidade FUMEC o que facilita alguns recursos disponibilizados no Portal e sistema acadêmico-SINEF.
Todos os docentes dispõem de mesas e computadores desktop para uso individual e exclusivo, além de contarem com acesso a impressoras compartilhadas. O acesso à rede mundial de computadores é proporcionado por meio de rede WiFi e rede via cabo (LAN).
Dentro do âmbito destes cursos da FUMEC/FACE, que são compartilhados no período noturno e diurno de total disponibilidade dos mestrandos e doutorandos do Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, são adicionais 11 (onze) laboratórios de informática para uso de alunos e ou aulas com um aluno por máquina. Os laboratórios funcionam em amplas salas equipadas com ventilação, mobiliário ergonômico, acesso seguro, quadros e dispositivos de projeção (fixos ou temporários), conexão à rede, de plataforma comercial atualizada e oficialmente contratada, possibilitando estudo simultâneo de 540 alunos. Os laboratórios permanecem à disposição dos alunos no horário de 07:30 às 22:00 ininterruptamente, com acesso ilimitado à internet. Os alunos têm acesso aos 368 computadores disponíveis, estando devidamente cadastrados pelo gerente de Informática.
A segurança e a privacidade são garantidas através de senhas individuais. Os laboratórios são usados para aulas práticas, treinamento interno, uso individualizado dos alunos e execução de trabalhos práticos, pertinentes às disciplinas do curso.
Pode ser usado ainda o SINEF – sistema interno da Universidade onde o aluno pode receber material disponibilizado pelos professores, instruções sobre trabalhos e provas, consultar notas, frequência, avaliação institucional, histórico escolar, consultar o acervo da biblioteca, renovar empréstimos e outros serviços acadêmicos.
Além das instalações compatíveis e de qualidade para exercício pedagógico, os laboratórios são equipados com softwares que permitem aos alunos a realização de trabalhos de pesquisa, composição textual e gráfica, acompanhamento de aulas de programação – linguagens e algoritmos, entre várias outras – navegação e consulta de acervos e conteúdo na rede Internet e impressão de trabalhos.
Pela Internet a Universidade ainda disponibiliza à serviços como: consulta acadêmica; inscrição de ex-alunos; secretaria virtual; aplicativo de apoio do professor; consulta ao acervo da Biblioteca e base de dados; estágio supervisionado; matrícula on-line; acesso a editais de pesquisa e extensão, dentre outros recursos.
Ainda pode-se utilizar acesso a portais como SPELL, Portal Capes CAPES, SCIENCEDIRECT, Mina Biblioteca Pearson,EBSCO.
Possui um repositório institucional com todas as teses e dissertação e TCCs online.
A Biblioteca Universitária da Fumec é regida por Regulamento que está disponível no site. O acervo composto por livros, periódicos teses, dissertações e outros materiais, é permanentemente atualizado por aquisições comumente sugeridas por professores, usuários e bibliotecários, bem como por obras oriundas de doação e permuta.
Para a comunidade acadêmica é facultado acesso às bases Ebsco, Portal de Periódicos Capes, Target GEDWeb, Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual Universitária. As consultas bibliográficas podem ser realizadas presencialmente, em terminais de computador instalados na unidade de informação, ou remotamente via internet. A partir de pesquisas ao acervo, o usuário obtém informações acerca dos itens existentes, disponibilidade para empréstimo e a localização dos mesmos. Os principais serviços oferecidos pela Biblioteca são: referência, acesso à internet, consulta interna, empréstimo domiciliar para comunidade acadêmica e egressos, treinamento de ingressantes, comutação bibliográfica e orientação na elaboração de trabalhos técnico-científicos.
1. Classes do conhecimento
Extraídas do sistema de classificação decimal, linguagem de indexação e recuperação da informação, abrange praticamente todos os ramos do conhecimento humano:
Generalidades Biblioteconomia, Documentação, Informática, Jornalismo, Metodologia Científica.
Filosofia, Psicologia: Dialética, Epistemologia, Ética, Filosofia, Lógica, Psicologia, Teoria do conhecimento.
Religião, Teologia: Religiões cristãs e não cristãs, Antropologia das religiões.
Ciências Sociais: Administração Pública, Antropologia social e cultural, Assistência social, Ciências políticas, Comunicação, Problemas ambientais, Costumes, Etiquetas, Folclore, Direito, Economia, Recursos energéticos, Educação e pedagogia, Estatística, Finanças, Psicologia social, Sociologia geral, Sociologia da comunicação, Sociologia urbana, Sociologia marxista, Turismo.
Ciências Puras: Matemática, Astronomia (Topografia), Física, Estatística Química, Ciências da terra, Ciências biológicas, Ecologia, Botânica, Geociências.
Ciências Aplicadas: Anatomia, Fisiologia, Higiene em geral, Saúde pública, Segurança privada, Farmacologia, fisioterapia, Radioterapia, Patologia, Administração de empresas, Logística, Recursos humanos, Ciências contábeis, Ciência da computação, Tecnologia da informação, Comunicação de massa, Engenharias, Física aplicada, Marketing, Ciências médicas, Psicanálise, Psicologia aplicada à administração, Psicoterapia, Psiquiatria, Publicidade e propaganda, Relações públicas, Música, Manufatura, Impressão e atividades relacionadas, Construção, Indústrias gráficas.
Artes, Recreação, Diversões: Arquitetura e urbanismo, Artes, Artes gráficas, Cinema e vídeo, Jogos digitais, Design, fotografia, Escultura, Filosofia e história da arte, Fotografia, Pintura, Esportes, Educação física.
Linguística, Línguas, Literatura: Semiótica, Linguística e línguas, Literatura.
Geografia, História, Biografia: Biografias, História geral.
2. Política de Seleção e Atualização do Acervo
A Política de Formação e Desenvolvimento do Acervo da Biblioteca Universitária estabelece critérios e prioridades para a seleção e aquisição dos materiais que irão compor suas coleções. Trata-se de um instrumento de caráter formal, constituído de diretrizes básicas que orientam as decisões pertinentes ao acervo. Contempla aspectos relativos às necessidades dos usuários, abrangências e níveis das coleções, tipos de materiais, critérios para a seleção, modalidades de aquisição, alocação de recursos financeiros, descartes e outros, possibilitando que o acervo cresça de forma consistente. O acervo deve, pois, ser selecionado e desenvolvido para atender aos interesses e necessidades de seus usuários, facilitando o acesso, recuperação e disseminação da informação.
3. Política de informatização
• Software
O acervo da Biblioteca é gerenciado pelo software Pergamum.
Equipamentos de informática
Computadores 34
Impressoras 04
Leitoras óticas 05
Terminais de autoatendimento 09
4. Área física ocupada e formas de ocupação
A unidade de informação ocupa hoje área assim distribuídas:
Área destinada ao acervo (m2) 784,31
Área destinada à administração (m2) 86
Sala de estudos (m2) 354,09
Total (m2) 1.641,09*
Número de assentos (unid.) 189
5. Formas de acesso e utilização
Pesquisa
A Biblioteca Universitária é aberta ao público para consulta, adotando-se o sistema de livre acesso.
Empréstimos
O empréstimo é facultado:
Aos alunos, professores, funcionários da Universidade Fumec e, no caso de egressos, mediante celebração de contrato.
Às bibliotecas de instituições públicas e privadas conveniadas com a Universidade.
Estatística de atendimento ao leitor (Janeiro a dezembro de 2018): 162.145
Além destes recursos (portal EBSCO, Portal CAPES que tem acesso direto do sistema acadêmico SINEF da Universidade FUMEC) destaca-se todos os periódicos da Administração estão atualmente em base eletrônica denominada SPELL que é gerenciada pela Associação de Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD
A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, foi fundada em 1965. Com a implantação, inicialmente, da Faculdade de Ciências Empresariais (FACE) e da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA), a Instituição ampliou suas áreas de atuação e criou, posteriormente, a Faculdade de Ciências Humanas (FCH), hoje Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde. Destas três Faculdades isoladas surge, em 2000, o Centro Universitário FUMEC. Com o desenvolvimento em projetos pedagógicos, corpo docente e infraestrutura, a Instituição conquista, em 2004, o credenciamento como Universidade.
Em 2022 a Universidade Fumec completa 57 anos de trajetória e sua missão educacional visa atender às necessidades básicas e complementares para a adequada formação dos alunos. Dispõe de professores qualificados e de infraestrutura para o desenvolvimento de suas atividades: salas de aula amplas e equipadas, salas multimeios, laboratórios modernos, espaços para eventos acadêmicos, espaço de convivência e bibliotecas com suporte de informática e recursos multimídia. Além disso, dá o devido destaque ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão e à realização de estágios e visitas técnicas. O investimento em capacitação de pessoal e criação de cursos estão também devidamente previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade FUMEC. Os órgãos colegiados, integrados por professores, alunos e pessoal técnico-administrativo, respondem pela ação participativa na Instituição.
A Universidade FUMEC oferece cursos de graduação, superiores de tecnologia, pós-graduação lato sensu (especialização), pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e de extensão. Além dos cursos presenciais, a FUMEC Virtual oferece opções na modalidade de Educação a Distância (EaD). Aos estudantes é proporcionada, ainda, a oportunidade de intercâmbio internacional e dupla titulação, com base em convênios firmados com outras instituições, por meio do setor de Relações Internacionais.
A Universidade FUMEC tem consciência de sua responsabilidade social e, sem perder de vista a formação humanista e cidadã, mantém seu compromisso com a educação superior de qualidade, como justificativa de seu funcionamento e sua existência.
Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC