ACERVO ACADÊMICO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES): MANUTENÇÃO, GUARDA E ACESSO AOS DOCUMENTOS DE ARQUIVO

ZENÓBIO SANTOS JUNIOR

Resumo


Nos últimos quinze anos, uma série de programas e ações contribuíram significamente para o crescimento, aperfeiçoamento e visibilidade dos acervos acadêmicos, entre elas: a expansão da educação superior no país e a legislação arquivística no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A primeira foi essencial na política nacional das universidades federais, que passaram por um processo de reestruturação do ensino superior através do Plano Nacional de Educação e REUNI, durante o período de 2003 a 2014. A segunda, tivemos a criação de normas e procedimentos arquivísticos voltados para os acervos acadêmicos das IFES. Neste contexto, surgiram novos desafios para as instituições e gestores dos arquivos no que diz respeito a: organização, conservação, guarda e acesso do acervo acadêmico. O objetivo desta pesquisa é avaliar as facilidades e dificuldades do acervo acadêmico das IFES quanto à manutenção, guarda e acesso aos documentos de arquivo, em especial à publicação da portaria MEC nº 1.224/2013. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa e quantitativa com base na análise documental e bibliográfica. Para coleta de dados foram aplicados questionários e entrevistas aos gestores dos arquivos ou acervos acadêmicos das IFES. Nesta pesquisa, participaram apenas as universidades federais da região sudeste que integram o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo do Ministério da Educação (SIGA/MEC).  Acreditamos que esta pesquisa, será de profundo interesse para aqueles que buscam informações sobre os arquivos universitários ou acervos acadêmicos, especificamente, das IFES.

 

Palavras-chave: Instituições Federais de Ensino Superior, Acervo acadêmico, Legislação arquivística, Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)