Comentários do leitor

O Uso De Testes Psicológicos Em Seleção De Pessoal

por Maria Silva (04/02/2019)


9º Fase de Integração, em resumo, a fase de integração é aquela pelo qual novo colaborador, depois de devidamente admitido segundo a legislação vigente, será orientado e assessorado pelo administrador de recurso humanos da empresa no processo de adaptação ao novo cargo e empresa.

NORONHA, A. P. P. (2002) Os problemas mais graves e mais freqüentes no uso de testes psicológicos. Nesse sentido, é notório que se atingirá maior validade e precisão dos resultados quanto mais as técnicas e os instrumentos estejam alinhados ao objetivo da busca do perfil profissional mais adequado àquela função específica recrutador 24 horas.

Jacobsohn (2002), citado por França (2008), caracteriza as etapas de um processo de seleção a partir do momento em que é necessária a aquisição de um novo profissional ou devido à necessidade de uma substituição na empresa. Revista Diálogos - Os dilemas da avaliação psicológica, nº 3, Brasília, 2005.



No caso do recrutamento interno, procuram-se os candidatos dentro da própria organização, enquanto externo busca candidato no mercado de trabalho ou em fontes específicas, tais como consultas de cadastro em sites, os anúncios em jornais, em sites especializados, agências de empregos, faculdades, escolas, etc.

Diante do que foi observado e coletado, entende-se que os testes psicológicos são apenas mais uma rica ferramenta que serve de subsídio para tentarmos compreender um pouco mais do comportamento humano e das suas variáveis, de modo que, nada é pré-determinado ou definitivo.