A METACOMUNICAÇÃO EM INTERFACES DIGITAIS DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS: REPENSANDO A EXPERIÊNCIA DO APRENDIZADO

MARCUS VINÍCIUS DE OLIVEIRA E SILVA

Resumo


A demanda crescente de interações midiáticas, permeada pelas constantes inovações tecnológicas, apresenta um cenário de crescimento na utilização de aplicativos web-based.
Esta pesquisa contempla uma visão sobre tais sistemas no campo da educação, mais especificamente no ensino de linguagens de programação e marcação. Tais sistemas, conforme a abordagem da Engenharia Semiótica para o design de interfaces, são artefatos de metacomunicação que permitem aos designers enviarem mensagens aos usuários através da interface. Assim, a pesquisa tenta entender como se dá o processo de metacomunicação e aprendizagem, o papel do designer na construção das interfaces digitais nesse universo, a compreensão dos signos metalinguísticos, estáticos e dinâmicos, as possibilidades nos
processos de interação midiática nesse tipo de aplicação Web e o que se pode depreender da reconstrução da metamensagem entre designer de interface e seus usuários, bem como avaliar se tal metamensagem é coerente e atende aos propósitos da aplicação Web aqui analisada.
Para tanto, esta pesquisa aborda métodos de avaliação da Interação Humano-computador (IHC); dentre eles, o Método de Inspeção Semiótica (MIS), que será utilizado como recurso metodológico para a avaliação da interface de um sistema Web que se propõe a ensinar linguagens de programação e marcação para usuários iniciantes, o Codecademy, com as contribuições do framework DECIDE, a construção de persona e a avaliação heurística.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)