USO DE SIMULADORES COMO FERRAMENTA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE REDES DE COMPUTADORES

Walter Santos

Resumo


Na chamada era da informação, os olhares estão voltados para as inovações em todos os setores da sociedade. Na educação existe a necessidade de inovar os processos de ensino, com o objetivo de promover alterações para estimular e desenvolver novas formas de ensino-aprendizagem, visando motivar o aluno na construção do conhecimento. Em relação ao ensino-aprendizagem de redes de computadores o processo também depende de infraestrutura de laboratórios que proporcione ao aluno aulas práticas que o permitam vivenciar experiências bem próximas da realidade de sua futura atuação profissional. O problema é que as instituições de ensino não tem como disponibilizar toda infraestrutura de laboratórios capaz de atender essa demanda. Sendo assim, a alternativa mais viável está na utilização de ferramentas de simulação, tendo em vista que os softwares simuladores atuais estão cada vez mais reproduzindo a realidade. Com base nesse contexto, o objetivo desse projeto é identificar as contribuições, inclusive aspectos motivacionais, de ferramentas de simulação no processo de ensino e aprendizagem de redes de computadores. Para atingir o objetivo foi feito um estudo baseado em trabalhos relacionados e em seguida um comparativo entre os simuladores selecionados para a escolha do simulador utilizado como objeto da pesquisa. Para validar a escolha, foi realizado um checklist de usabilidade. A partir da definição do simulador, será feito um estudo de caso de uma IES, que está implantando um novo modelo de ensino, no qual serão identificadas as possíveis contribuições do simulador relacionadas aos objetivos da pesquisa. O processo será feito com base na elaboração de aulas modelo e serão aplicados questionários, para alunos e professores, visando identificar a percepção dos mesmos em relação ao uso da ferramenta no ensino e aprendizagem de redes de computadores. O resultado esperado poderá ser utilizado em outras instituições de ensino, servindo de modelo de boas práticas no ensino-aprendizagem de redes de computadores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)