Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Por entender que o acesso adequado e atualizado à informação técnico-científica é essencial ao desenvolvimento tecnológico, econômico e social e considerando os problemas de distribuição e disseminação de periódicos impressos, optou-se por se disponibilizar este veículo de publicação eletrônico, Revista TFC – Engenharia on line, é um espaço de divulgação de práticas pedagógicas desenvolvidas na Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, na qual serão publicados os melhores Trabalhos Finais dos Cursos de Engenharia da FEA, na forma de artigo.

A Revista destina-se, também, à divulgação de pesquisas originais (que não tenham sido publicados em outro periódico) realizadas em nível de trabalho final de graduação de áreas da Engenharia, no contexto local, regional, nacional.

Esta revista é aberta, não cobra qualquer tipo de taxa para submissão ou aquisição do material aqui divulgado, o material publicado pode ser copiado de forma inteira ou parcial desde que seja citada a fonte. É de inteira responsabilidade do autor(s) o conteúdo do artigo aqui publicado. Os artigos publicados são de direitos autorais da Revista TFC – Engenharia on line.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão pré-selecionados pelo Editor da revista. (Serão excluídos da seleção, os artigos que trazem estudos não válidos, que não sejam relevantes ou sobre temas ultrapassados). A seleção pretende evitar a publicação de muitos artigos sobre o mesmo tema em um volume.

O artigo triado pelo Editor da revista será então encaminhado para dois revisores, selecionados de acordo com o assunto, que irão verificar a validade científica do artigo e sua originalidade, a estrutura linguística, entre outros. O processo de revisão pelos pareceristas leva em torno de 30 dias.

Após o recebimento das sugestões dos dois pareceristas, o Editor as encaminha ao autor, que é convidado a fazer correções.

Caso as correções feitas tenham atendido às sugestões dos revisores, o artigo é aprovado e entra em espera para ser encaixado na pauta de publicação. Caso contrário, o autor é avisado de que o artigo foi rejeitado.

Ao enviar seu artigo, o autor deve informar um e-mail válido e com acesso frequente, pois é através dele que será avisado quando for necessário corrigi-lo e quando o artigo será publicado

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Missão

A Revista de Revista TFC – Engenharia on line tem por missão difundir o conhecimento desenvolvido pela comunidade científica, em nível de Trabalho de Conclusão de Cursos de Graduação, visando despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes universitários, bem como contribuir para o avanço científico e tecnológico no âmbito das Engenharias.

A proposta é contemplar a diversidade temática, oportunizando a divulgação de práticas investigativas em diferentes perspectivas didático-pedagógicas, buscando minimizar a carência de periódicos de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação na área de Engenharias, abrindo, assim,  mais um espaço de promoção de debate pela comunidade científica.

 

 

 

 

Objetivos

A Revista  TFC – Engenharia on line tem como objetivos:

  • Fomentar a disseminação de conhecimento em áreas relacionadas às Engenharias, através da publicação de artigos que apresentem resultados obtidos em Trabalhos de Finais de Curso de Graduação;
  • Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica da FEA e fora dela, que contribuam para o desenvolvimento das empresas, dos profissionais, da sociedade e da produção científica;
  • Viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação.