PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS NO IFMG – CAMPUS OURO PRETO

Rosane Maria Serpa Brito

Resumo


O homem, na sua constante busca pelo bem-estar, promove o crescente aumento de resíduos sólidos. Também no IFMG – Campus Ouro Preto, um dos problemas observados é a grande quantidade de resíduos sólidos produzidos e o destino que é dado a eles. O objetivo do presente trabalho é propor práticas de gestão do conhecimento em Educação Ambiental para a redução, reutilização e reciclagem desses resíduos gerados pela comunidade dessa Instituição. Diante disso, verifica-se a necessidade de relacionar práticas de gestão do conhecimento com Educação Ambiental para que novos conhecimentos possam ser recriados e disseminados para proporcionar a conscientização, a sensibilização e, principalmente, a mobilização da comunidade escolar, já que todo trabalho que apresenta um viés com a sustentabilidade ambiental precisa passar por um processo de sensibilização. A pesquisa foi realizada no IFMG – Campus Ouro Preto e teve como sujeitos os assistentes administrativos vinculados a todas diretorias. Em relação aos objetivos, a pesquisa proposta nesse trabalho foi descritiva, com abordagens quantitativa e qualitativa. O método utilizado para a análise dos resultados foi o indutivo e os instrumentos usados para a coleta de dados foram a observação assistemática, a aplicação de questionários e o trabalho de campo para se encontrarem as coordenadas geográficas dos espaços do campus de maior produção de resíduos sólidos. Os resultados obtidos demonstram que a coleta seletiva ocorre em alguns departamentos da Escola mesmo sem haver a institucionalização do processo, mas a maioria dos respondentes acredita que é importante desenvolver atividades de educação ambiental para se trabalhar e realizar a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos pela comunidade escolar.

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ISSN 2358-5501 (Online)