Estratégias e práticas de gestão da inovação em um banco brasileiro: estudo de caso.

BRAULIO MAGNUM MONTEIRO DOS SANTOS

Resumo


A gestão da inovação assume cada vez mais um papel importante no desempenho da empresa na busca pela vantagem competitiva sustentável. Desta forma, avaliar as estratégias e práticas de inovação adotadas pela empresa é uma importante etapa para o alcance dos objetivos propostos. A partir dessa necessidade identificada, realizou-se esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso de natureza descritiva, a fim de analisar o processo de gestão da inovação em um banco brasileiro. Por meio de pesquisa documental e entrevista ao gestor da divisão de inovação de uma unidade estratégica do Banco, foram descritas as estratégias e ações de gestão da inovação realizadas pela empresa. Para captar a percepção dos funcionários em relação à gestão da inovação, aplicou-se o questionário que se constitui em uma ferramenta de análise elaborada por Tidd, Bessant e Pavitt (2008), que propõe analisar a gestão da inovação sob o aspecto de cinco dimensões: estratégia, processos, organização inovadora, relacionamentos e aprendizagem. Os resultados dessa análise apontam para a necessidade do Banco de aperfeiçoar as estratégias e rotinas de gestão, além de ampliar a comunicação acerca das ações relacionadas à inovação, buscando disseminar a cultura de inovação na empresa.

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ISSN 2358-5501 (Online)