Uso de Cookies
Usamos cookies para tornar sua experiência melhor.
Para cumprir a nova diretiva de privacidade eletrônica, precisamos pedir seu consentimento para definir os cookies. Política de Cookies
We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.
The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ...
Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.
No cookies to display.
Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.
No cookies to display.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
No cookies to display.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
No cookies to display.
Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.
No cookies to display.
A Universidade FUMEC apresenta sua equipe de E-SPORTS, com o objetivo de participar das principais competições de esportes eletrônicos do país. Por meio delas, o aluno poderá adquirir conhecimento na área da tecnologia, jogos digitais e de suas competições.
O time será composto por 6 componentes, sendo: 1 Coach e 5 Players, os quais defenderão a FUMEC, em um primeiro momento, no jogo League of Legends.
A longo prazo, a perspectiva é que a equipe incorpore outros lines de jogos.
Os jogadores classificados receberão como benefício uma bolsa-estágio, observados os critérios da Instituição. Se você é aluno dos cursos de Computação Gráfica, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação EaD, Gestão da Tecnologia da Informação, Jogos Digitais ou Redes de Computadores, inscreva-se!
Time: League of Legends
Número de Vagas:
O aluno pode se inscrever para as duas modalidades, bastando assinalar na ficha de inscrição os campos para as duas funções.
Obs: O aluno que, porventura, for aprovado, só poderá exercer uma função. Sendo assim, não poderá acumular as funções de jogador e de técnico.
Para se inscrever no processo seletivo é necessário:
1ª Etapa: Validação e Análise das Fichas de Cadastro/Currículo
Os resultados da primeira etapa serão divulgados, no site da Universidade FUMEC, até o dia 02/09/2016
2ª Etapa: Entrevista + Teste Prático
Os resultados da segunda etapa serão divulgados até dia 15/09/2016
Obs: Não haverá recurso em relação às etapas do Processo Seletivo.
A FUMEC se reserva no direito de alterar as datas e horários consignado no presente informe. Eventuais alterações serão publicadas no site da instituição com 24 horas de antecedência.
As inscrições estarão abertas de 08/08/2016 até 26/08/2016, devendo ser preenchido o formulário disponibilizado no site da Universidade FUMEC ( www.fumec.br ), na página da equipe FUMEC E-SPORTS. O formulário deve ser enviado para o e-mail: e-sports@fumec.br
Contrato de Estágio (Estágio não obrigatório)
Bolsa-estágio de R$ 788,00 + Vale Transporte.
Em 1972, a Universidade de Stanford organizou as “Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar” , o famoso jogo de combate espacial precursor dos jogos eletrônicos desenvolvido para o computador originalmente projetado para controle de tráfego aéreo, o PDP-1.
Em 1978, a Atari promoveu um campeonato de “Space Invaders”, o seu jogo mais popular. Este campeonato reuniu por volta de 10 000 participantes. O “Space Invaders Championship” foi disputado nas cidades de Nova Iorque, São Francisco, Chicago, Los Angeles,Fort Worth, e foi vencido por Rebecca Heineman, que futuramente veio a ser membro fundadora das empresas de desenvolvimento de jogos Interplay Productions, Logicware, Contraband Entertainment e Olde Sküül.
Atualmente, a Ásia é o maior mercado gamer do planeta, com destaque para China e o Japão. Algumas informações corroboram este posicionamento. Em 2017 a “Hunan Sports Vocational College”, da China, iniciou sua primeira turma de 40 alunos de graduação no curso superior em eSports.
A cidade de esportes eletrônicos de Hangzhou, cidade no leste da China, possui 17 mil metros quadrados e custou cerca de R$ 1 bilhão para abrigar a LGD, equipe de “League of Legends” (LoL) do país. Possui um total de 13 instalações gamers até 2022, com hotel temático, hospital, centro acadêmico de eSports e até um parque de diversão.
Hangzhou foi a sede dos Jogos Asiáticos 2022, evento que pode dar medalhas aos pro players pela primeira vez num evento esportivo tradicional. Houve um investimento total de quase R$ 8.5 bilhões atraindo 10 mil aspirantes a jogadores.
Os eSports tem tido uma ótima receptividade nas mídias. Canais de televisão já incluem eSports em sua programação, como a ESPN no Brasil que transmitem campeonatos de League of Legends, Dota 2, CS: GO, etc. Campeonatos de eSports em 2017 superam os milhões em audiência, tanto no streaming quanto na televisão tradicional. Segundo dados da Riot Games, o mundial de LOL de 2017 teve um pico de 106 milhões de espectadores no mundo todo. Alguns grandes portais de notícias também possuem páginas dedicadas ao eSport como E-Sportv na Sportv, a ESPN , ou ainda, portais dedicados como a Maise-sports.
O jogo selecionado para o projeto de extensão do eSports da Face/FUMEC é o “League Of Legends” ( League of Legends ). Esta escolha se deve a dois fatores: o primeiro é que uma parte substancial dos alunos jogam LOL, conhecem suas mecânicas, os persoangens e suas variadas histórias; o segundo é que o LOL possui extensivos e importantes campeonatos na área de eSports.
League of Legends realiza torneios oficiais e organizados pela Riot Games durante todo o ano. Uma “temporada” serve para selecionar times de cada região que ao final daquele período disputarão o Mundial, valendo a premiação máxima em dinheiro.
League of Legends realiza torneios oficiais e organizados pela Riot Games durante todo o ano para e-atletas de todos os níveis.
A chamada “temporada oficial” serve para selecionar times de cada região mundial, apenas os melhores disputarão o Mundial. O “Campeonato Brasileiro de League of Legends”, ou “CBLoL” define o campeão que vai disputar a final regional, meses mais tarde.
A atividade extensionista de E-Sports da FACE/FUMEC vem satisfazer uma demanda constante expressa pelos próprios alunos.
O desenvolvimento do E-Sports busca prover um ambiente de competição saudável e o fortalecimento dos laços de camaradagem entre os alunos. Participar das atividades do E-Sports FACE/FUMEC contribui para a formação de conhecimento e prática na área de esportes eletrônicos, assim como todas as suas atividades correlatas.
São selecionados para participar do Time Oficial, aqueles estudantes que preferencialmente já possuam experiência como
atleta eletrônico, ou, aqueles que apresentarem excelente desempenho durante testes e campeonatos promovidos pelas atividades extensionistas. Todos os participantes são previamente analisados e selecionados pelo Professor Coordenador.
O time oficial da Atividade Extensionista de eSports da FACE/FUMEC é o “Brain Team”.
O acompanhamento das atividades se faz presencialmente durante os treinos no turno da Tarde. É exigida dos alunos selecionados a assinatura da lista de ponto presencial. São permitidas a realização de treinos, campeonatos e amistosos no regime remoto quando devidamente aprovadas pelo Coordenador da Atividade de Extensão.
Os participantes do Time Oficial treinam 20 horas por semana com remuneração promovida pela FUMEC no formato de Estágio para o Capitão do Time, e em formato de Monitoria para os atletas. Eles também assinam um contrato de concessão de imagem em benefício da FACE/FUMEC para a veiculação dos diversos materiais de divulgação.
O E-Sports da FACE/FUMEC pode ser visto nas redes sociais e de streaming. Nestes canais de comunicação com a comunidade são exibidas partidas, treinos, Lives, Scrimns (amistosos com outros times) e campeonatos e competições.
A equipe conta com as seguintes contas sociais:
Discord
Para organização de campeonatos, participação e comunicação com a comunidade, e também, usado pela equipe para se comunicar internamente durante as partidas.
Onde shorts são postados com as mais novas notícias e as jogadas mais surpreendentes.
@esportsfacefumec
https://www.instagram.com/esportsfacefumec/
@fumecesports
https://www.facebook.com/fumecesports/
Twitch TV
Onde são transmitidas as Lives e os Campeonatos
@esportsfacefumec
https://www.twitch.tv/esportsfacefumec
Youtube
Onde ficam registrados os vídeos transmitidos pela Twitch TV para posterior averiguação pelos interessados, visto que, a Twitch TV não costuma manter seus vídeos no ar por muito tempo.
E-Sports FUMEC
https://www.youtube.com/@e-sportsfumec
1º Campeonato de League Of Legends da FACE/FUMEC de 2022
O evento contou com a participação dos seguintes alunos da FACE/FUMEC:
ESPN BRASIL – Tudo Pelo Esporte. Disponível em: https://www.espn.com.br/gaming/. Acesso em: 4 fev. 2025.
ESPORTS | ge. Disponível em: https://ge.globo.com/esports/. Acesso em: 4 fev. 2025.
FUMECESPORTS. Disponível em: https://www.facebook.com/fumecesports/. Acesso em: 4 fev. 2025.
LEAGUE of Legends. Disponível em: https://www.leagueoflegends.com/pt-br/. Acesso em: 4 fev. 2025.
LOL ESPORTS | CRONOGRAMA. Disponível em: https://lolesports.com/pt-BR/. Acesso em: 4 fev. 2025.
E-Sports FUMEC. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/esportsfacefumec/. Acesso em: 4 fev. 2025.
MAIS Esports – Notícias de LoL, CS, VALORANT, e outros Esports. Disponível em: https://maisesports.com.br/. Acesso em: 4 fev. 2025.
SPACEWAR – by Stewart Brand – Fanatic Life and Symbolic Death Among the Computer Bums. Disponível em: https://www.wheels.org/spacewar/stone/rolling_stone.html. Acesso em: 4 fev. 2025.
TWITCH. Disponível em: https://www.twitch.tv/esportsfacefumec. Acesso em: 4 fev. 2025.
Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC