ESTUDO DOS INDICADORES DO PROGRAMA SAÚDE EM CASA E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEICOM (GERENCIADOR DE INDICADORES, COMPROMISSOS E METAS)

ADRIANO SPERANDIO DE SÁ

Resumo


A avaliação de desempenho de uma organização através do uso de indicadores qualifica e quantifica o modo como as atividades de um processo estão perante as metas estipuladas. Diante das possibilidades que a gestão de indicadores propicia, emerge o seguinte problema de pesquisa: Como a implantação de um sistema de informação pode impactar na gestão de indicadores do programa Saúde em Casa? Para responder a esta questão, essa dissertação avaliou de forma quantitativa, com o uso de modelos lineares de efeitos mistos, os dados de um software de gestão de metas e indicadores, denominado Geicom, em uso na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Como objetivo, este trabalho pretendeu avaliar os indicadores do programa Saúde em Casa após a implantação de um software de gestão de indicadores (Geicom). A pesquisa mostrou, através da análise da variação do intercepto e da inclinação, segundo modelo proposto por Fitzmaurice, Laird e Ware (2011), que os 
indicadores do Programa Saúde em Casa tiveram melhora nos anos avaliados pelo software Geicom. Como proposta de estudos futuros, sugere-se a aplicação do modelo proposto neste projeto de pesquisa em outros programas presentes na SES/MG.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)