Pesquisar
Close this search box.

Conhecendo os setores: Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa

Nesta edição do Boletim FUMEC iremos saber mais sobre o núcleo de Pesquisa, que faz parte do Setor de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da Universidade FUMEC, que é o órgão responsável pela coordenação das pesquisas e supervisão dos cursos de pós-graduação stricto sensu ministrados pela Instituição.

Em relação aos cursos stricto sensu – mestrados e doutorados – o setor manifesta e propõe projetos de cursos de pós-graduação, encaminhando-os aos órgãos competentes para análise e aprovação. Além disso, fiscaliza a exatidão e a racionalidade dos registros acadêmicos referentes aos atos escolares dos cursos oferecidos.

Sobre a Pesquisa, o setor organiza os investimentos da IES para a investigação científica, desenvolvendo e implementando políticas de fomento e apoio à pesquisa e inovação, estendida para os cursos de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu.

O Programa de Pesquisa e Iniciação Científica (ProPIC) da Universidade FUMEC, criado em 2001, começou a ser executado a partir de 2002. Trata-se de um programa que tem como objetivo convocar, selecionar e fornecer meios para realização de projetos de pesquisa do corpo docente com participação efetiva de estudantes. Os Editais do ProPIC valorizam as propostas de pesquisa que fomentam a participação dos discentes e docentes da IES em Grupos de Estudo e Pesquisa, em projetos de Pesquisa de Iniciação Científica, visando a formação de pesquisadores. A Instituição, por meio de parcerias com agências de fomento, entidades de apoio à pesquisa, extensão e capacitação continuada, viabiliza projetos e programas de pesquisa e extensão.

O setor atualmente é coordenado pelo prof. Dr. Henrique Cordeiro Martins, com a contribuição administrativa de Regiane Cristina S. Mattos.

O setor conta, ainda, com o apoio da Comissão de Pesquisa e Iniciação Científica (CoPIC), que atualmente é representada pelos professores: Amanda Damasceno de Souza (FACE/FUMEC), Jamile Salim Fuina (FEA/FUMEC) e Sérgio Henriques Zandona Freitas (FCH/FUMEC).

A CoPIC  tem como atribuições estabelecer os critérios para a análise e seleção dos projetos de pesquisa propostos ao programa; analisar, selecionar e aprovar os projetos de pesquisa do edital ProPIC; aprovar em conjunto com o Comitê Externo a alocação de bolsas de agência de fomento; definir e convidar consultores ad hoc; divulgar os resultados do ProPIC; promover eventos acadêmico-científicos e produzir publicações para a divulgação dos resultados das pesquisas aprovadas e desenvolvidas no âmbito da Universidade e colaborar com o Setor de Pós-graduação e Pesquisa na administração do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica.

O Setor de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, no 5º andar, sala D501, do Edifício Sede.

Dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

No site da FUMEC você encontra mais informações em: https://www.fumec.br/pesquisa/

Compartilhe este conteúdo: