UTILIZAÇÃO DO DESIGN INSTRUCIONAL EM CURSO EAD: Análise do Ambiente Virtual de Aprendizagem de curso técnico à distância de uma instituição pública de ensino

Daniela Pereira de Moura Amarante

Resumo


A disseminação do uso da tecnologia de informação e comunicação, associada à necessidade de formação dos indivíduos da sociedade do conhecimento, vem provocando o incremento da utilização da educação a distância (EaD). A tecnologia tem permitido inovações relevantes na educação e, cada vez mais, o conteúdo digitalizado tem facilitado novas formas de ensino. Os materiais educacionais, nessa modalidade de ensino, crescentemente utilizam recursos multimídia e conteúdos digitais para complementar e até substituir os produtos tradicionais impressos. Os cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD) possuem, como especificidade, o fato de exigirem diferentes formas para materializar suas ações. Uma dessas formas é o trabalho em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), que depende da integração com algumas áreas do conhecimento para existir. Dentre essas áreas, destaca-se o design instrucional, que é a área responsável por pensar e propor metodologias e técnicas adequadas ao desenvolvimento da aprendizagem. Diante disso, essa pesquisa objetiva analisar o design instrucional de um curso a distância, buscando, no ambiente virtual de aprendizagem, elementos que contribuam para evidenciar suas potencialidades pedagógicas. Utilizando a metodologia do estudo de caso por meio de entrevistas, questionário e análise documental para coleta das informações entre a equipe da EaD e discentes, dando uma abordagem quali e quantitativa na análise e interpretação dos dados.


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