QUALIDADE DA INFORMAÇÃO E A EFETIVIDADE DOS SISTEMAS CORPORATIVOS DE INFORMAÇÃO NA TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA: um estudo de caso na Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais

Alvaro Godoy Penido

Resumo


A pesquisa em questão, de estrutura interdisciplinar, busca avaliar a qualidade da informação disponibilizada pelos sistemas corporativos utilizados no âmbito da administração pública do Estado de Minas Gerais, sob o prisma da percepção da satisfação dos usuários desses sistemas no âmbito da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG), e da efetividade desses sistemas corporativos em relação à transparência governamental. Pela utilização cada vez maior de dados informatizados para processamento, manipulação, armazenamento e descarte de informações no setor público, esses dados devem ser disponibilizados pelos diversos sistemas de informações em uso no Poder Executivo do Estado de Minas Gerais com a maior qualidade possível. Assim, a avaliação e o monitoramento dos sistemas de informação corporativos em uso atualmente no governo estadual tornam-se essenciais para o provimento de um ambiente corporativo seguro e para uma gestão eficiente da qualidade da informação, controles estes que subsidiarão com fidedignidade a transparência governamental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e quantitativa, realizada através de um estudo de caso aplicado na CGE/MG, órgão responsável pelo controle interno na administração pública estadual. Na análise dos dados, obtidos mediante coleta de dados efetuada através de aplicação de questionários e entrevistas, foram utilizadas técnicas estatísticas multivariadas, e entre os resultados esperados, a serem apresentados sob a forma de relatório técnico qualificado, destacam-se a percepção da satisfação dos usuários dos sistemas de informação corporativos do Estado de Minas Gerais e a efetividade desses sistemas na transparência da gestão pública.


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Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)