Pesquisar
Close this search box.

Artigo de professora da Universidade FUMEC é publicado em periódico de Design

Primeira publicação acadêmica e cientifica na área

O artigo “Desvios críticos: códigos projetivos entre arte, arquitetura e design a partir da obra de Regina Silveira”, de autoria da profa. Dra. Juliana Pontes Ribeiro (docente no curso de Design, Design de Moda e Mestrado em Estudos Culturais da FUMEC), foi publicado no periódico Estudos em Design, o mais bem pontuado na área do Design no Brasil, alcançando o qualis A Capes na última avaliação realizada e divulgada pela fundação CAPES (2013-2016). Essa revista foi a primeira publicação acadêmica e científica na área do Design no país, responsável também pela criação do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, o P&D Design, também pioneiro na área.

O artigo trata da dimensão metodológica da arte de Regina Silveira, em que se verifica a noção compartilhada de projeto entre a arte e diversas outras áreas projetuais, sendo que a arquitetura e o design foram tomados como exemplos permanentes neste estudo. Nesse contexto, o termo projeto é entendido, pelo viés metodológico, como recurso para a viabilização de propostas criativas e ações interdisciplinares. Nesse ponto, tangencia-se a noção de campo de conhecimento e a formação disciplinar dos territórios do saber formal. O pensamento interdisciplinar é tratado como recurso de ampliação da potência de um campo, assim como uma lógica de desvio, uma forma de reconfigurar a natureza original de determinados elementos nascidos em alguma tradição disciplinar específica. A ideia de desvio metodológico é trazida ao debate, de maneira ampla, por meio de exemplos de obras de artistas diversos além da própria Regina Silveira.

Confira o artigo completo clicando AQUI 

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você

Nota de Falecimento

Maria Nazareth da Costa É com muito pesar que comunicamos o falecimento da Srª. Maria Nazareth da Costa, mãe da colaboradora da FUMEC Virtual, Iascla Jaqueline