RELAÇÃO ESPAÇO E TEMPO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO IFMG - CAMPUS OURO PRETO

Marilicia Brandao Mol Goncalves

Resumo


Esta pesquisa tem o objetivo de verificar se, na prática pedagógica da Educação a Distância (EaD), a ausência do espaço presencial e a falta de formalização do tempo em horários fixos podem ser considerados elementos facilitadores da aprendizagem. A fundamentação teórica orienta-se por meio dos conceitos e das categorias de análise da ciência da informação, de sistemas de informação, bem como por meio dos conceitos relacionadas a educação, referentes aos sistemas de ensino-aprendizagem na educação a distância, suas práticas pedagógicas e a relação espaço e tempo. Tratou-se de investigar o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como propiciador de inovações e como um dos elementos fomentadores da expansão da EaD. Em destaque, a educação técnica profissional na modalidade a distância. Pressupõe-se que, na educação a distância, a autonomia dos alunos é um fator relevante, no que se refere a serem responsáveis para organizar seu tempo e espaço para o estudo, com o auxílio de recursos tecnológicos, pedagógicos/didáticos e apoio de professores/tutores. A metodologia aplicada de natureza descritiva abordou os métodos de entrevista, questionário e análise documental, a partir da coleta de informações entre coordenadores, professores e alunos dos cursos técnicos subsequentes da EaD do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto (IFMG-Campus Ouro Preto). Tal método enfatizou a abordagem qualitativa, o que fundamentou a abordagem quantitativa para a análise e a interpretação dos dados. Os resultados obtidos apontam que os recursos tecnológicos utilizados na EaD dos cursos investigados são satisfatórios e mostram que a comunicação assíncrona é a mais utilizada nos cursos. Em relação aos sujeitos, destaca-se o papel dos tutores por acompanharem diariamente as atividades pedagógicas, promoverem e contribuírem para a interação e o desenvolvimento da autonomia dos alunos, em relação uso do espaço e do tempo, atuando como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.

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ISSN 2358-5501 (Online)