Gestão do conhecimento no setor de telecomunicações: análise do processo de criação de novos serviços e produtos

Eduardo Winter

Resumo


O objetivo deste trabalho é caracterizar como os gerentes das empresas do setor de telecomunicações, que atuam no Brasil, percebem a gestão do conhecimento no processo de inovação e criação de serviços e produtos. Foram realizadas entrevistas com três gerentes de três empresas de telecomunicações no Brasil, seguindo um roteiro composto de 33 perguntas, seguindo um roteiro baseado nos construtos. Com base nas respostas das entrevistas foi elaborada e aplicada uma pesquisa quantitativa, composta por 20 perguntas. As vinte questões da pesquisa foram elaboradas com o intuito de abordar os componentes que representam as práticas de gerenciamento de conhecimento. O formulário de pesquisa foi emitido, com suporte do Google form, para os gerentes de diversas empresas de telecomunicações, incluindo operadoras, consultorias, universidade e CPqD. Obteve-se o retorno de cento e quinze formulários de pesquisa cujas respostas às questões propostas foram filtradas e agrupadas e posteriormente analisadas. Os resultados sugerem que na percepção dos pesquisados as práticas gerenciais, relacionadas à efetiva gestão do conhecimento não são completamente disseminadas nas empresas estudadas. Além disto, não foram encontradas evidências quanto ao uso do modelo triple Helix para a inovação e a criação de serviços e produtos. Como conclusão sugere-se um aprofundamento da análise na busca pelas principais causas que dificultam as organizações a utilizar, de forma ampla, a gestão do conhecimento para desenvolver serviços e produtos, com base principalmente, em fatores como a política cultural corporativa e estímulo à aprendizagem organizacional.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)