Gestão do Conhecimento aplicado à Gestão de Projetos Automotivos: uma adequação das montadoras ao novo cenário econômico

ARIANA RIBEIRO DE AZEVEDO

Resumo


O mercado atual exige cada vez mais das empresas que lance novos produtos rapidamente atendendo aos anseios dos clientes.

Lançar produtos rapidamente exige muito das empresas, principalmente  na fase do desenvolvimento dos produtos e dentro desse contexto, o processo de lições aprendidas e de manutenção e armazenamento do conhecimento se tornam imprescindíveis.

Armazenar o conhecimento depende não só das pessoas, mas de ferramentas e processos que possam auxiliar nessa atividade.

A pesquisa em questão irá avaliar os processos existentes na literatura, dos últimos 5 anos, com o intuito de identificar se as mesmas são aplicáveis ao processo do desenvolvimento de um novo modelo de automóvel.

Através de um grupo focal que será criado dentro de uma grande montadora de automóveis será discutido dentre esses processos qual ou quais são os mais adequados ao processo de desenvolvimento de um automóvel ou se teremos um modelo novo baseado nos processos existentes.

Palavras-chaves:  Gestão do conhecimento – Gestão de Projetos – Time to market - Automóvel


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ISSN 2358-5501 (Online)