Características da adoção de software de código aberto: Um estudo sobre o setor de tecnologia da informação de Minas Gerais

LUCIANA GUIMARÃES CARVALHO

Resumo


Apesar da crescente importância estratégica das tecnologias envolvendo software de código aberto (SCA), as empresas enfrentam dificuldades e desafios no desenvolvimento de estratégias para adoção de uma nova tecnologia. São diversos fatores que devem ser tratados. O uso de SCA é realidade nas empresas de tecnologia da informação, porém há pouca pesquisa acadêmica que aborda esse assunto. O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto dos fatores nas formas de adoção de SCA e nos modelos de negócio praticados pelas empresas. O arcabouço Tecnologia, Organização e Ambiente (TOE-Technology, Organization and Environment) foi utilizado na elaboração de um modelo para estudar a influência dos fatores (Tecnológicos, Organizacionais e Ambientais) considerados pelas empresas de TI de Minas Gerais na adoção de SCA, especificamente na forma de adoção e modelo de negócio. A coleta dos dados foi feita por questionário, aplicado como survey eletrônico junto aos profissionais de empresas de TI em Minas Gerais. O modelo proposto para determinar a influência dos fatores na forma de adoção de SCA e no modelo de negócio praticado pelas empresas de TI foi avaliado com auxílio da modelagem de equações estruturais. O resultado indicou que os três grupos de fatores exercem influência significativa na forma de adoção, sendo que os organizacionais e tecnológicos apresentaram maior efeito. Para os modelos de negócio, somente os fatores ambientais apresentaram influência. O fator tecnológico apontado como maior influenciador foi “Redução de custos de hardware e software com a implantação da tecnologia”. Já entre os fatores organizacionais, o maior influenciador foi “Flexibilidade da atual infraestrutura de TI”. Por fim, entre os fatores ambientais o item que exerce maior influência foi “Relatos de histórias de sucesso do uso da tecnologia”. No cenário das empresas de TI de MG, verificou-se a adoção de SCA para o desenvolvimento de softwares, seja pelo uso de componentes de SCA em produtos de software ou pelo uso de ferramentas de desenvolvimento que são SCA.


Texto completo:

PDF

Referências


CHAU, P. Y.; TAM, K. Y. Factors affecting the adoption of open systems: an exploratory study. MIS Quarterly, v. 21, n. 1, p. 1–24, 1997.

CHAU, P. Y.; TAM, K. Y. Factors affecting the adoption of open systems: an exploratory study. MIS Quarterly, v. 21, n. 1, p. 1–24, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)