USO DE SIMULADORES COMO FERRAMENTA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE REDES DE COMPUTADORES EM UM NOVO MODELO DE ENSINO

Walter dos Santos

Resumo


O ensino e aprendizagem de redes de computadores tem sido um desafio constante para Instituições de Ensino Superior, tendo em vista o crescente aumento da concorrência entre Instituições e o perfil das novas gerações de estudantes que demandam inovações na maneira de ensinar. Ao mesmo tempo, o processo de ensino de redes de computadores depende de infraestrutura de laboratórios capaz de proporcionar aulas práticas que permitam ao aluno vivenciar experiências bem próximas da realidade de sua futura atuação profissional. O problema é que as instituições de ensino têm dificuldade em disponibilizar toda infraestrutura de laboratórios capaz de atender essa demanda, considerando que os equipamentos de redes se tornam obsoletos em pouco tempo. Sendo assim, uma das alternativas mais viável é a utilização de ferramentas de simulação de redes de computadores, visto que existem ferramentas que simulam infraestruturas de redes cada vez mais próximas do real e ainda podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de redes de computadores. Com base neste contexto, o objetivo desta pesquisa é identificar as contribuições de uma ferramenta de simulação no processo de ensino e aprendizagem de redes de computadores, dentro do novo modelo de ensino, a Sala de aula invertida ou Flipped Classroom. Para atingir o objetivo foi feito um estudo baseado em trabalhos relacionados e a seleção de um simulador com o qual foi realizada uma pesquisa de campo em uma IES, que está implantando o novo modelo de ensino. O levantamento de dados foi feito com as turmas do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, baseado na aplicação de questionários para alunos e professores, com o objetivo de identificar a percepção dos mesmos em relação ao uso da ferramenta no ensino e aprendizagem de redes de computadores. Como resultado da pesquisa ficou comprovado que o simulador Cisco Packet Tracer pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, baseado no modelo de ensino Flipped Classroom. Segundo a percepção de alunos e professores, a ferramenta pode contribuir nos três momentos de aula do Flipped Classroom e, indiretamente, ainda pode contribuir para que a Instituição de ensino não precise investir em laboratórios físicos para contemplar grande parte do conteúdo do ensino de redes de computadores. 

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, A. C. B. Avaliação de usabilidade em softwares educativos. 2010. 109 f. dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2015.

AMARAL, E.; ÁVILA, B.; MULLER, T. J.; TAROUCO, L. Validação de Laboratórios Virtuais de Aprendizagem baseada em uma visão Taxonômica. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 9, n. 2, dez. 2011. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/renote/article/view /24821>. Acesso em: 20 abr. 2016.

ARAUJO, D. J. R.; BOGO, M. Simulação de Ambientes de Rede para Suporte ao Ensino de Redes de Computadores: Projeto e Criação de Novos Ambientes. In: ENCONTRO DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA DO TOCANTINS, 14., 2012, Palmas. Anais... Palmas: CEULP/ULBRA, 2012. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2015.

ÁVILA, B.; AMARAL, E.; ZEDNIK, H.; TAROUCO, L. Laboratório Virtual de Aprendizagem: Uma Proposta Taxonômica. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 10, n. 3, dez. 2012. Disponível em: < http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo20/artigos/ 5b-erico.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2016.

BARBOSA, N. M. S.; ANJOS, M. L.; BOGO, M. Uso do Netkit no Ensino de Roteamento Estático. In: XI Encontro de Estudantes de Informática do Tocantins, 2009, Palmas. Anais do XI Encontro de Estudantes de Informática do Tocantins. Palmas: Centro Universitário Luterano de Palmas, 2009. p. 215-222. Disponível em: < http://www3.ulbra-to.br/eventos/encoinfo/2009/Anais/Uso_do_Netkit_no_Ensino_de_Roteamento_Estatico.pdf>. Acesso em 22 mai. 2015.

BERGMANN, J; SAMS, A. Flip your classroom: Reach every student in every class every day. International Society for Technology in Education, 2012.

BISOL, C. A. Ciberespaço: terceiro elemento na relação ensinante/aprendente. In: VALENTINI, Carla Beatris; SOARES, Eliana Maria do Sacramento (Org.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul: Educs, 2010. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2015.

BORGES, J. A.; SILVA, G. P. NeanderWin - Um Simulador Didático para uma Arquitetura do Tipo Acumulador: I Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores, SBAC-PAD, 2006. Disponível em: < http://www.dcc.ufrj.br/~gabriel/WEAC2006.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria Inep nº 240, de 02 de junho de 2014. Define as diretrizes para avaliação do componente do componente específico da área de Tecnologia em Redes de Computadores. Diário Oficial da União, Brasília, 04 jun 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2015.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Instituto Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e das outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 14 abril 2004

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília. 2016. 3 Ed. Disponível em:< ttp://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=44501-cncst-2016-3edc-pdf&category_slug=junho-2016-pdf&Itemid=30192>.Acesso em: 25 jul. 2016.

BRITO, M. R. F. O. SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 841-850, nov. 2008. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/ S1414-40772008000300014.>. Acesso em: 24 abr. 2016.

CARVALHO, R. J. O.; RAMOS, A. Flipped classroom: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas. In: IX Conferência Internacional de TIC na Educação-Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Half a Century of ICT in Education. Universidade do Minho. Centro de Competência TIC do Instituto de Educação, 2015. p. 369-381.

CASTANHA, D.; CASTRO, M. B. A necessidade de refletir sobre as estratégias pedagógicas para atender à aprendizagem da Geração Y. Revista de Educação do Cogeime. 2010; 19(36): 27-38.

CLARK, D. Motivation in e-learning. Epic, 2006. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2016.

COUTINHO, M. M. Network Simulator: Guia Básico para Iniciantes. 2007. Disponível em: < http://www.margalho.pro.br/material_did_tico.html>. Acesso em: 25 fev. 2016.

DANTAS, A. D.; BARBOSA, L. S. O.; SILVA, I. L.; CASTRO, T. H. C.; SILVA, N. V.; NETO, A. R. C. Uma avaliação do Modelo Sala de Aula Invertida no Ensino Superior. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 10, 2015, Maceió. Anais... Maceió: CIBIE 2015. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.512>. Acesso em: 15 mar. 2016.

DUTRA, R. L. S. AAERO: Ambiente de Aprendizado para o Ensino de Redes de Computadores Orientado a Problemas. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/1892>. Acesso em: 10 jun. 2015.

ESTINET Technologies Inc. The GUI User Manual for the EstiNet 9.0 Network Simulator – 2015. Disponível em: < http://www.estinet.com/ns/?page_id=21169>. Acesso em: 10 jan. 2016.

FILIPPETTI, M. A. Uma arquitetura para a construção de laboratórios híbridos de redes de computadores remotamente acessíveis. 2008. (Dissertação de Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Área de concentração: Redes de Computadores. São Paulo.

FLIPPED CLASSROOM FIELD GUIDE. Portal Flipped Classroom Field Guide. Abr. 2013. Disponível em:< http://www0.sun.ac.za/ctl/wp-content/uploads/2015/10/Flipped-Classroom-Field-Guide.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2015.

FONSECA, M. Inovações em Educação: TED-Ed permite a criação de aulas customizadas. 2012. Disponível em: < http://porvir.org/ted-ed-possibilita-a-criacao-de-aulas-customizadas/>. Acesso em: 12 jun. 2016.

GURGEL, P. H.; BARBOSA E. F.; BRANCO K. C. A ferramenta Netkit e a virtualização aplicada ao ensino e aprendizagem de redes de computadores. In: XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), 7, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: CSBC 2012. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2015.

GURGEL, P. H.; BRANCO, K. R. L. J. C.; BRANCO, L. H. C.; BARBOSA, E. F.; TEIXEIRA, M. M. Redes de Computadores: da Teria à Prática com Netkit. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 1. ed. 2015.

HERPICH, F.; JARDIM, R. R.; SILVA, R. F.; VOSS, G. B.; NUNES, F. B.; MEDINA, R. D. CYBERCIEGE: Uma abordagem de Jogos Sérios na educação de Redes de Computadores. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 12, n. 1, jul. 2014. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49817>. Acesso em: 20 abr. 2016.

IDC Brasil. Tendências de Mercado na 3ª Plataforma de Tecnologia. 2014. IDC Worldwide Black Book, Q2 2014. Disponível em:. Acesso em: 20 jun. 2016.

KING, A. "From Sage on the Stage to Guide on the Side." College Teaching 41, no. 1 (1993): 30-35. Disponível em:. Acesso em: 10 abr. 2016.

LABIUTIL. ErgoList. Florianópolis: UFSC; SENAI-SC; CTAI, 2011. Disponível em:< http://www.labiutil.inf.ufsc.br/ergolist/>. Acesso em: 10 mai. 2015.

LAGE, M. J.; PLATT, G. J.; TREGLIA, M. Inverting the classroom: A gateway to creating an inclusive learning environment. The Journal of Economic Education, v. 31, p. 30-43, 2000. Disponível em:< https://dl.dropboxusercontent.com/u/249331/Inverted_ Classroom_Paper. pdf> Acesso em: 28 nov. 2015.

MACHADO, L. S.; MORAES, R. M.; NUNES, F. L.S.; COSTA, R. M. E. M. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 254-262, jun. 2011. Disponível em: . Acesso em 05 mai. 2016.

MARÇAL, E.; ANDRADE, R.; RIOS, R. Aprendizagem utilizando dispositivos móveis com sistemas de realidade virtual. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, V.3, N. 1, Mai. 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2016.

MARINS, V.; HAGUENAUER, C.; CUNHA, G. Realidade Virtual em Educação: Criando Objetos de Aprendizagem com VRML. Revista Digital da CVA - Ricesu, v. 4, n. 15, set. 2007. Disponível em: < http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile /97/83>. Acesso em: 05 mai. 2016.

MAZUR, E. Peer instruction. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1997.

MERCADO, L. P. L. (Org.). Novas tecnologias na educação: Reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

PINHEIRO, R. P.; LINS, F. A. A.; MELO, J. C. B. A Utilização de Simulação no Ensino de Redes de Computadores. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2015.

PINTO, R. S.; MELLO, S. P. T.; MELO, P. A. Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 21, n. 1, p. 89-108, mar. 2016. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000100005>. Acesso em: 24 abr. 2016.

PITEIRA, M. and HADDAD, S. R. Innovate in your program computer class: an approach based on a serious game. In Proceedings of the 2011 Workshop on Open Source and Design of Communication (OSDOC '11). ACM, New York, NY, USA, 49-54, 2011. Disponível em: < http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2016716.2016730>. Acesso em: 31 mai. 2015.

PRATES, R. O.; BARBOSA, S. D. J. Avaliação de Interfaces de Usuário - Conceitos e Métodos Anais do XXIII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação. XXII Jornadas de Atualização em Informática (JAI). SBC 2003. Ago. 2003. Disponível em: < http://www2.serg.inf.puc-rio.br/index.php/published-work/207-avaliacao-de-interfaces-de-usuario-conceitos-e-metodos>. Acesso em: 29 set. 2015.

PSOTKA, J. Educational games and virtual reality as disruptive technologies. Educational Technology & Society, April, 2013, Vol.16(2), p.69(12), 1436-4522. Disponível em: . Acesso em: 31 mai. 2015.

RIMONDINI, M.; BATTISTA, G. D.; PATRIGNANI, M.; PIZZONIA, M. The poor man’s system for experimenting computer networking: an introduction to the architecture, setup, and usage of Netkit. 2014. Disponível em:< http://wiki.netkit.org/netkit-labs/netkit_introduction/netkit-introduction.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2016.

SAMSONIUK, M. Tutorial do Simulador de Redes GNS3. Departamento de Engenharia Elétrica UFPR – 2010. Disponível em: < http://framework.sourceforge.net/pics/ufpr/Projeto_TE815.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2016.

SANCHES, V. J. C. Tecnologia para inovações na didática do ensino: Um Estudo de Caso: Lousa Eletrônica. Disponível em: . Acesso em: 03 mai. 2015.

SANGIORGIO, J. P. M.; GABRIEL, M.; MOREIRA, F. S.; TANAKA, E. E. Geração Y: a motivação para construção do conhecimento. Rev. ABENO, Londrina, v. 11, n. 2, dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2016.

SARKAR, N. “Tools for Teaching Computer Networking And Hardware Concepts”, Information Science Publishing. Taiwan, 2006, v. 10, p. 268-270. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2015.

SCHNEIDER, E. I.; SUHR, I. R. F.; ROLON, V. E. K.; ALMEIDA, C. M. Sala de Aula Invertida em EAD: uma proposta de Blended Learning. Revista Intersaberes, v. 8, n. 16, p. 68-81, dez. 2013.

SIRAJ, S.; GUPTA, A. K.; BADGUJAR, R. Network Simulation Tools Survey. International Journal of Advanced Research in Computer and Communication Engineering Vol. 1, Issue 4. Department of Computer Science and Engineering, PGMCOE, Wagholi, Pune. June 2012. Disponível em: < http://www.ijarcce.com/upload/june/3-Network%20 Simulation%20Tools %20Survey.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2015.

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. ed. rev. e ampl. São Paulo: Érica, 2012.

TEIXEIRA, G. Flipped Classroom: Um contributo para a aprendizagem da lírica camoniana. Lisboa: Universidade Nova Lisboa 2013. Disponível em:< http://run.unl.pt/bitstream/10362 /11379/1/29841_Teixeira_FlippedClassroom_LiricaCamoniana.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2016.

TOLEDO, B. S. O USO DE SOFTWARES COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO NO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (Projeto de Pesquisa). Faculdade de Ciências Empresariais – FACE/FUMEC. Belo Horizonte, Minas Gerais. 2014.

TREVELIN, A; PEREIRA, M. A. A.; OLIVEIRA NETO, J. D. A Utilização da Sala de Aula Invertida em Cursos Superiores de Tecnologia: Comparação entre o Modelo Tradicional e o Modelo Invertido “Flipped Classroom” adaptado aos Estilos de Aprendizagem. Revista de Estilos de Aprendizaje, v. 11, p. 137-150, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2016.

VALENTE, J. A. Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, p. 79-97, 2014. Disponível em: < http://dx.doi.org/ 10.1590/0104-4060.38645>. Acesso em: 29 mar. 2016.

VOSS, G. B.; MEDINA, R. D.; ARAUJO, F. V.; NUNES, F. B.; OLIVEIRA, T. Proposta de utilização de laboratórios virtuais para o ensino de redes de computadores: articulando ferramentas, conteúdos e possibilidades. Novas Tecnologias na Educação. Cinted-UFRGS, Santa Maria, v. 10, n. 3, dez. 2012. Disponível em: < www.cinted.ufrgs.br >. Acesso em: 22 mai. 2015.

WATKINS, J.; MAZUR, E. Retaining students in science, technology, engineering, and mathematics (STEM) majors. J. Coll. Sci. Teach., v. 42, n. 5, p. 36-41, abr. 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2015.

WEISER, M. "The Computer for the Twenty-First Century," Scientific American, pp. 94-10, September 1991. Disponível em: Acesso em: 15 mai. 2015.

ZYDA, M. "From visual simulation to virtual reality to games," in Computer, vol. 38, no. 9, pp. 25-32, Sep. 2005. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=& arnumber=1510565&isnumber=32339>. Acesso em: 05 mai. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)