Orientações

Logo de início, procure o SIAP para orientações, evitando assim equívocos que possam atrasar o processo.

Oriente seu contratante a providenciar a documentação de sua contratação até no máximo 15 dias após o início de seu estágio, pois documento retroativo é ilegal sujeito às penalidades cabíveis.

Conforme a lei 11.788/2008, todo estagiário tem direito de ser acobertado pelo seguro contra acidentes pessoais, este seguro deve ser providenciado pelo contratante, antes da expedição do T.C.E., pois, o número da apólice e o nome da seguradora deverão ser mencionados no referido documento.

O estágio será classificado com "obrigatório" ou "não obrigatório", pelo professor de estágio mediante á analise do plano de estágio, conforme determinado na resolução 005/2017/FEA-FUMEC.

Além dos documentos citados na legislação, que são: O TCE - Termo de Compromisso de Estágio e o Plano de Atividades de Estágio, a FEA-FUMEC, conforme sua resolução 005/2017, exige a apresentação do memorial descritivo da empresa. Este documento descreve as instalações físicas, equipamentos e softwares que serão disponibilizados ao estagiário. Oriente o seu contratante a providenciá-lo.

Toda documentação deve ser digitada, sendo todos os seus campos devidamente preenchidos, e conter carimbo da empresa na via de assinatura. Caso o contratante seja profissional liberal, anexar cópia de sua carteira de Identidade ou do conselho regional. Não se esqueça de apresentar ao SIAP, semestralmente e ao término do estágio, os relatórios de auto-avaliação e avaliação de estágio. A não apresentação destes, poderá ocasionar na reprovação do estágio. Caso o estágio tenha sido classificado como obrigatório, haverá entrevista com o professor orientador, após a entrega destes documentos.