Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Processo Seletivo

Pós-Doutorado em TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO

O candidato ao Pós-doutorado na Universidade FUMEC formalizará sua pretensão mediante solicitação à Coordenação do PPGTICGC correspondente à área de seu interesse, com indicação da linha ou projeto de pesquisa em que pretende realizar suas atividades e proposição de Professor Supervisor, instruindo-a com os seguintes documentos:

I. Formulário de inscrição preenchido e assinado;
I. cópia do diploma de Doutor e, na ausência deste, cópia do Certificado de
Conclusão do Doutorado, expedido por instituição com Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecido, bem como do histórico com as
respectivas disciplinas cursadas;
II. cópia do currículo atualizado gerado na Plataforma Lattes e, no caso de candidato estrangeiro, cópia de curriculum vitae completo, incluindo referências sobre produção científica e publicações;
III. plano de atividades científicas e acadêmicas a serem desenvolvidas, incluindo projeto de pesquisa resumido;
IV. declaração de aceite do Professor Supervisor proposto;
V. declaração de que dispõe de tempo integral, no caso de beneficiário de bolsa de pós-doutorado proveniente de agência de fomento, ou, de no mínimo, 20 horas semanais, nos demais casos, para dedicar-se às atividades científicas e acadêmicas que constituem o respectivo plano de atividades;
VI. comprovante de liberação plena das atividades, ou, de liberação parcial compatível com a dedicação de 20 horas semanais às atividades do Pós-Doutorado, em caso de vínculo empregatício;
VII. cópia de documento de Identidade e do CPF, e, para candidato estrangeiro, cópia do Passaporte e do visto de permanência no Brasil

As inscrições presenciais serão aceitas de 2ª a 6ª feira, no horário das 8 às 20 horas, na Secretaria Acadêmica Universidade FUMEC, localizada na Rua Cobre, 200 –  1º andar – Prédio FACE – Cruzeiro – 30310-190 – BH/MG.

Caso o candidato opte por formalizar a inscrição por meio de correspondência impressa, deverá remeter o formulário devidamente preenchido e os documentos para o endereço indicado, em envelope lacrado, por meio de carta com aviso de recebimento.

Na hipótese do candidato optar por realizar a inscrição por e-mail, o formulário de inscrição deverá ser instruído com cópia, em formato PDF, de todos os documentos, que deverão ser remetidos para o seguinte endereço de e-mail: sec-mestrado@fumec.br.

Após a aprovação do candidato, a inscrição definitiva no Programa dependerá da apresentação dos originais dos documentos acima descritos.

DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção composta por 02 (dois) docentes do PPGTICGC  indicados pelo Colegiado do Curso ao qual o orientador/supervisor está vinculado.

A Comissão irá proceder ao exame das propostas submetidas, bem como dos planos de trabalho, sendo, ainda, observados os seguintes critérios e requisitos para o julgamento das propostas:
– Existência de aceite do orientador/supervisor;
– Análise do mérito, relevância e viabilidade do conteúdo do projeto, bem como sua originalidade ou caráter de inovação;
– Pertinência do Plano de trabalho apresentado pelo candidato;
– Qualificação do candidato.

RESULTADO FINAL

O resultado da seleção será divulgado em até 45 (quarenta e cinco) dias corridos, contados da data do recebimento do pedido formulado pelo candidato.

INFORMAÇÕES GERAIS

Rua Cobre, 200 – 1º andar – Prédio E (FACE II) – B. Cruzeiro;
Belo Horizonte, Minas Gerais
CEP: 30310-190
Tel.:  (31) 3280-5000

DOCUMENTOS IMPORTANTES