A cada semestre os alunos dos cursos a distancia ofertados pela UNIVERSIDADE FUMEC cursam disciplinas definidas no Projeto Pedagógico de cada curso. Estas são compostas por variadas sessões de aprendizagem: videoseducativos, leituras, atividades, plantões e avaliações.

No horário que melhor convier ao aluno, desde que siga o cronograma de cada disciplina, deverá assistir aos videoseducativos, cumprir metas de aprendizagem baseadas em desafios, realizar leitura de livro texto ou de material didático disponibilizado e atividades por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse processo, por meio desse ambiente e durante o semestre, no modo a distância, o aluno realizará atividades avaliativas que totalizam 40 pontos.

Sempre que desejar o aluno, poderá esclarecer suas dúvidas por meio do AVA interagindo com os tutores e professores ou participando de plantões on-line e/ou presenciais conduzidos pelos docentes.

De acordo com o curso escolhido o aluno precisa ir ao polo de apoio presencial para a realização de duas ou uma prova no semestre. Para os cursos que adotam 2 provas (intermediária e final) são atribuidos 30 pontos para cada. Para os cursos que adotam apenas a prova final esta é avaliada em 60 pontos.

Por duas vezes a cada semestre os alunos precisam ir ao polo de apoio presencial para a realização de uma prova intermediária e prova final segundo o calendário acadêmico da EaD. Para cada uma dessas avaliações são atribuídos 30 pontos.

De acordo com as disciplinas, nas quais foi aprovado, o aluno deve se matricular nas disciplinas do semestre seguinte e/ou em disciplinas pendentes, por meio do sistema de gestão acadêmica da instituição.

A cada dois semestres letivos o aluno completa um módulo de aprendizagem.