Sobre o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade FUMEC

O Núcleo de Prática Jurídica é o órgão responsável pela supervisão e fiscalização das atividades do estágio interno e externo do Curso de Direito da Universidade FUMEC, tendo como Coordenadora a Prof.ª Geórgia Guimarães Boson.

Atualmente, o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade FUMEC tem um setor, qual seja, Escritório Modelo, onde é realizada a prática jurídica real interna, que tem como fim proporcionar aos alunos do curso de graduação a oportunidade de exercer a prática da advocacia com a supervisão de professores e a colaboração de advogados e monitores.

No entanto, a prática jurídica real interna da Universidade FUMEC foi desdobrada em outros setores, já que alguns alunos são proibidos de exercer atividades práticas de advocacia e, portanto, de serem inscritos nos quadros de estagiários da OAB e, outros, impossibilitados de comparecer ao estágio durante a semana, uma vez que trabalham em tempo integral e não podem se ausentar durante a semana para o exercício das atividades obrigatórias do estágio.

Dessa forma, alguns setores da prática jurídica real interna do Curso de Direito da Universidade FUMEC funcionam aos sábados e até aos domingos, quais sejam, Cartilhas, Delegacia, Frequência Jurídica, Lei de Execução Penal, Mediação e Conciliação, Palestras e Pareces, sendo que maiores informações acerca das atividades de cada um desses setores podem ser obtidas pessoalmente na sala 009, do prédio da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, local onde funciona o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade FUMEC.

Coordenadora (secretarianpj@fumec.br)
Profª Georgia Guimarães Boson

Coordenadora Adjunta do Escritório Modelo (escritorionpj@fumec.br)
Profª Ana Paula do Vale Fossali Paranhos

Professores Orientadores
Profª Andrea de Campos Vasconcellos
Prof. Guilherme Orlando Anchieta Melo
Prof. Bruno Ferreira Bini de Mattos
Prof. Vinícius Lucas Paranhos 

Advogados
Marcelo Queiroz Alves de Oliveira
Zaphia Boroni de Souza
Lorena Arantes Simões

Secretaria do NPJ
Livia Laurelli Vilela
Maria Luiza Oliveira Vilaça

Secretaria Escritório Modelo
Luciana Pohlmann Ramos
Maria Luiza Oliveira Vilaça

LOCALIZAÇÃO E HORÁRIO DE ATENDIMENTO

NPJ
Rua Cobre, 200 - Cruzeiro
Telefone: (31)3228-3090 ramal 3201
Segunda a quinta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 22h
Sexta, das 8h às 13h e das 14h às 21h

Escritório Modelo
Rua Cobre, 200 andar térreo do prédio da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde - FCH.
Segunda a quinta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Telefone (31) 3228.3090 ramal 3204

Sobre o Escritório Modelo

O Escritório Modelo do Núcleo de Prática Jurídica é um setor do curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC que proporciona aos seus estagiários a aquisição de conhecimentos para o exercício das várias atividades jurídicas, ou seja, trata-se de atividade de ensino com o objetivo de prestar Assistência Jurídica à comunidade carente, com renda familiar de até 03 (três) salários mínimos.

Dessa forma, toda prestação de serviços jurídicos desenvolvida no Escritório Modelo do NPJ é feita pelos estagiários com a orientação e supervisão de professores orientadores do curso de Direito, sendo que durante o estágio profissional o aluno patrocina causas cíveis, criminais e trabalhistas.

Assim, os funcionários e alunos das três unidades da Universidade FUMEC estão sujeitos às mesmas regras dos demais clientes, ou seja, além de ter que comprovar renda familiar de até 03 (três) salários mínimos, deverão aguardar atendimento em uma lista de espera existente na Secretaria do Escritório Modelo e, sempre que for atendido uma primeira vez, deverá previamente marcar os retornos para novos atendimentos também na Secretaria do Escritório Modelo, para que não tenhamos problemas na organização da pauta de atendimentos.

Por fim, é importante ainda esclarecer que, o Escritório Modelo segue o calendário letivo e, portanto, os novos atendimentos aos clientes, sejam funcionários, alunos ou não, são realizados somente pelo professor orientador, juntamente com os estagiários do semestre durante o período letivo, já que este setor, conforme acima mencionamos, tem como objetivo principal o ensino e não diretamente a assistência.

Este procedimento será adotado a partir do 2.º semestre de 2016, como tentativa de organização e padronização dos atendimentos aos funcionários e alunos, deixando expressamente esclarecido quais são os objetivos e regras deste setor, que exerce relevante função em nossa comunidade acadêmica.

INFORMAÇÕES GERAIS

Sistema On-line NPJ