Anotação Semântica Automática do Currículo Lattes Utilizando Linked Open Data

WALISON DIAS DA SILVA

Resumo


A Internet possui documentos de todo tipo que pode ser acessada de qualquer lugar e momento. O conteúdo Web possui uma formatação HTML, desenvolvida especificamente para os seres humanos analisarem. Os sistemas de busca tradicionais são imprecisos na recuperação de informações. O governo utiliza e disponibiliza documentos na Web para que os cidadãos e seus próprios setores organizacionais os utilizem, com isso é importante a existência de ferramentas que apoiem na tarefa da recuperação desses documentos. Como exemplo, podemos citar a Plataforma de Currículos Lattes administrada pelo Cnpq.

A Web semântica possui a finalidade de melhorar e solucionar a questão da recuperação das informações, em que as informações é atribuída seus significados, permitindo que tanto as pessoas quanto as máquinas possam compreender o significado de uma informação. Com a ausência da semântica em nossos documentos da Internet, temos que principalmente os resultados das pesquisas tornam-se menos eficazes, com informações desencontradas e ambíguas.

Diante da importância da Plataforma Lattes na sociedade, esse trabalho propõe como objetivo um arcabouço com os conceitos da Web Semântica para anotar automaticamente o Currículo Lattes por meio das ligações de bases abertas. O problema da pesquisa está baseado em saber quais são os conceitos associados à Web Semântica que podem contribuir para a Anotação Semântica Automática do Currículo Lattes utilizando o Linked Open Data?

Assim através de uma Revisão Sistemática da Literatura o trabalho apresenta conceitos, ferramentas, tecnologias que serão necessárias para o desenvolvimento do framework.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)