Estudo sobre o Impacto da Gestão Visual na Melhoria de Desempenho do Gerenciamento de Projetos

Fabio Jose Marques Barbosa

Resumo


Diante do universo de informações provenientes de diversos sistemas de informacionais para provimento de material para análise, planejamento e suporte à decisão em Gerenciamento de Projetos, em muitos casos se deparam em situações de entropia da informação. Esta pesquisa tem por objetivo analisar os elementos intervenientes do uso da Gestão Visual no Gerenciamento de Projetos das organizações que possibilitem a melhoria de desempenho do tempo, custo e qualidade. Trata-se de um estudo teórico e quantitativo que visa avaliar a utilização da Gestão Visual como metodologia de integração de informações em Gerenciamento de Projetos, almejando a consolidação, objetividade, facilitação e interação das informações, para melhoria de desempenho do Gerenciamento de Projetos.

 


Texto completo:

PDF

Referências


Claude E Shannon, Warren Weaver (1963). The Mathematical Theory of Communication. University of Illinois Press

McGEE e PRUSAK (1994). Gerenciamento estratégico da informação. Elsevier Editora

SIMON, Herbert (1969). The Sciences of the Artificial. Cambridge: MIT Press.

MCKIM, Robert (1973). Experiences in Visual Thinking. Brooks/Cole Publishing Co.

Brown, Tim (2009). The Making of a Design Thinker. Metropolis Oct.

Brown, Tim (2009). Change by Design. How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperCollins Publishers.

Brown, Tim (2008). Harvard business review. fredonia.edu

BROWN, Tim. Human Centered Design Tool Kit. IDEO, Canada, 2011.

Bryan Lawson, (2006). How Designers Think. Routledge

DRUCKER, P. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999.

ANGELONI, M. T. Technologies de transmissión de l´information et consequences sur le processus des decisions des organizations. Grenoble, France: Mémoire de DEA. École Superieure des Affaires, 1992.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo : Futura, 1998.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de janeiro : Campus, 1997.

DORNELLAS, José Carlos de Assis, Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Elsevier Editora, 2008, Rio de Janeiro.

ANDRADE, Aurélio L. et al.Pensamento Sistêmico:o desafio da mudança sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BEST, Kathryn. Fundamentos da Gestão do Design. Tradução: André de Godoy Vieira. Porto Alegre: Bookman, 2012.

FLUSSER, Vilém; CARDOSO, Rafael; ABI-SÂMARA, Raquel. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Editora Cosac Naify, 2007.

FERRO, José R.; SHOOK, John. Gestão visual para apoiar o trabalho padrão das lideranças. 2009. Disponível em: . Acesso em: 15/09/2015

NEGÓCIOS, INFORMAÇÃO PARA. "Bases de dados de informação para negócios." Ci. Inf 31.2 (2002): 30-43.

DUPAS, Gilberto. Economia global e exclusão social: pobreza, emprego, estado e o futuro do capitalismo. Paz e Terra, 2001.

TEIXEIRA, Julio et al. Gestão visual: uma proposta de modelo para facilitar o processo de desenvolvimento de produtos. In: Conferência Nacional de Integração do Design, Engenharia e Gestão para Inovação. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)