Pesquisar
Close this search box.

Ciclo de estudos: método incrível para tirar nota máxima no ENEM

O ciclo de estudos é um método eficaz para manter o foco e obter os melhores resultados no Enem 2023.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Alguns estudantes já estão realizando cursinhos preparatórios, outros realizam diferentes ferramentas como aprendizado.

Porém, é importante lembrar que ao definir um ciclo de estudos, o aluno pode criar um hábito e ter maiores resultados em seu desenvolvimento de estudo.

A dificuldade da prova do Enem pode variar de acordo com o nível de preparação e conhecimento de cada pessoa. Geralmente, o exame é considerado desafiador por muitos estudantes, mas não impossível de ser realizado.

Dessa forma, para que o aluno possa alcançar o seu objetivo de ter boas notas e entrar na universidade, é preciso começar a estudar e se preparar para este dia.

No conteúdo de hoje, abordaremos este tema e faremos dicas importantes, para você criar um roteiro de estudos e tirar nota máxima no Enem 2023. Confira.

O que é um ciclo de estudos?

O ciclo de  estudos é uma ferramenta poderosa que pode auxiliar um aluno  durante o seu aprendizado, fazendo com que o estudante alcance ótimos resultados em suas notas.

O ciclo é feito como uma espécie de roteiro, para que o aprendiz não se perca diante das suas demandas diárias, pois algumas pessoas precisam conciliar os estudos com lazer, esporte e outras atividades.

Vale ressaltar que todos os afazeres fazem parte de uma rotina, que deve ser respeitada e mantida, pois influencia diretamente nos estudos.

Com isso, o ciclo de estudos define um tempo diário ou semanal para se dedicar e estabelecer metas de progresso. Esse planejamento ajuda a tornar o aprendizado para o Enem mais eficiente e organizado.

Quais são os benefícios do ciclo de estudos?

  • Organização:

O Enem é uma prova que deixa muitos alunos preocupados e ansiosos, pois o exame pode ser um desafio. 

Porém, se o candidato souber se preparar para o dia do Enem, a sua confiança e a tranquilidade podem aumentar, sendo esses fatores que auxiliam no desempenho.

O ciclo de estudos é importante para definir um tempo diário, ou semanal, para estudar cada matéria e estabelecer metas de progresso, como a resolução de um determinado número de questões por dia, ou a escrita de uma redação por semana.

  • Qualidade nos resultados de estudo:

Quando um estudante consegue se organizar e estabelecer um ciclo de estudos, é possível abordar todos os temas necessários para o aprendizado completo de um determinado assunto, sem deixar nenhum tópico de lado.

Além disso, a qualidade do aprendizado pode ser benéfica quando as outras áreas da nossa vida são respeitadas, como tirar um tempo para distrair, ver amigos e fazer atividade física.

O ciclo de estudos também serve para evitar a sobrecarga mental, sendo essa uma maneira eficiente de aumentar a qualidade do estudo.

  • Redução do estresse:

Aprender é importante, faz parte da vida da conquista profissional que um dia almejamos alcançar. Entretanto, quando estamos cansados e sobrecarregados, a tarefa de se dedicar e aprender novos assuntos pode ser estressante.

Uma matéria publicada no G1 nos traz essa realidade, visto que a pressão aumenta quando o Enem está chegando. O estresse é um cenário para os jovens nessa fase de dedicação aos estudos.

São muitas decisões para os estudantes que estão se preparando para a vida adulta, pois além de terem que escolher qual curso fazer na universidade, precisam obter boas notas. 

Um ciclo de estudos é uma ferramenta de auxílio para diminuir o estresse com estudo para provas. Ele proporciona organização, define metas alcançáveis e inclui momentos de descanso e lazer. Com isso, os candidatos podem estudar de forma mais tranquila e eficiente, reduzindo a ansiedade e aumentando a confiança no conhecimento.

Leia também: Qual faculdade escolher com a nota do Enem?

Como é a prova do Enem?

O Enem 2023 será o primeiro exame de muitos alunos, por isso é importante abordar aqui como esse exame é feito.

No entanto, para os estudantes que já conhecem essa prova, vale ressaltar que não haverá mudanças no método de aplicação do exame. 

A principal avaliação do país acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Para realizá-la, é necessário fazer as inscrições, que acontecerão entre os dias 8 e 19 de maio. O Enem é uma prova que se divide em quatro áreas do conhecimento: 

  1. Ciências Humanas e suas Tecnologias: abrange história, geografia, filosofia e sociologia;
  2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: inclui química, física e biologia;
  3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: envolve língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol – e artes; 
  4. Matemática e suas Tecnologias. 

Cada uma das quatro áreas do conhecimento tem 45 questões, totalizando 180 questões no exame. 

As questões são objetivas e apresentam cinco alternativas para escolha, sendo elas A, B, C, D e E. Para responder, os candidatos devem assinalar a alternativa correta, de acordo com o seu conhecimento e interpretação do enunciado.

Além das 180 questões objetivas, o Enem tem uma redação. Ela é aplicada no primeiro dia de provas e deve ser do tipo dissertativa-argumentativa.

O objetivo é avaliar o conhecimento, as habilidades e as competências dos candidatos em relação a essas áreas, a fim de verificar se estão preparados para ingressar no ensino superior.

Confira o nosso artigo completo sobre o cronograma do Enem 2023 e o passo a passo de como se inscrever.

Vale evidenciar que o Exame Nacional do Ensino Médio não sofreu alterações. De acordo com uma notícia do G1, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu temporariamente as mudanças que seriam implementadas no Enem de 2024. No entanto, essa informação não afeta os estudos de quem planeja fazer o Enem em 2023. 

A prova continua a ser composta pelas mesmas áreas de conhecimento, incluindo ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática, além da produção de uma redação.

Como organizar os estudos para o Enem 2023?

Para organizar os aprendizados para o dia da prova, é necessário criar um ciclo de estudos, definindo quais são os conteúdos que precisam ser estudados e em quanto tempo.

É importante lembrar que o objetivo é organizar os estudos dentro das possibilidades, uma vez que não adianta exagerar e ficar sobrecarregado ou desanimado.

Separamos algumas dicas essenciais para ajudar na hora de montar o ciclo de estudos.

DbXqXsCUApLBX42BR05O0VKRHRF9EBlSmoTgNTf73K

  1. Evite grandes maratonas de estudo

Diversos estudos científicos têm mostrado que estudar sem parar pode não ser a maneira mais eficaz de aprender.

Fazer pequenas pausas durante a atividade de estudo pode levar a grandes ganhos de aprendizado, pois é durante esses descansos que o cérebro processa rapidamente as informações recém-aprendidas, fortalecendo a habilidade adquirida. Essas são as informações divulgadas na matéria publicada na BBC News Brasil.

Ainda na publicação é abordado que esse é um caminho para memorizar as novas descobertas, visto que o cérebro precisa de descanso para consolidar as memórias.

Por isso, é recomendável que o ciclo de estudos seja dividido em sessões de tempo menores e mais frequentes, com intervalos para descanso e relaxamento. Dessa forma, nosso cérebro terá tempo para processar as informações e se preparar para receber novos estímulos.

  1. Estabeleça uma meta

Estabelecer metas é essencial para que o estudante possa ter uma direção. Assim, é possível definir quais assuntos são mais relevantes. 

Além disso, essa é uma forma de manter a motivação e ter um propósito claro. Uma prova como o Enem exige foco e determinação, e se o candidato realizar um ciclo de estudos eficaz, a jornada será muito mais prazerosa e recompensadora.

  1. Realize anotações

As anotações são uma técnica eficaz para ajudar a aprender melhor. Escrever o que entendeu sobre um assunto enquanto estuda, está dentro do processo de aprendizado.

Essa é uma prática que ajuda a consolidar as informações na memória a longo prazo, tornando mais fácil lembrar e recuperar essas informações posteriormente.

Vale lembrar que essa é uma maneira de revisar o conteúdo, tendo acesso aos pontos mais importantes que podem cair no dia da prova.

  1. Respeite o seu corpo

Respeitar o nosso corpo também é uma ferramenta de estudo. Isso acontece porque quando o corpo está descansado, bem nutrido e em boas condições físicas, temos mais disposição e energia para estudar com mais eficiência e foco.

Portanto, é necessário comer bem e praticar exercícios físicos. Quando a endorfina é liberada no corpo, ela pode ajudar a melhorar a disposição física e mental, aumentando a resistência do sistema imunológico. Também, podemos mencionar aqui que o exercício físico pode criar novos neurônios e ajudar na memória, segundo a matéria publicada no G1. Ainda no conteúdo, é apontado que a exercitar-se de forma regular aumenta a produção de uma proteína chamada FNDC5, que por sua vez aumenta a produção de outra proteína chamada BDNF, responsável pelo crescimento de novos neurônios no hipocampo, região do cérebro relacionada à memória.

Dessa forma, é essencial que o estudante reserve um tempo para praticar atividade física, mesmo que em pequenos intervalos de tempo.

  1. Determine um ciclo de estudos 

Por último, mas não menos importante, é necessário ter um ciclo de estudos. Todos os outros passos e ferramentas que mencionamos durante o conteúdo podem ser aplicados nesse material.

A importância do ciclo de estudos está diretamente relacionada à sua capacidade de aprendizado e progresso em direção a seus objetivos.

Outra vantagem de utilizar essa ferramenta é que ela é prática e flexível, podendo ser ajustada facilmente à sua rotina. Essa é uma ótima alternativa para quem deseja tirar nota máxima no Enem 2023. 

O resultado obtido na nota do Enem será primordial para escolher qual curso fazer e qual universidade escolher. Na FUMEC, é possível utilizar a nota do ENEM como processo seletivo para ingressar na faculdade. Além disso, essa nota também pode ser usada para solicitar bolsas de estudo com descontos.

Além disso, nossa instituição possui uma reputação de 60 anos de excelência, formando profissionais de sucesso e destaque. São 38 cursos de graduação presencial e educação a distância em diferentes áreas do conhecimento com profissionais altamente especializados e qualificados.

Clique aqui e confira as nossas bolsas, descontos e financiamentos disponíveis para você! 

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você

Inovações Na Educação Superior 

Elaboramos esse artigo para te ajudar a entender melhor alguns aspectos relacionados a esse movimento e mostrar como a FUMEC inova em todos os cursos, sejam eles em modo presencial ou EaD.