Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

5 Metas de Ano Novo que todo Universitário deveria ter! 

O Natal já passou e agora você tá começando a se preocupar com o Ano Novo chegando. 

Com certeza já tá bolando aquela listinha clássica e batida com as suas metas (que nós sabemos que você quase nunca as cumpre por completo) e imagino que você está deixando de lado algumas ideias superimportantes pro seu bem-estar acadêmico. 

E foi pensando nisso que eu resolvi separar algumas ideias pra você ter como meta de 2026. 

Comece montando a sua grade sem se afobar 

O mês de janeiro está chegando e não é novidade nenhuma que a rematrícula já tá batendo na porta também. 

Mas ao invés de montar sua grade às pressas tentando pegar o máximo de matérias possíveis na intenção de aliviar o a carga horária do fim do curso, pare e pense com calma.  

Pegue apenas o número de matérias que não irá te sobrecarregar, é importante respeitar o seu tempo para descansar e conseguir aproveitar a fundo os conteúdos que você vai estudar. 

Então prepara o lápis e o papel e vem comigo montar sua listinha de metas! 

  1. Ler pelo menos 1 livro por mês 

A leitura é fundamental pra manter nosso cérebro ativo e  

Eu sei que manter esse hábito de leitura hoje em dia, está mais difícil que nunca, e que provavelmente você tenta fazer essa promessa todos os anos e falha miseravelmente.  

Pensando nisso, ao colocar como meta a leitura de ao menos 1 livro por mês você consegue encontrar a troca perfeita para aqueles minutos ociosos que você passa no celular scrollando pelas redes sociais antes de dormir. 

  1. Planejar para o dia seguinte 

Pensa comigo, aquele dia que você acorda todo bagunçado depois de ter adiado o despertador umas três vezes e perdido a hora de tomar seu café da manhã, a última coisa que você vai ser é produtivo nos estudos. 

Por isso, uma das melhores ideias de meta que posso te dar é: “defina todos os passos do seu dia”. Desde seu horário de acordar até o seu horário de dormir. 

Isso te ajuda a ter uma rotina de estudos mais proveitosa e menos estressante, até porque não tem nada pior do que acumular as matérias e sentir que seus dias não têm horas o suficiente pra comportar. 

  1. Priorizar horas de sono 

Dormir cerca de 8h por dia é extremamente produtivo pro nosso corpo, quando conseguimos dormir bem é que conseguimos fazer todas as outras atividades do nosso dia com tranquilamente. 

Pense no seu corpo como se fosse o seu celular, quanto menos carga ele tem menos ele consegue exercer as funções básicas dele.  

E com você é a mesma coisa, se no dia anterior você foi dormir 2h da manhã e já estava de pé às 5h30, o seu cérebro não vai ter energia o suficiente para reter todas as informações que você estiver recebendo dos seus estudos. 

Por isso, um sono regulado é importante, ele melhora sua memória e produtividade nos estudos. 

  1. Desenvolver um hobby pra fazer uma vez por semana 

Além de te estimular a sair das telas (que acabam consumindo mais do nosso tempo do que gostaríamos), ter um hobby pra fazer pelo menos uma vez por semana é um estímulo pra descansar o seu cérebro. 

Quando você estabelece o objetivo de ir caminhar no parque todo domingo, ou assistir um filme com a sua família de tarde e ir encontrar com os seus amigos aos sábados, você coloca o seu bem-estar mental em primeiro lugar. 

Às vezes, tirar a cara dos livros te ajuda mais do que passar o fim de semana inteiro tentando decorar uma matéria do início ao fim. 

  1. Adotar a prática de atividade física durante a semana 

Busque alguma atividade que funcione pra você, se a academia é meio maçante e você não gosta de correr na rua, talvez aprender uma nova luta seja interessante, ou jogar algum esporte coletivo como: futebol, handebol e vôlei. 

O mais importante é não ficar parado, eu sei que na correria do dia a dia às vezes parece uma tortura tentar encaixar uma atividade física no meio de tudo isso, mas, pensa comigo:  

O seu corpo é tipo uma máquina, cheio de engrenagens que trabalham juntas pra garantir um bom funcionamento, só que as engrenagens começam a enferrujar quando ficam muito tempo paradas e não conseguem funcionar na mesma intensidade. 

Além disso, quando estudamos utilizamos muito o nosso cérebro e por incrível que pareça não é através de uma tela que esse órgão se sente descansado, e sim, movimentando o corpo e gastando a sua energia com coisas que não o forcem mais. 

As férias são um momento valioso para explorar possibilidades, desenvolver novas habilidades e enriquecer sua bagagem pessoal e acadêmica.  

Na FUMEC, incentivamos o desenvolvimento pessoal de nossos alunos e proporcionamos o apoio necessário para que eles cresçam academicamente e pessoalmente, em ambiente acolhedor. 

Transforme suas férias em uma jornada de reinvenção e de autocuidado e venha construir o futuro que você deseja com a Universidade FUMEC! 

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você