Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mestrado e Doutorado em Administração FUMEC

Projetos de Pesquisa

O programa possui 31 projetos de pesquisa para seus 13 docentes permanentes e 02 colaboradores (15 membros), sendo 18 na linha de pesquisa Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional e 13 projetos na linha de pesquisa Inovação, Tecnologia e Marketing. Os projetos suportam a produção e se alinham com a linhas de pesquisas com aderência. Neste sentido, considerando os fatos descritos, que haja evidências de alinhamento e suporte mútuo entre área de concentração, linhas de pesquisa, projetos, estrutura curricular e oferta de disciplinas em relação aos objetivos, modalidade e contexto de atuação do programa. Em seguida lista-se os projetos em andamento:

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

LINHA DE PESQUISA 1: GESTÃO ESTRATÉGICA DE ORGANIZAÇÕES

PROJETOS:

  • Ação empreendedora em ecossistemas empreendedores.
  • Apq-00986-22 pauperização do trabalho feminino de mulheres-mães empreendedoras em minas gerais.
  • Apq-02118-17 – dimensões para o desenvolvimento da educação superior a distância: análise das perspectivas relativas à infraestrutura tecnológica e à realidade socioeconômica dos municípios mineiros
  • Assédio moral no trabalho: interfaces com a cultura organizacional e identificação de ações de prevenção e combate
  • Avaliação, desempenho, sustentabilidade financeira e crescimento das organizações
  • Comportamento organizacional e humano nas organizações.
  • Estratégias: formação, implementação e controle
  • Estudo sobre a governança corporativa em organizações da sociedade civil de assistência social
  • Gestão pública: perspectivas estratégicas e comportamentais
  • Governança corporativa e pública, compliance e gestão de riscos: estudos multi setoriais
  • Institutional voids in emerging countries
  • Mensuração da performance organizacional, terceirização e gestão de riscos.
  • Mudança organização: abordagens teóricas e aplicações na prática organizacional.
  • O empreendedorismo em processos de desenvolvimento econômico e sustentável na educação
  • Pesquisa em empreendedorismo: características das competências comportamentais
  • Políticas e práticas de gestão de pessoas.
  • Ruinas organizacionais em situação de contexto extremo: um estudo cross culture no setor de bares e restaurantes em Belo Horizonte e Roma. Modalidade

LINHA DE PESQUISA 2: INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETING

  • Changes in life satisfaction and consumer behavior due to the pandemic: cross-cultural study.
  • Cnpq 404229/2022 inovação, produtividade e competitividade em ambiente cooperativado no Brasil: modelo e desafios no cenário financeiro
  • Cnpq 406652/2023 universal – impacto da inteligência artificial no planejamento do consumo sustentável
  • Cnpq 407907/2018-1 innovation and on-line consumer: research and model development with social crm technology in three countries.
  • Comportamento do consumidor de produtos de organizações privadas e públicas
  • Comportamento do consumidor, segmentos e inovação
  • Comportamento do consumidor versus formato varejista
  • Consumer brand relationships e seus impactos em marketing.
    (daad funding) social customer relationship management as specialization subject in brazilian universities.
  • Deserção de clientes: estudo no setor de serviços.
  • Estudos e inovação aplicados à administração universitária.
  • Gestão da inovação nas organizações.
  • Social customer relationship management as specialization subject in brazilian universities.

Projeto de Pesquisa em Andamento

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISALINHA DE PESQUISASTATUS
AÇÃO EMPREENDEDORA EM ECOSSISTEMAS EMPREENDEDORES.ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
APQ-00986-22 PAUPERIZAÇÃO DO TRABALHO FEMININO DE MULHERES-MÃES EMPREENDEDORAS EM MINAS GERAIS.ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
APQ-02118-17 – DIMENSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS RELATIVAS À INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA E À REALIDADE SOCIOECONÔMICA DOS MUNICÍPIOS MINEIROSESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: INTERFACES COM A CULTURA ORGANIZACIONAL E IDENTIFICAÇÃO DE AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATEESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
AVALIAÇÃO, DESEMPENHO, SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA E CRESCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕESESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
CHANGES IN LIFE SATISFACTION AND CONSUMER BEHAVIOR DUE TO THE PANDEMIC: CROSS-CULTURAL STUDY.INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
CNPQ 404229/2022 INOVAÇÃO, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE EM AMBIENTE COOPERATIVADO NO BRASIL: MODELO E DESAFIOS NO CENÁRIO FINANCEIROINOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
CNPq 407907/2018-1 INNOVATION AND ON-LINE CONSUMER: RESEARCH AND MODEL DEVELOPMENT WITH SOCIAL CRM TECHNOLOGY IN THREE COUNTRIES.INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS DE ORGANIZAÇÕES PRIVADAS E PÚBLICASINOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, SEGMENTOS E INOVAÇÃOINOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR VERSUS FORMATO VAREJISTAINOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E HUMANO NAS ORGANIZAÇÕESESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
CONSUMER BRAND RELATIONSHIPS E SEUS IMPACTOS EM MARKETING.INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
(DAAD FUNDING) SOCIAL CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT AS SPECIALIZATION SUBJECT IN BRAZILIAN UNIVERSITIES.INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
DESERÇÃO DE CLIENTES: ESTUDO NO SETOR DE SERVIÇOS.INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
EMPREENDEDORISMO COMO PRÁTICA: ESTUDO DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CERVEJARIAS ARTESANAIS EM MINAS GERAISESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
ESTRATÉGIAS: FORMAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLE.ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
ESTUDO SOBRE A GOVERNANÇA CORPORATIVA EM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE ASSISTÊNCIA SOCIALESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
ESTUDOS E INOVAÇÃO APLICADOS À ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA.INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
GESTÃO DA INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES.INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
GESTÃO PÚBLICA: PERSPECTIVAS ESTRATÉGICAS E COMPORTAMENTAISESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
GOVERNANÇA CORPORATIVA E PÚBLICA, COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS: ESTUDOS MULTI SETORIAISESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
INSTITUTIONAL VOIDS IN EMERGING COUNTRIESESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
MENSURAÇÃO DA PERFORMANCE ORGANIZACIONAL, TERCEIRIZAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS.ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
MUDANÇA ORGANIZAÇÃO: ABORDAGENS TEÓRICAS E APLICAÇÕES NA PRÁTICA ORGANIZACIONAL.ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
O EMPREENDEDORISMO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃOESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO: CARACTERÍSTICAS DAS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAISESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS.ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
RUINAS ORGANIZACIONAIS EM SITUAÇÃO DE CONTEXTO EXTREMO: UM ESTUDO CROSS CULTURE NO SETOR DE BARES E RESTAURANTES EM BELO HORIZONTE E ROMA. MODALIDADE PG 01 ANO.ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO
SOCIAL CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT AS SPECIALIZATION SUBJECT IN BRAZILIAN UNIVERSITIES.INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E MARKETINGEM ANDAMENTO
THE INFLUENCE THE GENDER THREATS AND OVERCOMING BEHAVIOR IN THE FAMILY AND WITH WORK ON THE SATISFACTION OF WOMEN ENTREPRENEURS.ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALEM ANDAMENTO