Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mestrado e Doutorado em Administração FUMEC

Planejamento Estratégico

As políticas institucionais de pesquisa e pós-graduação contidas no PDI ganham materialidade nos projetos pedagógicos de cada curso de Pós-graduação Stricto Sensu desenvolvido e implantado pela Universidade FUMEC. Estas políticas são as referências das ações e decisões no âmbito dos cursos e programas em articulação com a especificidade da área de conhecimento, no contexto da respectiva evolução do campo de estudos. Neste sentido, parte-se do pressuposto que tanto as políticas institucionais do PDI, quanto as práticas definidas nos programas Stricto Sensu venham garantir ao aluno da IES um saber crítico, criativo e investigativo, enriquecidos pela problematização embasada em pesquisas empíricas. Nestes termos, a Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade FUMEC tem por missão, em consonância com o projeto dos cursos de pós-graduação e com as políticas institucionais de ensino, pesquisa e de extensão, produzir conhecimento e promover a formação de docentes, profissionais e pesquisadores com grande domínio em sua área e com capacidade de liderança e inovação. Intenta mobilizar recursos internos e externos com o intuito de obter o reconhecimento da comunidade às capacitações científicas criadas. Propõe-se a contribuir para o avanço da ciência e evolução da sociedade, ao formar recursos humanos com domínio da pesquisa e inseridos globalmente. Objetiva-se, com a Pós-graduação Stricto Sensu, gerar impacto positivo na educação, ciência e tecnologia nacionais, ao contribuir para a formação de docentes e novos pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento da sociedade brasileira e o bem-estar dos seres humanos (fonte PDI 2024-2028).

Assim, no âmbito dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu observa-se a presença dos princípios norteadores do PDI em relação:
• Formar novos recursos humanos para a pesquisa, desenvolvendo as habilidades investigativas e a consciência crítica voltada a diferentes áreas do saber.
• Contribuir para a manutenção de padrões de excelência e eficiência, apropriados à formação na pós-graduação.
• Avaliar as condições acadêmicas e administrativas para a implantação de novos mestrados e doutorados, tendo como foco a constituição de programas relativos aos cursos já existentes.
• Incentivar a formação de novos grupos de pesquisa, coordenados por professores doutores, envolvendo professores mestres, corpo técnico e alunos de graduação e de pós-graduação stricto sensu.
• Apoiar pesquisadores na publicação de livros e/ou capítulos de livros em línguas estrangeiras e favorecer a publicação de artigos científicos, resultantes de conhecimentos gerados na Universidade FUMEC, em periódicos nacionais e internacionais indexados.
• Estimular a publicação dos discentes do stricto sensu.
• Manter publicações periódicas, vinculadas aos cursos pós-graduação stricto sensu e buscar melhores indicadores para os periódicos que publica.
• Apoiar o intercâmbio de alunos e docentes com outras instituições nacionais e internacionais.
• Promover a internacionalização da pós-graduação.
• Desenvolvimento das habilidades e competências para criatividade e inovação, habilidade para o trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, boa comunicação e cidadania para contribuir com a construção de uma sociedade democrática.
• Estabelecimento da autoavaliação dos cursos visando a melhoria constante em suas atividades pedagógicas.
• Articulação contínua do ensino, a extensão e a pesquisa, em diferentes níveis, produzindo o conhecimento para contribuir com as mudanças sociais responsáveis pela melhoria da qualidade de vida e a inserção profissional.
• Acompanhamento do egresso, visando não só a avaliação da qualidade de sua formação, mas a inserção profissional e o suprimento de suas necessidades de formação continuada.

A Pós-Graduação stricto sensu da Universidade FUMEC tem por missão, em consonância com o Projeto Político Pedagógico dos cursos de graduação e as políticas institucionais de ensino e de extensão, produzir conhecimento e promover a formação de docentes, profissionais e pesquisadores com grande domínio em sua área e com capacidade de liderança e inovação. Intenta mobilizar recursos internos e externos com o intuito de obter o reconhecimento da comunidade às capacitações científicas criadas. Propõe-se a contribuir para o avanço da ciência e evolução da sociedade, ao formar recursos humanos com domínio da pesquisa e inseridos globalmente.

O Plano de Desenvolvimento Institucional e o Planejamento Estratégico da Pós-Graduação discute questões fundamentais da instituição, desde sua forma organizacional, prioridade de investimentos, processos de trabalho e formação até o orçamento. Já o Planejamento Estratégico do PPG é mais conciso e objetivo. Concentrando-se diretamente em quesitos e itens relevantes, traça metas e ações necessárias para a melhoria do PPG, porém incorporando o planejamento necessário para o futuro e contemplando as vocações do programa e fortemente baseado em sua autoavaliação.

Neste sentido, durante o período de 2021 a 2023, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade FUMEC e coordenador do Grupo que elaborou o PDI 2024-2028 foi o Professor Henrique Cordeiro Martins, membro do NDP do PDMA e do Colegiado do Programa. Neste sentido, o Prof. Henrique, como Pró-Reitor e Coordenador do PDI buscou manter o alinhamento necessário e assegurar que ações sejam pautadas alinhando o PDI com o Planejamento Estratégico do PDMA. Deste modo, observa-se adequação da articulação com o planejamento da pós-graduação em nível institucional, com alinhamento entre os programas da instituição (stricto) – Direito (M), Processos Construtivos (M) e Tecnologia da Informação (M/D), bem como com o lato sensu. Isto está muito forte com atuação do novo Pró-Reitor Prof. Sérgio Zandona, qua faz questão de alinhar a pós-graduação (políticas dos programas) de forma integrada. Sobre o lato sensu, está previsto para o segundo semestre de 2025 uma reformulação e integração com stricto-sensu visando impacto social da pós como um todo coordenada pelo Prof. Cid Gonçalves.

A elaboração do Planejamento Estratégico no PDMA foi implementada em 2006, porém transformou-se em processo estruturado em 2010. Já em 2010 foi instalado também um scorecard com metas numéricas alinhadas com a Ficha de Avaliação em vigor, que sinalizava a situação atual, objetivos e metas desejadas e alcançadas (Prof. Plínio Monteiro, hoje na UFMG). No que se refere a seus procedimentos, ele envolve o estabelecimento de sua missão, valores, propósito e visão de futuro), seguido de uma análise interna reflexiva (SWOT), bem como uma análise externa e do micro e macro ambientes (públicos e forças competitivas), e elementos provenientes da autoavaliação.

O Planejamento Estratégico do Programa de Doutorado e Mestrado é o principal instrumento da sua gestão, sendo elaborado com base nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade FUMEC, dentro de seus Ciclos 2019-2023 e agora no ciclo 2024-2028, sendo baseado no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 nos seus 10 anos de vigência, e no PNPG 2024- 2028, bem como nos documentos de área de avaliações CAPES e autoavaliação. O planejamento 2021-2024 foi realizado com base na autoavaliação, e revisto em ciclos anuais. A primeira versão gerada no final de 2020 para 2021, a segunda revista em 2022 e a atualizada revista em 2023 e a última em 2024. Para dar visibilidade e promover participação ampla da comunidade acadêmica no processo de planejamento e auto avaliação, as informações sobre o mesmo são publicizadas no site do programa em https://www.fumec.br/mestrado-doutorado-em-administracao/apresentacao-do-programa/metas-e-planejamento-do-programa/.

Já no que se refere a direcionamento, as declarações de propósito, valores e missão são:

Propósito
Contribuir para o desenvolvimento das pessoas e instituições, através da excelência, fazendo do conhecimento um instrumento de transformação e aprimoramento da qualidade de vida de pessoas e do desenvolvimento do país com qualidade.

Valores
Ética
Excelência
Foco no Humano
Impacto Social
Visão de Futuro

Ser um programa referência, com reconhecimento pela sociedade

No que se refere aos compromissos de formação, o programa mantém metas anuais e exige plena adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. Observa-se ainda um acompanhamento de egressos, e suporte após finalização do curso, com controle e incentivo a publicação, manutenção de grupo de WhatsApp com chamada de publicações em eventos e periódicos, bem como oferta de pós-doutorado (demanda crescente), e suporte de orientadores para publicação e produção.

Metas numéricas do planejamento estratégico, incluindo formação e impacto são traçadas e podem ser observadas em detalhe no web site do programa em metas revistas 2023 para quadriênio 2021-2024.

A versão 2022 pode ser acessada aqui.

No que se refere a qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa e qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa, o PDMA incentivou neste quadriênio a participação de docentes e discentes em eventos, financiando despesas, pagando traduções para publicação em periódicos entre outros. Neste sentido, usou recursos próprios da FUMEC, do PDPG 3-4 CAPES e da taxa de bancada da FAPEMIG. Pode-se citar incentivos de publicação (parcial): Enanpad 2023 – Cid Gonçalves ( Docente); Vera Cançado(Docente); Jefferson LaFalce (Docente); Roberta de Cassia (Docente) Inscrição, Passagem Aérea; Egen 2023 – Renato Rodrigues da Silva ( Discente) inscrição; Enangrad 2023 – Henrique Cordeiro Martins (Docente) Passagem Aérea, Inscrição; Alex Baroni(Discente) Passagem Aérea, Inscrição; XIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária, Danilo de Melo Costa (Docente) Inscriçao; VIII Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais (CBEO) – Thiago Soares Nunes (Docente) – Diarias, Passagem aérea; Enanpad 2024 – Diarias, Passagem aérea, inscrição para Cristiana Fernandes de Muylder (Docente); Cid Gonçalves Filho (Docente); Jefferson Lopes La Falce (Docente); Roberta de Cássia Macedo (Docente); Thiago Soares Nunes (Docente); Isabela Hoffmann de Morais (Discente); Semead 2024 – Thiago Soares Nunes (Docente) – Diarias e Passagem aérea; Alex Baroni (Discente) ; Henrique Cordeiro (Docente); Tradução de artigo 2023 – Roberta macedo (Docente); Traduçao artigo para periódico 2024 – Lucia Helena(Discente); EMA 2024 – Luiz Rodrigo Moura (Docente) – Inscrição, Passagem Aérea, Diárias – Cid Gonçalves Filho (Docente); Enangrad 2024 – Alex Baroni (Discente); Paulo Roberto Campelo Fonseca E Fonseca (Discente) – inscrição; 15o Congresso CASI – Inscrição – CAROLINA PINHEIRO BATISTA (Discente); KELLY CRISTINA DE OLIVEIRA ANACLETO ROCHA (Discente); VINÍCIUS DE OLIVEIRA SILVA (Discente) e YURI RICHARD DA SILVA COSTA (Discente).

Ainda cabe ressaltar a adesão do PDMA ao PROEXT PG, no qual os mestrandos e doutorandos ajudaram a realizar um evento acadêmico que era para ser regional, mas teve participantes de 10 estados brasileiros, com 371 autores e 141 trabalhos submetidos, com workshops e palestrantes internacionais, e 471 inscritos: I SEIPEX MG. Neste evento, os mestrandos e doutorandos com trabalhos em curso puderam apresentar para a comunidade acadêmica e aprimorar seus trabalhos. Como exemplo, pode citar o impacto através de IES participantes com artigos apresentados (inscrições gratuitas): Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear; CENTRO UNIVERSITÁRIO DOM BOSCO (UNDB); Centro universitário UNINCOR TRES CORAÇÕES; CIT SENAI; Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Gerais; Faculdade Patos de Minas; Faculdade SKEMA Business School ; Fundação Educacional de Fernandópolis; Gratitude Consultoria em Administração e Marketing; IFRN; Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Rotulus Psicologia; Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais / Escola Nacional de Administração Pública; UNA; Unihorizontes; UniBH; UNIFACS – Universidade Salvador; UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Federal de Itajubá – Unifei – Campus Itabira; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal de São João del Rei; Universidade Federal de Uberlândia; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

No que se refere a viabilidade e demanda do programa, que foi debatido no planejamento em reuniões docentes, técnicos, discentes e egressos, foram tomadas as seguintes ações: Adesão a bolsas CAPES PROSUP, focadas em pessoas sem recursos financeiros para pagar o curso. Neste sentido, em 2024 edital aberto foi lançado e 07 discentes admitidos (bolsa social). Além de manter Bolsas FAPEMIG (6 bolsas) em fluxo contínuo para mestrado e doutorado. Cabe ressaltar também que a adesão ao PDPG 3-4 permitiu ceder 3 novas bolsas de Doutorado CAPES, através de edital aberto, com alunos em fluxo normal com ótimo aproveitamento. Ainda em 2024, o PDMA assinou convênio com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, na qual a mesma ofertará bolsas para educadores aprovados no processo seletivo do PDMA, para cursarem o Mestrado. Desta forma o PDMA contribui com impacto social direto através de bolsas sociais e para o Estado, apoiando políticas de formação de servidores públicos focando em inovação e gestão estratégica de organizações públicas, contribuindo para demanda do PDMA.

A pandemia COVID 19 prejudicou o programa, reduzindo sua demanda a partir de 2020, o que refletiu no número de discentes em fluxo em 2021 (40), 2022 (35) e 2023 (30), com um número de titulados que excedia a entrada. Este fato limitou o número de orientações por docente neste período e em consequência o número de produções. Em um esforço de planejamento e atuação junto a sociedade, instituições de ensino, organizações publicas e privadas, no ano de 2024 o número de discentes em fluxo foi a 80, o que sustenta o programa de forma adequada e equaliza com seus 14 permanentes. Para 2025, é esperado um aumento de 10% na demanda, com atendimento de funcionários públicos do Estado de Minas Gerais, incentivados por bolsas da Secretaria de Estado da Educação. Deste modo, o planejamento estratégico, a autoavaliação realizada, a análise das necessidades regionais e ações junto a instituições, bem como a tradição de PDMA de 19 anos e 484 egressos que vem contribuindo significativamente para organizações públicas privadas e sem fins lucrativos, o PDMA cumpre mais uma vez seu propósito, missão e objetivos, de servir a sociedade e ao país através da ciência.

O programa implementou bolsas sociais PROSUP, FAPEMIG e PDPG 3-4, bem como bolsas próprias e do sindicato dos professores MG, de mdo a permitir inclusão social de pessoas carentes em recursos. A FUMEC possui e mantém o CERAI. CERAI – Centro de Referência em Acolhimento e Inclusão. O CERAI foi criado em 2010, com o objetivo de unificar o trabalho de acompanhamento aos alunos com deficiência, que já acontecia nas unidades. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FUMEC contempla ações que se vinculam diretamente às atribuições/atividades propostas pelo CERAI, conforme a seguir: Ampliar a qualidade de atendimento, desenvolvendo um programa específico de apoio às pessoas com deficiência; Elaborar e implantar plano de construção e adaptação das instalações físicas às pessoas com deficiência; Construir, adaptar e equipar adequadamente todos os espaços da Universidade; Implantar tecnologias adequadas de acesso à educação para as pessoas com deficiência. O CERAI visa promover ações que proporcionem qualidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência; dar suporte ao aluno em suas necessidades educacionais especiais associadas ou não a deficiências; viabilizar e estruturar a execução dos programas de apoio ao aluno com deficiência; capacitar e orientar professores, funcionários e coordenadores de cursos da Universidade FUMEC quanto a inclusão do aluno com deficiência; coordenar a execução das atividades, para garantir eficiência e eficácia na inclusão e apoio aos alunos; fazer adaptações disponíveis aos candidatos com deficiência nos nossos processos seletivos. O CERAI possui tradutor Intérprete da Língua Brasileira de Sinais; Ledor; Ledor/Transcritor; recursos de tempo adicional e sala com número reduzido de pessoas e prova em formato ampliado. Acesse aqui o site.

Em 2022, o PDMA equipou, dentro do seu planejamento, todas as salas com câmeras e sistemas multimidia para transmitir e gravar aulas. Duas salas específicas para atividades remotas foram criadas no 2º andar da Reitoria, com câmeras móveis motorizadas, mesas de vídeo e som, uma delas com layout em U. O PDMA possui assim condições de pedagogicamente realizar atividades presenciais, transmitidas e gravadas de forma ampla.

Todas as disciplinas usam o Microsoft Teams para material para alunos e trabalhos. Todos os alunos recebem e-mail institucional e acesso ao Office 365 online grátis, com acesso a softwares Microsoft para uso acadêmico (2023/2024).

Escolha qual curso você deseja ingressar:

Escolha qual curso você deseja ingressar: