Rigor técnico e excelência acadêmica marcam a seleção dos 24 finalistas no Seminário de Ensino do CAU/MG

O concurso é uma iniciativa da Comissão de Ensino e Formação (CEF) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG e reconhece os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de Arquitetura e Urbanismo.
Dividido em três categorias: Projetos de Arquitetura, Projetos de Urbanismo e Projetos Especiais, o prêmio destaca a excelência no ensino e incentiva o debate sobre a relação entre formação acadêmica e prática do exercício profissional. Estudantes da Universidade FUMEC, PUC Minas, Newton Paiva e Universidade Federal de Uberlândia, de Viçosa e de Juiz de Fora estão entre os vencedores. Para cada categoria, houve uma menção honrosa, além de terceiro, segundo e primeiro lugar.
Em Projetos de Arquitetura, a vencedora foi Thaís Mantesso de Abreu, ex-aluna da FUMEC. Ela foi orientada pelo professor Sérgio Palhares. Com o título Agroindústria flexível: um sistema modular para a produção de alimentos a partir de frutos do cerrado, o projeto apresenta um modelo construtivo modular e sustentável para empreendedores no cerrado mineiro.
A proposta surgiu a partir do Projeto Pequi, que apoia comunidades quilombolas. “Utilizamos tecnologias limpas para promover conforto térmico, eficiência energética e flexibilidade espacial, unindo inovação, conservação ambiental e geração de renda. Estive no local, entrevistei lideranças femininas e apresentamos uma solução que pode ser aplicada em outros territórios”, explicou Thais.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 10 de novembro, no encerramento do VII Seminário de Ensino e Formação, no Museu Abílio Barreto, em Belo Horizonte. O CAU/MG é presidido por Cecília Fraga de Moraes Galvani, também ex-aluna da FUMEC, que entregou o prêmio à Thaís Mantesso.
Dos três inscritos, todos foram finalistas:
- DEBORAH TUPY NAVES
Trabalho apresentado: “QUADRAS INTERATIVAS: ALTERNATIVA ÀS DISFUNCIONALIDADES DO HIPERCENTRO DE B.H”.
- KAYAN COSTA DALCIN
Trabalho apresentado: “REQUALIFICAÇÃO DO EDIFÍCIO TIRADENTES: PROPOSTA DE USOS E ATRAVESSAMENTOS URBANOS NA ESCALA DE UM EDIFÍCIO”.
- THAÍS MANTESSO DE ABREU
Trabalho apresentado: “AGROINDÚSTRIA FLEXÍVEL: UM SISTEMA MODULAR PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS A PARTIR DE FRUTOS DO CERRADO”.
Na categoria Projetos de Arquitetura, Thaís Mantesso foi a primeira colocada e Deborah Tupy Naves ficou em segundo lugar.
Fonte: sites.google.com/view/premio-vanguarda
Clique AQUI e conheça os trabalhos premiados.
