AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO EIXO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AOKI, Jane Maria Nóbrega. As tecnologias de informação e comunicação na formação continuada dos professores. EDUCERE, Revista da Educação, p. 43-54, vol. 4, n. 1, jan./jun., 2004. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2015
BRASIL. Casa Civil, Decreto 5.145 de 23 de julho de 2004; Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Casa Civil, Lei º 11.195 de 18 de novembro de 2005; Criação do plano de expansão da educação profissional do Governo Federal.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013a.
BRASIL. Lei 11.741 de 16 de julho de 2008; altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica.
BRASIL. Lei nº 11.892 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
BRASIL. MEC/CEB, Resolução 02 de 30 de janeiro de 2012. Define as Diretrizes curriculares do Ensino Médio.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológicas, Resolução 034 de 03 de Outubro de 2013b. Dispõe sobre a alteração do Estatuto do IFMG com vista a desvincular a Auditoria Interna do Gabinete do Reitor para vinculá-la ao Conselho Superior da Instituição. E publica na integra o estatuto do Instituto Federal de Minas.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica de Minas Gerais. Gabinete do Reitor. Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Anexo à resolução 034 do conselho superior, de 03 de outubro de 2013d. Disponível em:
ATUALIZADA%20-%20setembro%202013.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2015
BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRASIL. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMG 2009-2013, MEC, IFMG, 2009.
BRASIL. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente. Governador Valadares: MEC, IFMG/GV, 2013c.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.
BELLONI, Maria L. Educação a distância. Campinas, São Paulo: Associados, 2005.
BLONDIN, Fernanda. A importância das redes sociais na educação. Disponível em Acesso em: 06 maio 2011.
BRIGNOL, Sandra Maria Silva. Novas tecnologias de informação e comunicação nas relações de aprendizagem da estatística no ensino médio. 2004. 68f. Monografia. Faculdade Jorge Amado, Salvador. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2012.
CASTELLS, Manuel, A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). O ensino médio integrado. Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
CONFORTO, Debora; SANTAROSA, L. M. C. Acessibilidade à Web: Internet para Todos. Revista de Informática Teórica e Aplicada, v. 5, n. 2, p. 87-102, 2002.
CORDEIRO, Valdete Jane. Prática pedagógica no processo ensinoaprendizagem: um estudo de caso na escola profissionalizante Senac/Concórdia, SC. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, set./dez. 2010.
DORNELES, Darlan Machado. A formação do professor para o uso das tics em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto uca no Acre. Texto Livre – Linguagem e Tecnologia, v. 5, n. 2, 2012. Disponível em:
textolivre>. Acesso em: 14 maio 2013.
FAVA, Rui. EDUCAÇÃO 3.0: Aplicando o PDCA nas instituições de Ensino. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
FREIRE. Educação e Mudança. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GADOTTI, Moacir. A boniteza de um sonho: aprender e ensinar com sentido. Abceducatio, Ano III, n. 17, 2002, p. 30-33.
GALLO, Silvio. Disciplinaridade e transversalidade. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith et al. Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
GALLO, Sílvio. Educação e Interdisciplinaridade. Impulso, v. 7, n. 16. Piracicaba: Ed. Unimep, 1994, p. 157-163.
GATTI, Bernadete A. Os agentes escolares e o computador no ensino. Revista de Educação e Informática, São Paulo, ano 4, dez. 1993.
GOMES, Henriette Ferreira. O ambiente informacional e suas tecnologias na construção dos sentidos e significados. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 1, p. 61-70, jan./abr. 2000.
GONÇALVES, Marluce Torquato Lima; NUNES, João Batista Carvalho. Tecnologias de informação e comunicação: limites na formação e prática dos professores. GT – Educação e Comunicação, n. 16, 2006.
GOULART, Guilherme Damasio. O Impacto das Novas Tecnologias nos Direitos Humanos e Fundamentais: O Acesso à Internet e a Liberdade de Expressão 2012. Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global, v. 1, n. 1, p. 145, 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2015.
IFMG. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2014.
KENSKI, Vani. Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008.
KLEIN, Julie Thompson. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, I. C. A.(org.). Didática e interdisciplinaridade. 6. ed. Campinas: Papirus, 2001, p. 109-132.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
LOPES, José Julio. A introdução da informática no ambiente escolar. Clube do professor. 2004. Disponível em: . Acesso em: 04 abr. 2014.
LORIERI, Marcos. Antônio. Complexidade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Formação de Professores. 2010. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2014.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MENDES, Alexandre. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é?, Revista Abril, s. n. imasters, artigo de n. 8278, 2008. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2012.
MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com as tecnologias: transformar as aulas em pesquisas e comunicação presencial-virtual. 2000. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 12, p. 13-21, Mai/Ago 2004. Quadrimestral.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 17. ed. São Paulo: Editora Papirus, 2010.
OEI. A integração das TIC na escola: indicadores qualitativos e metodologia de pesquisa. Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2010. Disponível em . Acesso em: 15 jan. 2015.
PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2011.
PARCIANELLO, Leudemila; KONZEN, Paulo Cezar. Docência no Ensino Superior: O uso das Tecnologias na formação de professores em Licenciatura. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2014.
PEÑA, Maria de los Dolores Jimenez. Ambientes de aprendizagem virtual: O desafio a prática docentes. São Paulo: Editora Senac, 2004.
PERES, Heloisa Helena Ciqueto; KURCGANT, Paulina. O ser docente de enfermagem frente à informática. Rev. Latino-am Enfermagem. Ribeirão Preto. v. 12, n. 1, jan./fev. p. 101-108. 2004.
POMBO, Olga, Epistemologia da Interdisciplinaridade. In: PIMENTA, Carlos (Coord.). Interdisciplinaridade, Humanismo Universidade. Porto: Campo das Letras, 2004, p. 93-112.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, v. 1, n. 1, março 2005, p. 3-15. Disponível em:
view/23>. Acesso em: 20 jan. 2015.
PRENSKY, Marc. Não me atrapalhe, mãe – estou aprendendo! Como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI – e como você pode ajudar! São Paulo: Phorte, 2010.
SETTE, Sonia Schechtman; AGUIAR, Márcia Angela; SETTE, José Sérgio Antunes. Formação de professores em informática na educação: um caminho para mudanças. In: Coleção Informática para a mudança na educação – Ministério da Educação/ Secretaria de Educação à Distância e Programa Nacional de Informática na Educação. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2012.
SHAVELSON, R. J.; MCDONNELL, L.; OAKES, J. What are educational indicators and indicators systems? 1991. Practical assessment. Research & Evaluation, 2 (11). Retrieved May 3, 2008. Disponível em: Acesso em: 20 out. 2011.
SILVA, J. C. A integração das TIC no ensino secundário em Cabo Verde. 2014. 180f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Educacional), Universidade Aberta, Lisboa.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, janeiro-abril, 2004.
SUNKEL, G. Las TIC en educación en América Latina: Visión panorámica. In: CARNEIRO, R. et al. (Coord.). Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Madrid/São Paulo: OEI – Fundación Santillana, 2011.
TARJA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: Novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 2. ed. São Paulo: Ed. Érica, 2000. 143 p.
VALENTE, José Armando. Informática na educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In: VALENTE, José Armando (org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999, p. 01-27.
VALENTE, José Armando. O uso inteligente do computador na educação. Pátio, Ano 1, n. 1, Ed. Artes Médicas Sul, 1997, p. 19-21.
VASCONCELLOS, C. S. Elaboração do Plano de Ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995, p. 118-141.
XAVIER, Cínthia Oliveira; VIANA, Vanessa Faria; MAIA, Luiz Cláudio Gomes. As tecnologias e sua atuação na comunicação e nos processos educativos. SynThesis Revista Digital, 2012, p. 77-85.
YIN, R. K. Case study research: Design and methods. Newbury Park. CA: Sage, 1984.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)