USO E DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO

Julio César Silva Azevedo

Resumo


O ensino híbrido vem sendo considerado como uma tendência educacional, nele misturam-se abordagens tradicionais com novas abordagens sustentadas pela adoção e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Gradualmente, essas tecnologias vão sendo integradas às rotinas escolares exigindo novos e múltiplos letramentos. Neste estudo, um conjunto de TDIC disponibilizadas gratuitamente pela Microsoft e Google foram
experimentadas pelo pesquisador e seus alunos. Ao usá-las, ambos participaram da criação de novas abordagens centradas no conceito de letramento científico. Estudar os principais fatores que influenciam o uso e a difusão de inovações tecnológicas no ensino médio é o problema central desta pesquisa e para isso criou-se dois conceitos principais: “o processo de uso e difusão de uma inovação tecnológica”, e “resultados obtido pelo uso dessa inovação”. O estudo
foi realizado por meio de uma pesquisa ação, utilizando-se o método de pesquisa quantitativa de natureza exploratória. Trata-se de um estudo de caso, com dados coletados numa amostra de 79 alunos dentre os 119 matriculados nas três turmas da primeira série dos cursos técnicos de Mineração e Edificações de uma instituição federal de ensino de ciência e tecnologia. O banco
de dados da pesquisa foi gerado pela aplicação de questionários com escala Likert de cinco pontos e para avaliar as relações entre os constructos formulados utilizou-se o modelo de equações estruturais e a abordagem PLS (Partial Least Square). Espera-se que este trabalho possa contribuir para ampliar o debate sobre o uso e difusão de TDIC como inovações no desenvolvimento de habilidades do século 21 nas organizações escolares.


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ISSN 2358-5501 (Online)