UMA FERRAMENTA DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS ABERTOS COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA FEDERAL

ALEX SANDER MIRANDA LOBO

Resumo


Cada vez mais, as tecnologias estão presentes no cotidiano das pessoas, permitindo que a maioria delas tenha acesso à informação. Com isso, as instituições de ensino tentam acompanhar esta evolução nas mudanças tecnológicas, porém sem sucesso. Uma forma da utilização da tecnologia em sala de aula seria o uso de Dados Abertos (Open Data). Diante desse cenário, foi proposto o uso de uma ferramenta de visualização de Dados Abertos no processo de ensino e aprendizagem em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio na disciplina de Geografia, para verificar como essa ferramenta influenciaria esse processo. Para atingir o objetivo do trabalho, foi realizada uma pesquisa preponderantemente qualitativa com natureza descritiva, com referencial teórico baseado na aprendizagem significativa e no uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Foram realizadas uma entrevista inicial junto ao professor da disciplina e a aplicação de questionários junto à professora e aos alunos do terceiro ano, após o uso da aplicação de visualização de dados abertos, e por fim, foi aplicado um teste avaliativo entre turmas que usaram a aplicação e turmas que não usaram. Na análise dos resultados, concluiu-se que a aplicação trouxe vários aspectos positivos no processo de ensino e aprendizagem, como uma atenção maior por parte dos alunos em relação ao conteúdo, uma motivação a mais no processo de ensino e aprendizagem, tendo apresentado aspectos relacionados à aprendizagem significativa e tendo mostrado que os alunos que fizeram o uso da aplicação tiveram um melhor desempenho em relação aos que não fizeram o uso da mesma no conteúdo proposto na disciplina.


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