Características de utilização de Software as a Service: Um estudo sobre as operadoras de planos de saúde

MARCUS VINÍCIUS TAVARES SUCUPIRA

Resumo


Objetivo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com o mercado de operadoras de planos de saúde (OPS), para analisar os fatores motivadores e inibidores de uso de sistemas no modelo SaaS.

Contexto. O atual cenário das empresas OPS consiste em um constante aumento nas despesas operacionais em detrimento as receitas, que crescem em um ritmo mais lento. Este fato pode ser justificado por dois fatores principais: (i) as exigências da regulação impostas ao setor de saúde suplementar a partir da criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no ano 2000; e (ii) ao aumento da utilização e do custo dos procedimentos médico-hospitalares decorrentes do envelhecimento populacional.

Justificativa. Considerando o contexto apresentado, acredita-se que o uso racional de sistemas de informação, principalmente com o paradigma da computação em nuvem, e mais especificamente com a adoção de SaaS (Software as a Service, que é um modelo de disponibilização de sistemas computacionais na nuvem), pode ser um caminho para as operadoras de plano de saúde otimizarem os seus orçamentos em tecnologia.

Problema de pesquisa. Analisar os fatores motivadores e inibidores de uso de sistemas no modelo SaaS em operadoras de planos de saúde.

Metodologia. A metodologia utilizada nesta dissertação foi a aplicação de um survey para analisar os fatores de influência na adoção de tecnologia SaaS, com base no modelo de aceitação de tecnologia Technology Acceptance Model (TAM).

Resultados esperados. Os resultados esperados nesta dissertação foram o levantamento, a partir da análise da literatura pesquisada, dos fatores de influência sobre a uti- lização de tecnologia SaaS nas organizações, e, por meio da aplicação do survey, o levantamento dos fatores motivadores e inibidores da adoção da tecnologia SaaS no mercado de Operadoras de Planos de Saúde. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)