Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Professor Adriano da Silva Ribeiro é agraciado com a medalha de honra presidente Juscelino Kubitschek

Texto enviado pela Profa. Carolina Almeida de Paula Freitas

No dia 12/09, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o vice-governador, Mateus Simões, presidiram, em Diamantina, a cerimônia de entrega da Medalha que é realizada anualmente no dia do aniversário e na terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, honraria dedicada à memória e ao legado de JK. A honraria foi concedida a 120 personalidades e entidades que prestaram serviços relevantes à sociedade e que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais.

Entre os agraciados pela Medalha JK está o Professor Adriano da Silva Ribeiro, da FCH/FUMEC, que foi agraciado com a Medalha de Honra. O professor Adriano da Silva Ribeiro ingressou na FUMEC no ano de 2018 para cursar o Mestrado em Direito no PPGD/FUMEC.

No ano de 2022, primeiro aluno do estágio pós-doutoral no PPGD, sob a supervisão do Professor Dr. Sérgio Henriques Zandona Freitas, e na oportunidade lecionou as disciplinas “Políticas autocompositivas, soluções (in)efetivas de conflitos, consensualidade judicial e notarial/registral e estado democrático de direito” e “diálogos constitucionais e processuais e(m) crise de efetividade: análise de institutos de direito público e de direito privado, novas tecnologias e inteligência artificial” no PPGD.

É integrante da equipe editorial da Revista Meritum. Atualmente, integra o Comitê de Ética em Pesquisa da FUMEC, Coordena a Comissão Própria de Avaliação e Coordenador Operacional da Comissão de Relações Internacionais.

A MEDALHA JK

A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902, de 1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902.

A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. São agraciadas personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do Brasil.

Durante a solenidade, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou que “o legado deixado pelo mineiro, filho de Diamantina, é inspiração para os governantes de hoje”. “Estar na cidade de Juscelino, comemorando sua história, é uma maneira de celebrar a capacidade humana e reforçar que nós podemos mudar a história de um país, assim como ele fez”, afirmou Zema.

O vice-governador Mateus Simões, por sua vez, reconheceu a importância de JK para a infraestrutura do país. “Imaginar que, há 123 anos, Minas Gerais via nascer essa figura que acabou se transformando em uma referência mundial no seu momento de governo, por ter redesenhado completamente o que era a indústria, o modal rodoviário do Brasil, e pela transformação da nossa capital”, lembrou Simões.

A lista completa de agraciados com a medalha pode ser acessada em:

https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governo-de-minas-entrega-medalha-presidente-juscelino-kubitschek-em-diamantina

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você