Pesquisar
Close this search box.

Processo Seletivo
Mestrado em TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO

> FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

O Reitor da Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, as normas para seleção dos candidatos ao Curso de Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento.

Área de concentração

Gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento.

Linhas de pesquisa

  • Tecnologias de Informação e da Comunicação.
  • Uso e Gestão da Informação e do Conhecimento.

Atos Legais de Autorização

O curso, recomendado pela CAPES, em 25 de outubro de 2010, de acordo com o Ofício n.º 054-24/2010/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/CAPES, com duração de 24 (vinte e quatro) meses, destina-se aos portadores de diploma de bacharelado, licenciatura plena ou superior de tecnologia, reconhecidos pelo MEC, em qualquer área do conhecimento.

Sobre as vagas

Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas por ano.

Observações sobre as Disciplinas Isoladas

  • A FUMEC/FACE se reserva o direito de não oferecer as disciplinas, caso não haja o número mínimo de 05 (cinco) participantes.
  • Disciplinas do ano letivo de 2024 serão ministradas presencialmente, com aulas filmadas e gravadas por meio de plataformas digitais.
  • Todas as datas e horários estão sujeitos a alterações, conforme disponibilidade do(a) Docente.

Período de inscrição

As inscrições serão realizadas em regime de fluxo contínuo, com entrada a cada dois meses, observado o limite de vagas.

Local de inscrição

A inscrição será efetivada mediante o envio dos documentos, digitalizados, no formato PDF, via e-mail, para os seguintes endereços eletrônicos: [email protected] e [email protected], descrição do assunto: Inscrição para o 18º Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação e estão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Documentação exigida

A inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição disponibilizado no site do Curso de Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento, disponível eletronicamente em: Faça aqui sua inscrição, devidamente preenchido, assinado e digitalizado, no qual deverá constar a linha de pesquisa escolhida pelo candidato: a) Tecnologias de Informação e da Comunicação ou b) Uso e Gestão da Informação e do Conhecimento;
  • Comprovante de pagamento da inscrição: R$ 100,00 (cem reais), que deverá ser paga por meio de boleto bancário impresso.  Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência ou ausência, a qual será revertida exclusivamente para os gastos inerentes à realização do presente certame;
  • 01 (uma) via digital do Currículo Lattes, elaborado segundo modelo disponível na Plataforma Lattes do CNPq, acesso pelo sítio eletrônico: http://lattes.cnpq.br/, obrigatório no caso de candidato brasileiro. O candidato estrangeiro que não tiver Currículo Lattes deve anexar o Currículo Científico similar ou seu Currículo Vitae.


No caso da apresentação de documento atestando que o candidato irá colar grau no final do corrente semestre ou que se formou e está aguardando o diploma, fica expressamente definido que a não apresentação injustificada do respectivo diploma, dentro do prazo estipulado pela Universidade em documento próprio, implica a imediata reprovação do candidato no presente certame, rescindindo de pleno direito qualquer contrato de prestação de serviços entabulado entre as partes referente ao objeto deste Processo Seletivo, bem como elidindo a possibilidade de restituição de valores pagos a título de inscrição e referentes à prestação de serviços já realizada.

Etapas da Seleção

Primeira Etapa (classificatória e eliminatória)

A 1ª Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na realização de uma redação, com duração máxima de 1 (uma hora) e terá o valor de 100 (cem) pontos

  • As provas acontecerão na modalidade à distância (online), por meio da Plataforma Google Forms.
  • Os candidatos serão classificados (aprovados no limite das vagas) em ordem decrescente, considerando a nota obtida na prova da Primeira Etapa.
  • O resultado da Primeira Etapa será divulgado publicamente e afixado na Secretaria do Programa, na Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte – MG.


Segunda Etapa (eliminatória)

A 2ª Etapa consistirá em avaliação dos candidatos que foram aprovados na Primeira Etapa, observados os seguintes procedimentos e critérios que, somados, resultará em escore de até 100 (cem) pontos:

  • Entrevista (On-line);
  • Avaliação do Curriculum vitae ou Lattes;
  • Avaliação do tema/ideia de pesquisa (informados no formulário de inscrição).


Matrícula

a matrícula deverá ser efetivada em até 5 (cinco) dias, contados da divulgação do resultado final.

Documentos complementares para matrícula

A matrícula será efetivada mediante o pagamento da primeira parcela da semestralidade, assinatura e entrega do contrato de prestação de serviços educacionais, bem como o envio da seguinte documentação digitalizada por meio do endereço eletrônico: [email protected] e [email protected]:

  • Requerimento de Matrícula (disponível na Secretaria do Programa), devidamente preenchido, assinado pelo candidato e digitalizado;
  • Comprovante de Pagamento da Matrícula (quando da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais);
  • Carteira de Identidade ou de documento que a substitua legalmente;
  • CPF;
  • 01 (uma) foto 3 x 4 (recente);
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Fotocópia do Histórico Escolar da Graduação;
  • Diploma de curso superior, em nível de bacharelado, licenciatura plena ou de graduação tecnológica, reconhecidos pelo MEC, em quaisquer áreas do conhecimento, ou documento atestando que o candidato vai colar grau até o final do semestre corrente, ou que ele se formou e está aguardando a expedição do diploma;
  • No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica.


Início das aulas

O início das aulas do Curso de Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento, é definido conforme o Calendário do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento/PPGTICGC da Universidade FUMEC. As aulas serão realizadas presencialmente na Rua Cobre, 200 (Campus Universitário) Edifício Sede 1º andar, B. Cruzeiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, sendo filmadas, transmitidas e gravadas.

Funcionamento do curso

O curso possui flexibilidade na oferta de disciplinas durante a semana, em períodos diurnos e noturnos, quando houver demanda. As aulas das disciplinas acontecem das 19h (dezenove horas) às 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos).

Certificado conferido:

Diploma de Mestre em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento.

Informações gerais:

Endereço: Rua Cobre, 200 – prédio D Sede/Reitoria – B. Cruzeiro / Belo Horizonte – MG  – 30.310-190;
Informações Acadêmicas: (31) 3280-5000 / [email protected]
Informações Financeiras: (31) 3228-3068 ou 3228-3069  / [email protected]

Escolha qual curso você deseja ingressar: