RECURSOS COMPUTACIONAIS UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: estudo de caso no IFMG

Marcos Vinicius Souza Toledo

Resumo


No ambiente escolar e na vida das pessoas, as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano, seja na escola ou no trabalho. Essa evolução dos recursos computacionais permite que a maioria da população tenha acesso à informação, o que traz mudanças profundas em várias áreas do saber, principalmente no campo acadêmico, onde é discutido e construído o conhecimento. A apropriação desses meios computacionais na busca da construção do conhecimento tem mobilizado os educadores na seleção e utilização dessas novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no auxílio do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Este trabalho tem por objetivo analisar o uso dos recursos computacionais pelos discentes com foco no ensino-aprendizagem nas modalidades de ensino técnico integrado ao ensino médio e ensino técnico subsequente, do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova. Esta pesquisa possui quatro objetivos específicos sendo eles: a) Identificar os recursos computacionais mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem; b) Identificar o uso das novas tecnologias entre os docentes e discentes; c) Verificar o uso das novas tecnologias face ao conteúdo ministrado pelo docente na disciplina; d) Avaliar o uso dos recursos computacionais no processo ensino-aprendizagem do discente. A pesquisa é um estudo de caso, com caráter de pesquisa descritiva e qualiquantitativa. A coleta de dados será realizada de forma estruturada. Tem como universo e amostra uma população de professores e alunos dos cursos Técnicos Integrados e Subsequentes em Administração e Informática. Ao final desta pesquisa, espera-se como produto a criação de um manual técnico de boas práticas educacionais na utilização dos recursos computacionais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova que poderá também ser utilizado em outros campi do IFMG. Também no decorrer deste estudo, pretende-se capacitar os professores na utilização de novas tecnologias em sala de aula e nos laboratórios de informática. Sugere-se um segundo produto da pesquisa, um projeto de extensão de capacitação de professores para o uso de novas tecnologias em um ambiente escolar.No ambiente escolar e na vida das pessoas, as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano, seja na escola ou no trabalho. Essa evolução dos recursos computacionais permite que a maioria da população tenha acesso à informação, o que traz mudanças profundas em várias áreas do saber, principalmente no campo acadêmico, onde é discutido e construído o conhecimento. A apropriação desses meios computacionais na busca da construção do conhecimento tem mobilizado os educadores na seleção e utilização dessas novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no auxílio do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Este trabalho tem por objetivo analisar o uso dos recursos computacionais pelos discentes com foco no ensino-aprendizagem nas modalidades de ensino técnico integrado ao ensino médio e ensino técnico subsequente, do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova. Esta pesquisa possui quatro objetivos específicos sendo eles: a) Identificar os recursos computacionais mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem; b) Identificar o uso das novas tecnologias entre os docentes e discentes; c) Verificar o uso das novas tecnologias face ao conteúdo ministrado pelo docente na disciplina; d) Avaliar o uso dos recursos computacionais no processo ensino-aprendizagem do discente. A pesquisa é um estudo de caso, com caráter de pesquisa descritiva e qualiquantitativa. A coleta de dados será realizada de forma estruturada. Tem como universo e amostra uma população de professores e alunos dos cursos Técnicos Integrados e Subsequentes em Administração e Informática. Ao final desta pesquisa, espera-se como produto a criação de um manual técnico de boas práticas educacionais na utilização dos recursos computacionais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova que poderá também ser utilizado em outros campi do IFMG. Também no decorrer deste estudo, pretende-se capacitar os professores na utilização de novas tecnologias em sala de aula e nos laboratórios de informática. Sugere-se um segundo produto da pesquisa, um projeto de extensão de capacitação de professores para o uso de novas tecnologias em um ambiente escolar.

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Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)