MODELO PARA VANDALISMO VIRTUAL POR MEIO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE DE SENTIMENTOS

PRISCILA SILVEIRA DE LACERDA

Resumo


A busca pela melhoria contínua na condução de atividades tem feito com que as organizações adotem cada vez mais modelos de gestão por processos e, consequentemente, modelos para avaliar a maturidade organizacional. O intuito desse movimento é o de se destacar em competitividade e sustentabilidade em sua forma de trabalho, na qualidade de seus produtos e na produtividade da prestação de seus serviços, buscando adaptar-se, permanente e efetiva, às demandas de suas partes interessadas. Em hospitais, a busca pela melhoria em seus processos não é diferente, pois nestes a busca pela melhoria contínua é fundamental quando se trata do binômio ação-informação. Este estudo analisa referenciais teórico-conceituais e as formas de aplicação dos principais modelos de maturidade em gestão por processos além de propor um novo modelo de avaliação da maturidade de processos. Como referência, foi considerada a integração do modelo PEMM (Processand Enterprise Maturity Model), proposto por Hammer (2007), com o recorte PMM (Process Maturity Model), proposto por Figueiredo (2016), além de indicações de referência do critério processos e de escalas de medição do Modelo de Excelência em Gestão (MEG). Com referência ao MEG, foram introduzidos no modelo da pesquisa os elementos que se referem aos critérios de avaliação que tratam de requisitos e fatores de enfoque estruturado de aplicação controlada abrangente. Assim, esta pesquisa, com base em um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa, mediante a utilização de oficinas temáticas e a aplicação de questionário de avaliação da maturidade, procurou responder à questão: “Em que extensão os macroprocessos integrados denominados suprimentos e farmácia hospitalar apresentam maturidade, contribuindo para a melhoria contínua do desempenho funcional e a agregação de valor às partes interessadas?” O objetivo principal da pesquisa foi analisar a validade de uma nova abordagem de avaliação para a melhoria de processos organizacionais.Os resultados obtidos apontaram que o novo modelo proposto na pesquisa, denominado como Process Maturity Model Extended (PMME) mostrou-se válido e aplicável à avaliação de macroprocessos de uma cadeia de valor, com externalização do conhecimento de processos, realizada pelos próprios executores e responsáveis

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ISSN 2358-5501 (Online)