O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

LUCIANE BARBOSA CASTILHO

Resumo


Os processos educacionais, utilizados hoje nas escolas, não são suficientes às condições de aprendizagem da sociedade, a qual possui a necessidade de independência na busca de informações e construção do conhecimento. Este requisito de mudança se dá pelas rápidas transformações tecnológicas a que está submetido o homem moderno. Não podemos mais pensar em ensinar, como na forma tradicional, sem correr o risco de se estar desatualizado e oferecer recursos, técnicas que já não funcionam. Este trabalho tem por objetivo analisar o uso das tecnologias de informação e comunicação pelo professor e aluno com foco no ensino e aprendizagem no ensino superior brasileiro. Esta pesquisa possui quatro objetivos específicos sendo eles: a) Identificar o uso da TIC entre os professores e alunos, b) Identificar o grau de interesse dos professores e alunos no uso de TIC no processo de ensino e aprendizagem, c) Comparar o uso de TIC em universidade pública e privada, d) Identificar o perfil de aprendizagem do aluno. A pesquisa é quantitativa e descritiva. A coleta de dados será realizada de forma estruturada pela internet, utilizando e-survey. Tem como universo e amostra uma população escolhida por conveniência do pesquisador, considerando jovens universitários e também professores independentes do sexo e também independente do período em que estejam cursando e/o que os professores estejam ministrando aulas. Espera-se que os resultados obtidos sejam motivos para novas publicações, produzir informações sobre o ganho do uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino superior.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)