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Serviço para nossos alunos

Registro de Diploma

Diplomas Físicos

Para diplomas registrados até 31/12/2021

Os diplomas eram emitidos automaticamente, desde que a documentação estivesse completa e legível. Os diplomas estão disponíveis ao titular munido de documento oficial na Secretaria Acadêmica no prédio da FACE I.  

A Universidade FUMEC, em observância ao direito constitucional à intimidade e à vida privada, somente entrega o diploma ao titular mediante documento de identidade ou a terceiro munido de procuração registrada em cartório.

Para aqueles com pendência de documentação, o titular deverá enviar um e-mail para diploma@fumec.br e será orientado de como proceder.

Diplomas Digitais

Diplomas registrados a partir de 01/01/2022

Hoje, a Universidade FUMEC disponibiliza apenas o diploma digital que conserva idêntica autenticidade e as mesmas características visuais e informativas do modelo físico. Isso para atender a Portaria do MEC nº 554, de 11 de março de 2019. Os diplomas continuam sendo cuidadosamente elaborados com todo o cuidado e a segurança necessária. 

1. O que é registro de diploma

O registro atribui ao diploma validade nacional e lhe confere autenticidade.

2. Onde o diploma é registrado

O diploma é registrado pelo Setor de Registro de Diploma e Certificado da Universidade que utiliza, além do sistema acadêmico institucional – SINEF, a plataforma Abaris (Stoque) que desenvolve e implementa o fluxo do Diploma Digital, este sistema foi adquirido em 2020.

3. Trâmite do processo de registro

O processo de registro de diploma inicia-se após a colação de graus e assinatura da ata. 

O Setor de Registro de Diplomas e Certificado, realiza todas as conferências, dando início ao processo de expedição, só depois o diploma é enviado para as assinaturas previstas e registro final. 

Assim que finalizado o diploma é liberado a seu titular pelo sistema acadêmico institucional – SINEF, onde o mesmo é avisado através do e-mail pessoal (cadastrado na Instituição) e também no e-mail institucional.

4. Como requerer o diploma

O diploma é automático a contar da data de colação de grau e desde que a documentação do concluinte esteja sem pendências na Secretaria Acadêmica. 

Caso haja alguma pendência o requerimento pode ser feito pelo próprio interessado, através do e-mail: diploma@fumec.br.

5. Documentos exigidos para emissão da 1ª via

A emissão da 1ª via não é cobrada

– Certidão de nascimento ou casamento atualizada; 

– Carteira de Identidade ou CNH (para CNH é preciso constar o M ou MG se for de Minas Gerais e o documento deve conter órgão expedidor e UF); 

(Será aceito documento de registro profissional se este constar o número do RG e seu respectivo órgão emissor.)

– Título eleitoral;

– Certificado de conclusão do ensino médio.

6. Em quanto tempo o seu diploma é registrado

O prazo para o registro do diploma conforme Portaria nº1095, de 25 de outubro de 2018, são 60 dias para emissão e mais 60 dias para registro. Prazo máximo é de 120 (cento e vinte) dias.  

Os prazos poderão ser prorrogados uma única vez, por igual período, desde que devidamente justificado pela instituição.

7. Entrega do diploma registrado

O titular entra no SINEF com seu login e senha para fazer a retirada do mesmo. 

Informamos também que a Universidade FUMEC não disponibilizará o Diploma físico, caso tenha interesse o aluno poderá imprimir, porém, o papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. 

O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. 

Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica.

8. Documentos exigidos para emissão da 2ª via

TAXA de 2ª via – Sob consulta

Para solicitar a 2ª via de diploma são necessários os seguintes documentos:

Certidão de nascimento ou casamento atualizada; 

Carteira de Identidade ou CNH (para CNH é preciso constar o M ou MG se for de Minas Gerais e o documento deve conter órgão expedidor e UF); 

(Será aceito documento de registro profissional se este constar o número do RG e seu respectivo órgão emissor.)

Título eleitoral;

Requerimento para solicitação de 2ª via de diploma – enviado por e-mail ao requerente no ato da solicitação;

Pagamento da taxa referente a solicitação de 2ª via. 

Dúvidas entre em contato com o Setor de Registro de Diploma e Certificado através do e-mail: diploma@fumec.br

Para obter o Certificado de Pós-graduação Lato Sensu, é necessário obedecer algumas normas:

O aluno deverá ter cumprido todos os requisitos de conclusão do curso, bem como entregar toda a documentação para emissão do Certificado.

Certidão de nascimento ou casamento atualizada; 

Carteira de Identidade ou CNH (para CNH é preciso constar o M ou MG se for de Minas Gerais e o documento deve conter órgão expedidor e UF); 

(Será aceito documento de registro profissional se este constar o número do RG e seu respectivo órgão emissor.)

Cópia do diploma de graduação frente e verso;

Histórico Escolar de graduação. 

1. Em quanto tempo o seu certificado é registrado

O prazo para o registro do Certificado é de 60 dias úteis, obedecendo a ordem do protocolo, podendo este prazo ser reduzido ou prorrogado, de acordo com a complexidade e volume de serviços no período. Caso o aluno tenha alguma pendência de documentação, o prazo de 60 dias úteis será contado a partir do momento da regularização da situação. 

Dúvidas entre em contato a Pós-graduação Lato Sensu pos@fumec.br

Para obter o Diploma de Pós-graduação Stricto Sensu, é necessário obedecer algumas normas:

– Certidão de nascimento ou casamento atualizada;

– Carteira de Identidade ou CNH (para CNH é preciso constar o M ou MG se for de Minas Gerais e o documento deve conter órgão expedidor e UF);

(Será aceito documento de registro profissional se este constar o número do RG e seu respectivo órgão emissor.)

– Cópia do diploma de graduação frente e verso;

– ter concluído todos os créditos previstos para o Curso;

– ter o projeto de dissertação aprovado;

– ter a dissertação defendida e aprovada por uma comissão examinadora;

– remeter à secretaria do programa a dissertação na versão final em Word e PDF contendo ficha catalográfica e folha de aprovação assinada;

– estar em dia com as taxas escolares e obrigações com a biblioteca nos termos da lei. 

– Solicitar declaração de nada consta nos setores: contasareceber@fumec.br e biblioteca@fumec.br

– apresentar comprovação de publicação de artigo em periódico classificado no sistema Qualis/CAPES nível A1-A4 com coautoria do orientador, resultado da Dissertação, em periódico;

– A dissertação deverá obedecer criteriosamente às Normas da ABNT, portanto, é imprescindível a declaração do revisor;

– A dissertação definitiva deverá portar a ficha catalográfica que deverá ser confeccionada pelo profissional da área. Sugestão de profissional para confecção da ficha catalográfica – biblioteca@fumec.br 

– Além de conter a ficha catalográfica, a dissertação final deverá conter a folha aprovação assinada pela comissão examinadora;

– Ordem da dissertação: capa, contracapa, ficha catalográfica, folha de aprovação e a dissertação de acordo com as normas da ABNT;

 Todos os documentos deverão ser preenchidos e assinados;

 Todos os documentos exigidos para o processo deverão ser encaminhados para o e-mail sec-mestrado@fumec.br

Em quanto tempo o seu diploma é registrado

O prazo para o registro do diploma conforme Portaria nº1095, de 25 de outubro de 2018, são 60 dias para emissão e mais 60 dias para registro. Prazo máximo é de 120 (cento e vinte) dias.  

Os prazos poderão ser prorrogados uma única vez, por igual período, desde que devidamente justificado pela instituição. 

Dúvidas entre em contato a Pós-graduação Stricto Sensu pelo e-mail sec-mestrado@fumec.br

Diplomas Registrados da Graduação FUMEC

Certificados Registrados Lato Sensu/ ESA