Pesquisar
Close this search box.

Conheça as 7 principais áreas de atuação da Biomedicina

Decidir qual curso fazer na Universidade é um dilema para os estudantes que estão finalizando o ensino médio. Qual carreira seguir? Qual curso escolher? Nós sabemos que essas perguntas permeiam grandes discussões e pensamentos, então, se você pensa em se matricular em Biomedicina, esse conteúdo é para você! Continue lendo para que você possa conhecer as 5 principais áreas de atuação do Biomédico!

Ao longo do tempo, a ciência se consolidou como aliada essencial para o desenvolvimento da sociedade e, a partir de grandes avanços, foi possível alcançar novos objetivos! Estudar doenças, saber as particularidades de cada uma e proporcionar a saúde são apenas alguns dos segmentos de atuação!

Estudar em um curso que permite ao aluno amplas oportunidades em diferentes áreas é essencial para você que busca por espaço no mercado de trabalho! Com o curso de Biomedicina, não é diferente. Com tantas áreas de atuação disponíveis, você sabe qual delas seguir?

  1. Biomedicina Estética

É um campo muito procurado em que os profissionais atuam com o objetivo de promover o bem-estar dos pacientes, a partir de procedimentos estéticos faciais ou corporais, melhorando a qualidade de vida e autoestima, além de minimizar problemas metabólicos e hormonais.

  1. Análises Clínicas

Nessa área, o biomédico realiza a análise de materiais biológicos, auxiliando no diagnóstico de doenças, principalmente as assintomáticas, fazendo com que seja possível identificar a existência de doenças antes de atingir um novo quadro clínico, proporcionando o tratamento correto, além de avaliar o funcionamento de órgãos vitais e indicar a existência de infecções e inflamações.

  1.  Reprodução Humana Assistida

Aqui, os profissionais são responsáveis por iniciar o processo de fertilização in vitro, pesquisando acerca dos níveis de fecundidade dos pacientes, coletando materiais genéticos, identificando e analisando anomalias em fetos ou embriões, além de monitorar a viabilidade do processo embrionário.

  1. Medicina Nuclear e Imagem

A atuação do biomédico está voltada para a realização de exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, radioterapia e radiologia. A partir desses exames, é possível realizar o diagnóstico correto para que seja enviado para preparação do laudo médico. 

  1. Perícia Criminal 

Sim, o curso de Biomedicina também proporciona aos estudantes a possibilidade de atuação na área criminal!

A partir dessa interdisciplinaridade (genética, química, entomologia forense, dentre outras), os profissionais podem atuar como criminalistas em investigações de cenas de crime ou laboratórios de análises forenses.

  1. Biologia Molecular

A atuação nessa área está relacionada ao estudo e análise de materiais genéticos, interpretando células e mutações, além de contribuir para o diagnóstico e acompanhamento de doenças. A área proporciona aos profissionais o contato direto com produtos de citologia, imunologia, química e microbiologia.

  1. Genética

O biomédico tem a sua atuação voltada para emitir e assinar laudos laboratoriais, realizar consultorias, ser aconselhador genético ou pesquisador, trabalhando com doenças, modificações genéticas e realizando e conduzindo estudos e análises de DNA.

Com essas explicações ficou fácil definir o seu curso? Esteja preparado para ser destaque no mercado de trabalho! Com o nosso curso de Biomedicina, você tem aulas práticas em laboratórios de ponta com professores renomados. Acesse https://processoseletivo.fumec.br/, inscreva-se e venha ser FUMEC!

Compartilhe este conteúdo: