GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA À GESTÃO DE PROJETOS AUTOMOTIVOS: uma adequação das montadoras ao novo cenário econômico

ARIANA RIBEIRO DE AZEVEDO

Resumo


O mercado atual exige cada vez mais das empresas o rápido lançamento de novos produtos, atendendo aos anseios dos clientes, que cada vez mais esperam produtos com evoluções tecnológicas em um curto espaço de tempo. Lançar produtos rapidamente envolve tempo, custos, organização e alta performance no desempenho das empresas, especialmente na fase de desenvolvimento dos produtos. Dentro desse contexto, o processo de implantação das lições aprendidas, bem como da manutenção e do armazenamento do conhecimento adquirido, é um requisito imprescindível. O armazenamento do conhecimento depende, em grande parte, das pessoas envolvidas nos processos, mas se faz necessária a utilização de ferramentas e processos que possam auxiliar nessa atividade. Em se tratando de um novo modelo de Automóvel, em que é preciso fazer a integração de todos os sistemas automotivos e garantir a segurança dos passageiros, lançar veículos rapidamente se torna um desafio ainda maior. Dentro desse contexto, a pesquisa em questão irá avaliar os processos existentes na literatura dos últimos 5 anos com o intuito de identificar se são aplicáveis ao processo do desenvolvimento de um novo modelo de automóvel. Por meio de entrevistas realizadas em uma das 10 maiores montadoras de automóveis do mundo, será discutido qual ou quais processos e ferramentas são os mais adequados para o desenvolvimento de um novo modelo de automóvel.

 

Palavras-chave:  Automóvel. Gestão do conhecimento. Gestão de Projetos. Time to Market.


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