AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE PROCESSOS: CONTRIBUIÇÃO PARA DESENHO E MELHORIA DOS PROCESSOS EM UM HOSPITAL DE MINAS GERAIS

LEILA RIBEIRO OLIVEIRA

Resumo


A busca pela melhoria contínua na condução de processos tem feito com que as organizações adotem cada vez mais modelos de gestão por processos e conseqüentemente modelos para avaliação da maturidade organizacional. O intuito desse movimento é o de se destacar em competitividade e sustentabilidade em sua forma de trabalho, na qualidade de seus produtos e na eficiência na prestação de seus serviços. Em hospitais a busca pela melhoria em seus processos não é diferente, pois nestes a busca pela melhoria contínua é fundamental quando tratamos do binômio ação-informação. Sabe-se também que hospitais estão entre as organizações prestadoras de serviços pouco estudadas em relação às análises de maturidade de processos. Assim, este estudo analisou por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa, em que extensão os processos que dão suporte ao Core Business de um hospital apresentam maturidade considerando os fatores viabilizadores de processos e fatores impulsionadores da excelência da sua gestão visando um diagnóstico para melhoria contínua do desempenho funcional. Para tal, o estudo analisa referenciais teórico-conceituais e as formas de aplicação dos principais modelos de maturidade em Gestão por Processos com o objetivo de chegar a uma estrutura que sintetize Maturidade em Gestão por Processos e o Modelo de Excelência em Gestão.

 

Palavras-chaves: Gestão por Processos. Maturidade. Modelos de Maturidade. Gestão Hospitalar. Excelência na Gestão


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ISSN 2358-5501 (Online)