Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

FUMEC pelo mundo: conheça o Setor de Relações Internacionais (SRI)  

A Universidade FUMEC acredita que a formação de profissionais preparados para os desafios do futuro passa, também, pela vivência global. Por isso, desde 2006, o Setor de Relações Internacionais (SRI) atua de forma estratégica na promoção da internacionalização da Universidade, conectando nossos alunos, professores e pesquisadores a experiências acadêmicas em diferentes países. 

O SRI é responsável por coordenar a política internacional da FUMEC e gerenciar atividades de cooperação acadêmica, científica e cultural com instituições de ensino estrangeiras. Além disso, o setor oferece apoio à comunidade acadêmica interessada em realizar estudos no exterior e acolhe estudantes e professores internacionais que escolhem a FUMEC como destino. Com isso, o setor tem como missão orientar estudantes, professores e colaboradores para explorar oportunidades internacionais, bem como promover o convívio com diferentes culturas e a cooperação global.  

Principais funções do setor 

  • Estabelecer programas de intercâmbio acadêmico para a comunidade da FUMEC.  
  • Desenvolver cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural com instituições estrangeiras.  
  • Divulgar oportunidades internacionais de ensino, cursos no exterior, mobilidade, etc. 
  • Apoiar alunos, professores e técnicos tanto na saída para o exterior quanto na recepção de estrangeiros na FUMEC.  

Exemplos de programas 

  • O programa PROME (Programa de Mobilidade Estudantil): permite que estudantes de graduação façam um semestre (ou até dois) em universidade parceira no exterior, com objetivo de vivenciar outro sistema acadêmico, aprimorar língua estrangeira e ampliar experiência cultural.  
  • O programa de Dupla Diplomação: para alguns cursos da FUMEC, através de convênios internacionais, o aluno pode obter titulação em duas instituições (Brasil + exterior) durante duração determinada (ex: 12 meses) e com disciplinas cursadas no exterior.  
  • Convênios com universidades na Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Chile, Espanha, EUA, França, Itália, México, Peru, Polônia, Portugal, Suécia e Venezuela, isso só demonstra a amplitude internacional da FUMEC.  

O que esse funcionamento significa para você como aluno 

Para quem estuda ou pretende estudar na FUMEC, o funcionamento do Setor de Relações Internacionais oferece vantagens significativas. Através dele, os alunos têm acesso a diversas oportunidades de aprendizado no exterior, ampliando seu repertório acadêmico e cultural. A formação deixa de ser apenas nacional e passa a ter uma perspectiva global, o que representa um importante diferencial no mercado de trabalho.  

Além disso, a experiência internacional permite o desenvolvimento de competências linguísticas, a vivência de outros sistemas de ensino e o contato com diferentes contextos culturais, enriquecendo tanto o crescimento pessoal quanto o profissional. Outro ponto de destaque é o suporte oferecido pela própria instituição, que se encarrega de grande parte dos processos de convênios, seleção, apoio e gestão, facilitando a participação dos estudantes em programas de mobilidade e internacionalização. 

Por que escolher a FUMEC para aproveitar essas oportunidades 

1. Estrutura consolidada de internacionalização 

Desde 2006 o SRI da FUMEC existe e opera para conectar a universidade com o mundo. O fato de existir um setor dedicado mostra que a FUMEC leva a sério o tema da internacionalização, não é algo “acidental”, mas parte da política institucional.  

2. Parcerias internacionais amplas 

A FUMEC possui convênios com diversas universidades em vários continentes (Europa, América, África, Oceania), uma rede que abre portas para você escolher destinos e instituições de acordo com seu curso, interesse e perfil.  

3. Programas concretos e acessíveis 

Programas como o PROME, com editais regulares, critérios claros de participação (média mínima, idioma, matrícula etc) facilitam a sua entrada nesse tipo de experiência. Além disso, a Dupla Diplomação para certos cursos mostra que há caminhos diferenciados para quem quer uma formação ainda mais internacional.  

4. Potencial de diferencial no mercado de trabalho 

Participar de mobilidade internacional ou ter dupla diplomação pode tornar seu currículo mais competitivo. Conforme a descrição do PROME: “o estudante que tem a oportunidade de cursar um semestre em uma das universidades conveniadas enriquece seu currículo profissional… amplia sua rede de contatos…”.  

5. Apoio logístico e institucional 

O SRI divulga as oportunidades, orienta os processos, estabelece os convênios e cuida dos trâmites (idioma, documentação, modalidade, duração). Isso significa que você, como aluno, conta com suporte, que é algo importante quando se trata de experiências internacionais.  

Se você é aluno da FUMEC ou está pensando em ingressar, vale refletir: aproveitar a internacionalização não é apenas “viajar” ou “começar o curso no exterior”. É ativar uma formação que considera o mundo como seu ambiente de aprendizado, é abrir caminho para vivências que vão além da sala de aula, e é posicionar sua carreira de forma mais ampla. 

Na FUMEC, com o Setor de Relações Internacionais bem estruturado, com programas concretos e com parcerias diversificadas, você tem uma excelente chance de transformar seu curso, seja de graduação ou pós-graduação, em uma experiência global. 

Na FUMEC, o mundo gira, você escolhe a direção sempre.  

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você