TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO APLICADAS NA EDUCAÇÃO: um estudo da percepção dos alunos de cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade EaD sobre a contribuição das TIC’s no processo de aprendizagem

TIAGO TEIXEIRA DA SILVA

Resumo


A constante evolução tecnológica impacta diretamente nos processos de ensino-aprendizagem, inclusive propagando a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no Ensino Superior, principalmente no modelo de Educação a Distância (EaD). Diante do aumento da procura por este modelo nos últimos anos, sendo as tecnologias cada vez mais incorporadas em seus processos e ainda raros estudos sobre TIC’s em pós-graduações lato sensu na modalidade EaD, esta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de TIC’s para a aprendizagem na percepção de alunos de cursos de pós-graduação na referida modalidade. Buscou-se identificar: TIC’s utilizadas frequentemente por alunos de pós-graduação, e como elas influenciam na aquisição do conhecimento durante um curso EaD; principais dificuldades dos alunos quanto à utilização de TIC’s; e principais características que compõem o perfil de alunos de pós-graduação EaD. A abordagem do problema foi realizada de forma quantitativa, mediante questionário on-line para coleta de dados, o qual foi aplicado a alunos matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu EaD de instituições em Belo Horizonte (Minais Gerais). Com os resultados obtidos identificou-se que os respondentes, de modo geral, possuem determinadas características essenciais à realização de cursos de EaD. Além disso, constatou-se o “fórum de discussão” como sendo a ferramenta de TIC mais utilizada. No que diz respeito às questões sobre a contribuição de TIC’s para a aprendizagem, os alunos, em maioria, confirmaram as afirmações propostas com índices de concordância acima de três (3) no Ranking Médio. Em contrapartida, no que se refere a prováveis dificuldades durante a realização do curso, os resultados demonstraram que as afirmativas listadas não foram identificadas como possíveis problemas pela maioria dos respondentes – de acordo com índices no Ranking Médio (valores abaixo de dois, 2).

 

Palavras-chave: Criação do conhecimento. Educação a Distância. Ensino-aprendizagem. Pós-graduação. Tecnologias de Informação e Comunicação.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)