A TV UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDOS DE CASOS MÚLTIPLOS DAS TVS UNIVERSITÁRIAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Área de concentração GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CONHECIMEN

ANA PAULA DAMASCENO TORRES, ANA PAULA DAMASCENO TORRES

Resumo


Para as Instituições de Ensino Superior, a TV Universitária apresenta-se como uma possibilidade, por ser uma das principais ferramentas de Gestão da Informação, ao dialogar com professores, alunos, comunidade do entorno e colaboradores das IES.
A partir da fundamentação teórica de Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, TV Universitária, Comunicação e Mídia, e através da realização de pesquisa de campo composta por aplicação de questionário e entrevistas, este projeto irá buscar se amparar em grande número de informações para realização de uma pesquisa qualitativa, capaz de produzir conteúdo de referência e reflexão para Instituições de Ensino Superior, afim de que compreendam a importância das TV´s Universitárias para a Gestão do Conhecimento nas IES.
Esta pesquisa tem por objetivo traçar o perfil de um grupo de TVs universitárias do Brasil afiliadas à ABTU (Associação Brasileira de TVs Universitárias) e analisar as possibilidades de utilização do conteúdo produzido por estas mídias para o suporte à Gestão do Conhecimento das Instituições de Ensino Superior.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVARENGA, Rivadávia Corrêa. Gestão do Conhecimento em Organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. Dissertação de doutorado UFMG (2005).

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão Estratégica do Conhecimento. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2004. Notas de aula.

NEVES, Roberto de Castro. Comunicação empresarial integrada. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003.

CHOO, Chun Wei. A Organização do Conhecimento. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2003

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)