ANTEPROJETO DA REDE COLETORA E PROJETO CONCEITUAL DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO SANITÁRIO PARA ÁREA URBANA PERIFÉRICA DO BAIRRO PALMARES B, MUNICÍPIO DE IBIRITÉ, MINAS GERAIS

Júlio César Pinto Coelho Neto, Marco Túlio Sousa Notta, Marcos Lúcio José de Paula, Pedro Alvim cezarini Tavares

Resumo


Estudou-se, em nível de anteprojeto, o esgotamento sanitário da área supracitada. Os trabalhosdesenvolvidos apontaram a conveniência de se transferir o esgoto coletado paraa rede de uma bacia adjacente. Essa conveniência apoia-se no fato de que odestino final do esgoto coletado nessa bacia já se encontra equacionado. Paraefetuar a transferência, será necessário implantar uma estação elevatória. Emseu início, o trabalho apresenta uma revisão da literatura técnica pertinente,onde são mostrados, além da legislação aplicável, os diferentes tipos desistema de esgoto, seus componentes, as características desejáveis para asredes coletoras e estações elevatórias. Em seguida, descreve a metodologia detrabalho adotada. Finalmente são apresentados o anteprojeto da rede e o projetoconceitual da elevatória. Em suas considerações finais, são apresentadoscomentários a respeito de como o sistema de esgoto proposto beneficiará aregião e, em particular, seus moradores.

Palavras-chave


Estação elevatória de esgoto sanitário. Rede coletora de esgoto sanitário. Sistema de esgoto sanitário. Transferência de bacia de esgoto sanitário

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 5737 - Cimentos Portland resistentes a sulfatos. Rio de Janeiro: ABNT, 1992. 4p.

_______________________. NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, ABNT, 2002. 154p.

CONCREMAT ENGENHARIA. Sistema de esgoto sanitário de Ibirité: Interceptor do Córrego Palmares – MD – estação de elevatória de esgoto Q = 70 L/s. Belo Horizonte: Concremat, 2010.

FUNASA. Manual de saneamento. 3. ed. rev. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2004. 408p.

SAAE Araguari. E.E.E. Desamparo. Disponível em:

http://www.saearaguari.com.br/desenv/aguaesgoto. php. Acesso em: 27 de novembro de 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários