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DICAS DE COMO LIDAR COM OS TRABALHOS EM GRUPO 

Você já se pegou com os nervos à flor da pele depois de alguma reunião de trabalho em grupo? Sentiu vontade de surtar e largar o projeto inteiro de lado? Essas situações estão muito presentes no cotidiano universitário e eu estou aqui para te dar dicas de como lidar com isso. 

Brainstorming e a Teoria do Caos 

Imagine um grupo de jovens de 20 e poucos anos se juntando com perspectivas totalmente distintas para produzir um trabalho. De duas uma, ou vai sair algo extremamente incrível ou vai acabar rolando algum atrito (em grande parte dos casos ambas as coisas acontecem). 

Mas, por que isso acontece com tanta frequência? 

É aí que entram dois conceitos que, aparentemente, não têm nada a ver, mas que se conectam perfeitamente nesse contexto: o brainstorming e a Teoria do Caos

O brainstorming, ou tempestade de ideias, é como chamamos a técnica usada para gerar um fluxo grande de ideais criativas e soluções para problemas específicos. É um processo colaborativo que envolve um grupo de pessoas. Você com certeza utiliza isso nos trabalhos em grupo mesmo que não perceba.  

Já a Teoria do Caos, ou teoria da desordem, conta que pequenas variações no ponto de partida podem te gerar resultados drasticamente diferentes no futuro. Ela diz que isso torna a previsão de eventos algo impossível. Sabemos que não existe coisa mais imprevisível que um trabalho em grupo. 

Na prática, o brainstorming acaba virando tempestade e o caos, muitas vezes, é garantido. Pensando nisso, preparei algumas dicas práticas para transformar o caos em produtividade (e preservar as amizades ao longo do caminho). 

Continue sua leitura e confira essas dicas que vão salvar seu trabalho. 

  1. Escolha bem os participantes 

Ainda que muitas vezes a formação dos grupos não fique sob responsabilidade dos alunos, quando possível, é bom priorizar a escolha de pessoas que você não tenha dúvidas sobre a capacidade e o comprometimento com as atividades. 

  1. Distribua as tarefas de forma justa 

Ninguém merece sentir que carregou os colegas na execução de todo o trabalho. Portanto, distribuir as tarefas em partes iguais é uma forma de evitar o conflito e o desgaste emocional. 

  1. Defina meios de comunicação 

É sempre importante estabelecer uma forma de comunicação simples, inclusiva e eficaz. Assim, não sobra nenhum colega de fora do processo para decidir que não gostou de nada do trabalho e só avisar nos 45min do segundo tempo. 

  1. Preserve a liderança e o diálogo 

Junto do tópico anterior, um senso de liderança também é fundamental para manter a organização de um grupo, principalmente se tratando de jovens com seus gênios fortes e cheios de opiniões a serem formadas. 

  1. Encare a experiência de forma positiva 

Por fim, tentar tirar coisas positivas a partir da oportunidade de dividir ideias com pessoas tão diferente de você, te ajuda a evoluir como pessoa, e tenho certeza de que são experiências como essas que irão ajudar a moldar o seu caráter. 

E então? Consegui te tranquilizar para fazer seus próximos trabalhos em grupo? Garanto que se você utilizar pelo menos algumas das dicas acima vai conseguir ter uma vida universitária, no mínimo, menos estressante.  

E você sabe qual universidade é mestre em proporcionar um ambiente calmo e que facilita ainda mais as interações sociais dos alunos?  

Acho que o nome já está na ponta da sua língua, não é? 

Se a FUMEC não foi a sua primeira opção de resposta, tente novamente.  Aqui, nós estamos sempre prontos para motivar e participar da vida acadêmica dos nossos estudantes.  

Venha para a FUMEC e se torne o líder que o seu trabalho em grupo nunca teve!  

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