Revistas

  • Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces

    A “Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces” será publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. O periódico possui um perfil interdisciplinar, incentivando a divulgação de produções acadêmicas e científicas relacionados às áreas de Comunicação e Informação, Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento, Biblioteconomia, Arquivologia, Governança da informação, Ciência da Computação, Inteligência Competitiva, Política Informacional, Ontologias Biomédicas e Ontologia Aplicada.

  • Revista de Administração FACES Journal

    A Revista de Administração FACES Journal é uma publicação da Universidade FUMEC/FACE, que busca atender a amplo leque de conhecimentos, perspectivas e questões em Administração. O público-alvo é composto por estrato relevante da comunidade empresarial – administradores, executivos, consultores e executivos de alta e média gerência, assim como por acadêmicos – professores, pesquisadores e estudantes de Administração e áreas afins.

  • Revista PRETEXTO

    A Revista Pretexto é uma iniciativa da Universidade FUMEC/FACE que tem como finalidade publicar e disseminar pesquisas empíricas e ensaios, já finalizados ou em fase de finalização, de modo a disseminar o conhecimento em Administração e áreas afins. Visa, também, criar um debate sobre o tema e gerar maior participação de acadêmicos e gestores em seu desenvolvimento.

  • Revista Mediação

    A Revista Mediação, periódico eletrônico semestral WebQualis B2 Interdisciplinar, vinculado aos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Culturais Contemporâneos e aos cursos de Graduação em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda da Universidade FUMEC, desde 2001, voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos da área. As linhas temáticas priorizadas pela revista são: comunicação, linguagem e semiótica, teorias e epistemologia da comunicação, estudos interdisciplinares da comunicação, comunicação e sociabilidade, comunicação, política, ética e cidadania, comunicação especializada e organizacional, jornalismo comparado, comunicação audiovisual, comunicação e multimídia, comunicação e cibercultura, fotografia, cinema, videoarte, música, arte digital, web-art. Os temas são livres, no entanto, convidamos e sugerirmos aos autores, a cada nova edição, um dossiê temático. A revista integra em seu Conselho Editorial um grupo de cientistas com notório saber nas áreas temáticas ligadas à Comunicação Social. A Revista Mediação está atualmente indexada ao Latindex, ao Ibict e e-revistas. A revista está sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0.
  • Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC

    O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Universidade FUMEC apresenta a REVISTA MERITUM à comunidade acadêmica, com a missão de ser um instrumento efetivo para a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos no Brasil e no exterior, em consonância com as linhas de pesquisa "Autonomia Privada, Regulação e Estratégia",  "Esfera Pública, Legitimindade, Controle".


     

  • Paidéia

    A revista Paidéia é uma publicação do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC, de periodicidade semestral, que se propõe a ser veículo de divulgação de artigos, relatos de experiências, ensaios e resenhas na área da Educação, a fim de incentivar e qualificar a produção acadêmica e a reflexão sobre o fenômeno educativo. A revista surgiu da necessidade de se pensar este fenômeno de forma interdisciplinar, com o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes de Pedagogia, das Licenciaturas e de pós-graduação em Educação e dos diversos profissionais que atuam nesse campo. Dirige-se, portanto, ao público de professores, pesquisadores e estudantes das áreas de Educação e Ciências afins, e pretende ser um canal de divulgação e diálogo interdisciplinar com as contribuições de pesquisas e debates que tratem de questões da Educação. A revista visa, em especial, instigar e facilitar o intercâmbio nacional e internacional nesta área, e propõe-se, nesse sentido, a oferecer um panorama abrangente, qualificado e acessível sobre questões centrais à Educação, servindo à formação e reflexão tanto de pesquisadores quanto de professores de todos os níveis de ensino, coordenadores pedagógicos, diretores e estudantes universitários da área da Educação e Ciências afins.

  • Achiote.com - Revista Eletrônica de Moda

    A Achiote.com – Revista eletrônica de moda é uma publicação vinculada ao curso de graduação em Design de Moda e ao curso de pós-graduação stricto sensu em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade FUMEC, desde 2013. Resultante de um projeto de extensão, tem por intuito promover o debate das questões que circundam a Moda por meio de textos de caráter acadêmico. O título deste periódico é o reconhecimento da importância de uma planta nacional, de origem indígena, na manufatura e comércio das sedas lavradas na Europa do século XVII e XVIII. Essa planta é o Urucum, nome derivado do tupi Uru-ku, que significa vermelho. E como Urucum virou Achiote? Em terras espanholas esse princípio tintório, com grande poder de coloração - em cores do amarelo dourado ao vermelho tijolo - foi chamado de Achiote. As linhas temáticas priorizadas pelo periódico são: moda, arte, história da moda, cultura contemporânea, jornalismo de moda, semiótica, tecnologia têxtil, estamparia, coleções e novos produtos em moda, figurino, produção artística e executiva em Moda, marketing pessoal e empresarial, mas os temas são livres.

  • CONSTRUINDO

    A Revista CONSTRUINDO é uma publicação científica conjunta entre a FEA - Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, a EE/UFMG - Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Geraise a FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Seu principal objetivo é divulgar a produçãocientífica através da publicação de artigos de pesquisadores na área da Engenharia Civil. Trata-se de um veículo de publicação acadêmica, de livre acesso, direcionada à comunidade da Construção Civil. Formada por pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e graduação, além de empresários e profissionais atuantes nesta área ou em outras correlatas. Publicam-se artigos na língua portuguesa ou  inglesa.

  • Engenharias On-line

    A Revista Engenharias on line surgiu em 2014, na Faculdade de Engenharia da Universidade Fumec, através da iniciativa de um grupo de Professores pesquisadores.

     A revista tem como objetivo desenvolver a pesquisa nas universidades, publicando trabalhos realizados por pesquisadores em nível de pós graduação, Latos e Stricto Sensu, bem como incentivar os alunos da graduação na iniciação científica.

    Já está no ar a Terceira edição, confira!!

  • Revista Estética em Movimento

    Revista Acadêmica do curso de Bacharelado em Estética da Universidade FUMEC.
  • FUMEC EM P&E - REVISTA DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FUMEC

    A revista FUMEC em P&E foi criada em 2018, como uma das metas dos setores de Pesquisa e Extensão da Universidade Fumec. Conta em sua equipe editorial formada pelos coordenadores dos setores de Pesquisa e Extensão ligados diretamente à Pró-Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão da Universidade Fumec. Objetiva contribuir com análises e reflexões sobre  as experiências extensionistas e de pesquisa e suas repercussões, buscando fortalecer a comunicação entre Universidade-Sociedade ao tornar público as atividades vinculadas à Pesquisa e à Extensão que foram desenvolvidas ao longo do ano.  Possui periodicidade anual, onde são apresentadas todas as ações relacionadas a estes setores.